domingo, 9 de novembro de 2008

Natal: não deixes que se torne SÓ comercial!

Caríssimos,

Vamos entrar em força na época Natalícia.

Vai ser vê-los a anunciar tudo e umas botas, milhares de reclames a bonecas que fazem o pino, cantam e fazem trinta por uma linha, a electrodomésticos que cozinham e limpam sozinhos, que mudam lâmpadas e consertam pequenos problemas, etc. Raios partam isto tudo se a maioria não é uma grande treta.

Revolta-me o apelo brutal ao materialismo. Lavam o cérebro às nossas crianças (e aos graúdos também, verdade seja dita), que se convencem que precisam mesmo daquela boneca (ou daquela jóia, ou daquele carro descapotável) para serem felizes.

Enfim. Nos escombros do consumo desenfreado dos que ainda vão escapando à crise, vivem aqueles que do Natal só conhecem o nome.

E se é verdade que pode parecer um pouco hipócrita desatar a ajudar os coitadinhos na altura do Natal, só para podermos "gozar" o nosso próprio Natal sem remorsos, a verdade é que não aproveitar esta época, em que todos estamos mais despertos para as desigualdades, seria um pouco idiota.
Idiota porque todos aqueles que trabalham o ano inteiro nestas causas, e eu posso incluir-me orgulhosamente nesse grupo, sabem o quão difícil é conseguir apoios no resto do ano. Então temos mais é de arregaçar as mangas agora e toca de mobilizarmos todos em volta dos problemas que conhecemos; e, que catano, são mais que as mães.

Em boa verdade lembrei-me de vos falar disto agora porque li no blogue da minha amiga Ana um artigo sobre acções de solidariedade que se vão desnvolver nestas semanas.
Aconselho vivamente a sua consulta.
Uma das quais podem consultar aqui, no meu cantinho - o movimento pijaminha. Já viram? Não? Então façam o favor de ver.
Ah bom.

Outras alternativas podem ser encontradas no blogue da Ana. Mas não só.
No blogue da minha também amiga Andrea, há passatempos e leilões, para ajudar, desta feita, os nossos irmãos de quatro patas (e não só). Leitura obrigatória.

Para além disso, desenvolvemos também as nossa próprias actividades de solidariedade e organização voluntária. Falo-vos, claro está, da Caneças solidária.
Outra coisa: parece que os CTT também se vão associar à causa maior da luta contra a pobreza. Pelo que sei, vão enviar folhetos a explicar o projecto deles, de maneira a podermos ajudar com pouco esforço. Fiquem atentos!

Espero que todos compreendamos a nossa responsabilidade colectiva.
A união faz a força, e juntos podemos mudar qualquer coisa.


E tu, vais ficar de pantufinha no sofá?
(Lembra-te que o episódio da novela vem todinho dissecado na Maria da semana anterior. Perder um episódio não é grave. Uhm... e perder o Sporting-Porto deste domingo também não. O Sporting vai ganhar, vai ser campeão de Natal, mas no fim o Porto arrecada o título. Não é sempre assim?)


Sinceramente,
BM

8 comentários:

Andrea Santos disse...

Boa;) o artigo está bom, mas a imagem. uff! forte!

Já agora, deixo já o apelo para visitarem a Feira de Natal da SOS Animal que vai decorrer em Belém no primeiro fim-de-semana de Dezembro. visita www.adoptaumamigo.blogspot.com para saberes os desenvolvimentos da iniciativa
Ahn... notícias em primeira mão!
bjs

Ana disse...

Conxordo plenamente, mas queria deixar aqui um alerta.

O e-mail que anda a circular sobre os CTT e podermos realizar os sonho e uma criança respondendo à sua carta ao Pai Natal não é português. É brasileiro, e se se dirigir a qualquer posto dos CTT o que vos vão responder é que á uma aldrabisse, mais spam, que nunca ouviram falar. Não é aldrabisse, apenas é do outro lado do Atlântico.

Bruno Martins disse...

Bom, uma vez que o Porto ganhou e afastou o Sporting da taça, pode querer dizer que afinal ainda haja esperança para o sporting no campeonato.
hihihi

BM

Anónimo disse...

O sporting o q???? Isso é de andares a pensar em estrelas de electrões a mais, baralhou-te o sistema AHAHAH!!!
Agora a sério, porque o post assim o exige: eu sou uma fã incondicional do Natal (hás-de dar por isso daqui a umas semanas qdo puser uma arvore de natal no meio da sala tecnica) mas adoro o natal pelo significado em sim, e n pela troca desenfreada de prendas, até pq na noite natal sou sp invadida por uma tristeza profunda, chego mm a chorar, pk me lembro de mta gente e animais que passam a noite ao relento. Pronto ja estou com o nozinho na garganta... Bjokas, JC.

Bruno Martins disse...

Querida Srª das Bolas:

PrimeiroS: favor não tecer comentários que, indirectamente, injuriam o grandioso clube verdusco.
Acho que isso te vale uma valente bolinha roxa.

SegundoS: as estrelas em causa são de neutrões, tá? (Pimbas, já comesteSSS).

TerceiroS: o quê? árvore de Natal onde? como é suposto manipularmos o nosso material com tal objecto no meio da sala? Acho que vão haver acidentes! Como tu estás lá encafuada no "vosso, só vosso e eternamente vosso" mini-laboratório (até são um sector independente... puufff)estás protegida, né?
Mas deixa que nós somos mais e fazemo-vos a folha!

Ou não. Quer seja por medo de levar bolinha roxa, quer seja por medo do teu abrir de olhos avassalador.

Acho que o HT vai ter uma palavra interessante a dizer sobre isto!

Cá estamos para assistir.

Qto ao resto: eu não sou propriamente fã do Natal, como sabes. Mas compreendo o que dizes.

Grande bisou.
BM

Anónimo disse...

Caro BM:
Nem sei por onde começar, com tanto disparate junto.
1º O único grandioso em Portugal é o SLB e mais nenhum, ponto.
2º Quem dá bolinhas roxas sou eu e mais ng. Daí Srª das bolas.
3º A arvore vai ficar no meio da sala sim senhor. Contornam-a!
4º Quem faz a folha a quem???? AHAH!!
5º Mas pq é q vcs usam sp o HT como bengala??
6º Mas q conversa é esta de usarem o meu hi5 para tecerem "elogios" uns com os outros??

Bjokas, hj uma Sra. das Bolas mt ditadora, mas com motivo. Acabei de sair da reunião para a auditoria.

Bruno Martins disse...

Caríssima Srª das Bolas:

Bom... estava a preparar-me para te responder à letra, mas... se acabas de sair de uma reunião de preparação de auditoria, mereces todo o meu respeito, admiração e louvor.

Salvé Srª das Bolas!



BM

Anónimo disse...

Já repararam que HT é parecido com NT? Acham que é uma coincidência? Não me parece...