quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Cultura de Pedra

Edição de Dezembro

Recuperação do Jardim da Infância, em Caneças

Antes:

     

Depois:


  




As obras, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Caneças, acabaram recentemente e, como tinha prometido, eis-me aqui, no último dia do ano, a dar-vos conta de mais esta importante obra na minha freguesia.
Para quem cá cresceu, é óbvia a importância do Jardim da Infância; para quem não conhece, posso dizer-vos que foi onde passei algum do meu tempo de brincadeiras, enquanto canecence júnior. Eu e milhares de outras crianças.
O Jardim, porém, começava a acusar o passar dos anos, tal como nós, que nele fomos crescendo e também o emblemático Chafariz, vítima de vandalizações urbanas,  ou mesmo a própria vedação, repleta de mensagens da geração da lata de spray.
Foi em boa hora que a Junta de Freguesia pôs mãos à obra e recuperou este verdadeiro ícone da cultura popular saloia.

Agora sim, até para o ano, que trará, certamente, tantos ou mais e melhores motivos de artigos da freguesia, do País e do Mundo (já pareço o outro do Jornal da SIC, lol).

Ver edições anteriores.

BM

Dia 31 não é só dia de Véspera de Ano Novo...


... é também dia de saber que este amigo já foi encontrado e está de volta aos seus donos!

... e é dia de Parabenizar a Ana Monteiro pelos seus 24 aninhos.
Felicidades.



Trakkai, Lituânia

BM

Folia num dia, luta todo o ano!



Desejo a todos os meus amigos, leitores e visitantes fortuitos, uma excelente passagem de ano.
Que a festa seja rija, com tudo a que temos direito!

Espero realmente que as nossas condições de vida não se agravem no novo ano que aí vem.

Espero mais justiça social.

Melhores Salários para todos.

Uma escola pública, gratuita e de qualidade.

Um serviço Nacional de Saúde Universal e Integral.

Utopia? Nop. Não acho. Está nas nossas mãos construir uma sociedade com estes pilares.

Esta será parte da minha luta em 2009.

Quanto à Folia, para mim, será em Sesimbra:



Onde assistirei ao grandioso espectáculo pirotécnico e subaquático baseado na Lenda das Mouras Encantadas das Cisternas do Castelo de Sesimbra e a história do pescador Vicente que luta contra a sedução das malucas das Mouras, para ficar com a sua amada, Laurinda.
(organizado pela Câmara Municipal de Sesimbra - mais pormenores aqui)

Não é bonito??

Grande moca que vai ser.

BM

sábado, 27 de dezembro de 2008

2009: Ano Internacional da Astronomia




2009 será o Ano Internacional da Astronomia, proclamado pela Organização das Nações Unidas

Todos os amantes da Astronomia têm aqui uma possibilidade de saber um pouco mais sobre o nosso Universo.

Em Portugal, a iniciativa será coordenada pela Sociedade Portuguesa de Astronomia.

Podes ver mais pormenores aqui.
 



Mal posso esperar.
BM

Amália - o Filme



Amália Rodrigues é, talvez, a figura mais controversa do panorama musical português.
Detentora de uma poderosa voz, suscitava ora amores, ora ódios de várias ordens.
Os amantes de Fado dividem-se sobre a afirmação que a Amália foi e é a melhor voz deste nostálgico sentimento português.
O que ninguém pode negar, naturalmente, é que Amália foi um grande ícone da cultura portuguesa além fronteiras.
Alguns não conseguem dissociá-la do Estado Novo só porque ela não tomu uma posição frontal contra o regime... outros não conseguem dissociá-la do sentimento revolucionário e do Partido Comunista Português, só porque se dava com importantes militantes da palavra Comunista, como Natália Correia ou José Carlos Ary dos Santos.
Afinal, o que se passava naquela cabeça?
Parece que nada mais do que tristeza.

