terça-feira, 4 de novembro de 2008

Eleições EUA 2008



Pronto, uns dias atrasado, mas é oficial:
A América elegeu o seu 44º Presidente.

Muitos fazem alarido por ser o primeiro Presidente Negro e por reflectir o sonho Americano.
Cá para mim o sr podia ser amarelo, verde ou até cor de rosa! O que me interessa é que seja um bom Presidente!!
Justo.
Honesto.
Humanista.
Reformista.

Estou convencido que ele vai tentar!

E tem já uma oportunidade para mostrar aos Americanos e ao Mundo, a sua real postura:

O Presidente Russo Dimitry Medvedev expressou logo no dia a seguir à eleição de Obama a sua esperança numa política de ruptura com o passado e numa reaproximação dos dois países.
Em teoria não me parece nada mal, pelo contrário.

Mas, na mesma declaração, Medvedev criticou fortemente o plano belicista norte-americano de instalar um reduto do seu sistema de defesa antimísseis na Europa e afirmou que, se tal avançar, Moscovo irá responderá ao plano, alinhando mísseis na sua base em Kaliningrado.

E é assim, caro Obama, que tens a primeira oportunidade para mostrares o que vales e se tens mesmo ideias progressitas, reformadoras e pacifistas.

Cá estamos para ver.

Ah! e não te esqueças:

Yes, now YOU really can!

BM (5/11/2008)


1h50: A coisa parece estar a compor-se.
Obama lidera no Ohio!
Bom pronúncio.


00h20 - De momento, McCain leva vantagem no total nacional (51% contra 47%). Refira-se que há apenas dois estados onde o vencedor já é conhecido: o Vermont (Obama) e o Kentucky (McCain).

23h55 - A Associated Press avança que Obama lidera com 51% contra 48% de McCain depois de contadas as primeiras dezenas de milhares de votos a nível nacional.

(fonte: SOL)

Tal como eu previa, a coisa não vai ser fácil.
Espero que a coisa ainda se componha.



É hoje!

Qual deles vai ser o próximo com a mania que é dono do Mundo?
Ai desculpem, Presidente dos Estados Unidos da América...

Acreditam mesmo que um Democrata (leia-se do "Partido Democrata") terá a coragem suficiente para fazer uma real e siginificativa mudança?

Yes, they can! But...

They really want it?


A verdade é que entre um e outro, espero que ganhe o menos prepotente, o menos belicoso e um pouco mais humanista, isto é, o Barak Obama.
Mas sinceramente não espero uma grande política de ruptura relativamente àquilo que aquele país está habituado a representar no Mundo.
Com um com ou outro, vão continuar a tentar mandar em tudo e em todos e a ingerirem-se na vida dos outros povos.
Mas acredito que, para os Americanos, Barak Obama será uma melhor opção.
Pode ser que com ele, a "maior democracia do Mundo" passe a ter aquelas coisas fúteis e pouco importantes como a Saúde ou Educação como direitos universais e não só para quem pode pagar ou quem tem músculos suficientes para jogar Futebol Americano.

O que acham?

Pelos vistos, as primeiras projecções pós votação começam a sair por volta das nossas 24h.

BM

7 comentários:

Andrea Santos disse...

Espero que qualquer coisa melhore com o Obama, mas não acredito que seja muito. acho q estas a pedir demais! que mania esta!!! que povo mal comportado! Queres saúde? Paga! Não podes pagar?! é selecção artificial! (sim, pk não ter direito à saúde não é, de todo, natural!) lol
Já agora, os prmeiros resultados foram antecipados para as 23h de Portugal.

Bruno Martins disse...

mas já são 23h e ainda não vi nada.

BM

Ana disse...

Bem,concordo contigo. Não deixa de ser importante para o undo, pelo menos enquanto deixarmos ser eles a mandar. Só discordo de uma pequena coisa: a forma correcta, parece-me, é Do they really want it?.

Bruno Martins disse...

Sim, fica mais correcto.
A minha é calão.

"23h34 - Segundo a BBC, os republicanos estão mesmo a preparar-se para a festa, com t-shirts comemorativas da dupla McCain-Palin a vender bem a 15 dólares cada. Será um bom investimento?"

Assim escreve o Sol.

ui ui

BM

Carol disse...

Estou impressionada como é primitivo o voto lá. Nós aqui no Brasil tão tupiniquins e temos uma eleiçao completamente eletronica, o resultado sai depois de 3 ou 4 horas do fim da votaçao. Em um programa aqui na tv brasileira um comediante disse o seguinte "O povo americano vai escolher quem vai governar o Brasil nos próximos 4 anos". O mais triste é que essa é a pura verdade. Obrigada pela força, um grande beijo.

Andrea Santos disse...

Olha, ganhou o Obama!!!!

Bruno Martins disse...

Pois, parece que sim.

Deitei-me eram 3h da manhã, mas já sabia da novidade.

Pois, parece-me que para o mundo as diferenças não vão ser assim tão significativas quanto gostaríamos, mas, por outro lado, parece-me que a nível interno a coisa promete.

A ver vamos.

Bisou.
BM