quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Viagens pelo Mundo Fora!


(em construção...)


Kit do Viajante
Antes de partilhar convosco alguns dos sítios que conheço, recomendar-vos o melhor e alertar-vos para o pior, não há nada mais importante do que elaborar uma pequena lista de artefactos simplesmente imprescindíveis em qualquer viagem. Não falo daquelas coisas óbvias, como cuecas, meias e afins. Só daquelas que normalmente ficam para trás... Só para evitar aquela sensação de... "uhm, acho que me esqueci de alguma coisa...", rapidamente seguida de "bolas, eu sabia que me faltava qualquer coisa!".
Eis a Lista: (em construção)
1. Guia Turístico - dica: há bibliotecas que os alugam ou emprestam. Não precisam de andar a comprar guias de todo o mundo... e também os há on-line; estes até se podem descarregar (total ou parcialmente). Exemplo: Schmap;

2. Notebook e Caneta;

3. Medicamentos (nem sempre é fácil encontrar uma farmácia e nem sempre o "farmacêutico" percebe inglês e podem acabar, como eu, a explicar uma diarreia por gestos e sons. Não é bonito). Aconselho Immodium, um anti-gripal e pastilhas para a garganta;

4. Venda para Olhos (aproveitar as noites para fazer viagens de combóio, barco, ou até avião é bastante inteligente... mas não dormir por causa da luz, nem por isso!)

5. Almofada Insuflável (para não acordarem dessas viagens nocturnas com a sensação que deslocaram qualquer coisa);

6. Porta Passaporte (tenho sempre algum pânico de perder o passaporte... é que já perdi telemóveis, cartões de crédito... mas o passaporte NUNCA!)

7. Canivete Suiço (ou não fosse uma das melhores invenções do Homem. Com um destes, qualquer um de nós pode ser o MacGyver);

8. Lanterna para cabeça (especialmente se vão escalar, ou para o deserto. É óptimo para não serem atropelados por camelos. Com a vantagem de terem as mãos livres para o que der e vier);

9. Chapéu de Chuva ou Impermeável (eu prefiro o impermeável, mas gostos não se discutem... passear ensopado é que é chato)

10. Chapéu (ou lenço para a cabeça);

11. Mochila 2 em 1 (para quem gosta de fotografar, aconselho a compra de uma mochila que acomode perfeitamente a sua máquina, mas que tenha espaço para a garrafa de água, um livro, o guia e pequenos objectos, por exemplo, o canivete suiço);

12. Protector Solar;



13. Óculos de Sol (sempre!!!)

14. Carregador do telemóvel (já ninguém sobrevive sem telemóvel, pois não);

15. Casaco Quente (mesmo que o destino seja o deseto... à noite faz frio que dói!);

16. Boa Música (para os momentos de relax e para as deslocações);

17. Bom livro (para evitar as secas das esperas: espera pelo avião, espera para vagarem o quarto...)

18. Ear Plugs, ou em português, tampões. Para dormir bem nas viagens;

19. Cadeado para as malas... não vá um tratante querer vasculhar os nossos pertences;

20. Pacote de Lenços. Parece-me óbvia a panóplia de utilidades deste item.



Agora sim, os destinos!
Eis onde vos posso ajudar (basta clicar) (em construção):


América

- México
- Cuba
- Brasil

Europa

-- Portugal
      - Monsanto
- Espanha
- França
- Bélgica
- Luxemburgo
- Holanda
- Itália
      - Milão
- Lituânia
- Letónia
- Estónia
- Finlândia
-- Reino Unido
      - Inglaterra
      - Escócia
- Irlanda
   

África

- Egipto
- Marrocos
- Angola
- Dubai


BM

4 comentários:

Ana disse...

Queria acrescentar alguns items que me parecem importantes:

- cadeado (algumas pousadas ou hostels fornecem cacifos, mas tens de ter o teu próprio cadeado)

- ear plugs (ainda que a mim me faça um pouco de confusão "desligar" um sentido, isolar o som pode ser importante quando se dorme em camaratas com muita gente, em zonas muito barulhentas ou em transportes com crianças aos berros)

Óptimo post!

Bruno Martins disse...

Obrigado pela sugestão.

É pena não ter mais tempo para me dedicar a viajar, a escrever sobre viajar, a tirar fotografias a viajar e etc e tal.

Boas viagens!

BM

Andrea Santos disse...

Isto é fixe, mas não está muito à vista. Sim, está no topo da página, mas escapa porque não está muito apelativo...

Boas ideias ;)

Podias tb pôr aí um pacote de lenços, porque as folhas de Moleskine são duras, não são absorventes e podem ser mais úteis para escrever.

Se fosse eu, sabes bem o que escreveria mais, não sabes?! lol
bj

Bruno Martins disse...

Andrea, näo está muito exposto,porque está mto incompleto ainda. Quero muito escrever sobre as minhas viagens, mas sempre que penso que o trb vai abrandar surge mais qq coisa... Quando o mestrado tiver mais orientado, comeÇo pela Tunísia.
Boas sugestöes!
Bjs
BM