O filme, que vi neste fim de semana no recente (sensivelmente) centro comercial Allegro (mais um, mais do mesmo, sem qualquer charme... já para não falar do Starbucks... "cria fama e deita-te a dormir" diria o povo; perdoem-me os amantes do conceito, mas que fraquinho que está... pequeno e caro! Aqui a Flor de Caneças parece-me uma opção bem melhor! :) ) revela uma pesquisa profunda e uma realização cuidada, o que resultou numa excelente produção cinematográfica.
Colocando de parte o gosto, ou não, pelo Fado, a admiração, ou não, por Amália Rodrigues, consegue vislumbrar-se um filme bem feito, inquietante e ao nível mundial.

Mais uma excelente alternativa para difundir a língua e a cultura portuguesa pelo mundo fora: são já 22 os países onde o filme está em cartaz nos cinemas.
Impressionante, não?

Aconselho-vos a ir ver este filme, desprovidos de preconceito. Terão uma agradável surpresa.

Só a título de curiosidade: sabiam que Amália cantou um interessante Fado sobre as Lavadeiras de Caneças? Infelizmente não posso colocar aqui o vídeo de Amália a cantar esse Fado no Olympia em Paris, mas poderão vê-lo aqui.


BM

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Entro em 2009 em luta por uma vida melhor! E tu?


São os votos deste vosso amigo, que não se conforma com injustiças e que está pronto para arregaçar as mangas e partir para a construção de uma sociedade melhor.


Grande abraço,
BM

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Últimas prendas de Natal por comprar??

Eis aqui a tua grande oportunidade!



O Projecto Távola Redonda (www.projectotavolaredonda.blogspot.com /  http://tavolaredonda.programaescolhas.pt) organizou uma interessante Feira de Natal  que se vai realizar nos próximos dias 19, 20 e 21, na Casa da Cultura em Caneças.

Nesta feira poderão comprar Artesanato e Livros da Editorial Presença.

Mesmo fixe para aquelas últimas prendas que não conseguimos encontrar em lado nenhum!!!

Nesta feira poderás ainda assitir ao Concerto de Jazz/Bossa Nova, com os Bossa Lusa, no Sábado, dia 20 pelas 21:30, na Casa da Cultura.

Parte dos lucros reverterão para o trabalho a desenvolver pelo Projecto Távola Redonda, com os jovens de Caneças.

Não me digas que não ficaste com vontade de vir ter connosco...

Até lá!   :)

BM

Caneças Solidária foi...

70 Voluntários



36 Turnos



12 Locais de Recolha



Trabalho de Equipa 



   
 

Convívio



e... Resultados!



130 kg de Roupa

200 Brinquedos

70 Livros

3 500 kg de alimentos





Mais uma vez se prova que a Unidade Faz a Força.
Só um grande colectivo de forças e vontades conseguiria levar a cabo esta grandiosa campanha.
Obrigado a todos os voluntários, aos supermercados aderentes e, não menos importante, a todas as pessoas que não foram indiferentes ao desafio lançado pelos voluntários à porta dos locais de recolha e contribuiram com o que a sua carteira deixou.

Estamos seguros que foi uma enorme ajuda para que as crianças do Padre Abel e as famílias carenciadas de Caneças tenham um melhor Natal e novo alento para lutarem pelo seu futuro, para que cada vez menos seja necessário organizarmos iniciativas destas.

Não porque dá trabalho. Não porque ficámos fartos.

Mas sim porque significaria que essas famílias e essas crianças conseguiram dar a volta por cima e serem senhores da sua vida.

Decerto muitos conseguirão.

E nós sentiremos a alegria de os ter ajudado.

BM

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Caneças Solidária

É Já neste fim de semana!!

Nos dias 13 e 14 de Dez, dezenas de voluntários irão estar em várias superfícies comerciais, da freguesia e não só, a recolher contributos solidários que vão reverter a favor das crianças da Obra do Padre Abel e das famílias carenciadas da freguesia.

Nestas superfícies iremos recolher produtos alimentares e de higiene. Mas, durante os mesmos dias, podes passar na Casa da Cultura de Caneças e deixar todo o tipo de contributos: alimentos, produtos de higiene, roupa em bom estado mas que já não te serve, brinquedos, livros... tudo o que já não usas pode ser útil para o conforto e/ou educação de uma criança.

Aquilo que não queremos ou a que não damos valor é, por vezes, o bem essencial de outra pessoa.

Com esta filosofia em mente, fazemos esta iniciativa desde de 1998. É verdade. Estamos a comemorar 10 anos de intervenção e queremos que esta data seja realmente um verdadeiro marco, ultrapassando todos os nossos records. Quem fica a ganhar é quem mais precisa.

Se não podes ser voluntário nesta causa maior, passa, pelo menos, num dos pontos de recolha e tenta contribuir com o que puderes. Aqui vale a sabedoria popular que diz "Quem dá o que tem, a mais não é obrigado". Quem somos nós para contrariar o povo? :) Todos os pequenos contributos, dão uma ENORME soma de vontades, que se reflecte no aliviar das dificuldades de quem não tem ferramentas para garantir o seu pão de cada dia.

Dir-me-ão aqueles que, como eu, não acreditam em intervenções pontuais: "Então e depois? Vão continuar a viver de caridade? Vão-se acomodar?"

Bom, a resposta que continuo a repetir para mim próprio é: "Espero que não. Vou lutar para que isso não aconteça. Fazer-lhes ver que esta é uma ajuda pontual, um apoio para endireitarem as suas vidas ou o despertar de consciências nas crianças para a necessidade de batalhar pelo melhor para o seu futuro".

E estou certo de que estamos a fazer um bom trabalho.

Vais ajudar-nos?

Vê onde:


clica na imagem para veres maior.

Chamo a atenção que, por gralha, não aparece o dia 14 nas quatro primeiras superfícies comerciais; mas também nesse dia vai efectuar-se lá a recolha.

Se quiseres algo para te inspirar para a causa, deixo-te um pequeno incentivo preparado por dois colaboradores da Junta de Freguesia de Caneças, promotora da iniciativa:




BM

domingo, 7 de dezembro de 2008

Emmaüs: «Do "não presta", faz-se "o que se precisa"»

Olá a todos.

O tempo é um bandido sabido. Passa sem darmos por ele e, quando nos apercebemos, estamos a caminhar lentamente para a inevitabilidade da velhice.
Termos consciência disto é já um ponto a nosso favor, e reconhecer que estamos a deixar muita coisa para trás em nome de causas e de lutas colectivas, não nos deve acomodar a alma de solidário e guerrilheiro social, mas sim despertar-nos para a necessidade de não esquecermos quem nos ama, quem nos apoia e que, de uma maneira ou de outra, permite que possamos levar a nossa vida como mais gostamos: a trabalhar para a construção de uma sociedade mais justa e de oportunidades.

Nesta roda viva que é o trabalho comunitário, um grande movimento mundial destaca-se pela serenidade com que, diariamente, utiliza o trabalho e a camaradagem para integrar pessoas que precisam de espaço e tempo para pensarem nas suas vidas e organizar o seu futuro.

Fala-vos do Movimento Emmaüs do Abbé Pierre.

Iniciado pelo próprio em 1949, chegou a Portugal em 1983 pela "voz forte, convincente e apaixonada de Henri Le Bouriscud", anunciando as linhas básicas do movimento; "Partilha com os mais desfavorecidos e luta contra as causas da miséria."

Actualmente existem duas comunidades Emmaüs em Portugal: uma no Porto sita na Rua Lindo Vale, 193 (telef. 225509501) e outra em Caneças na Estrada do Lugar d'Além, 16 - Quinta das Lages - 1675 - 502 Caneças (telef. 219800038).

Este movimento não recebe subsídios de qualquer entidade: "Queremos ser auto-suficientes. Como trabalho principal - assim são as formigas - trazemos para a comunidade tudo o que as pessoas não querem ou não precisam. Tríamos, recuperamos e colocamos à venda nas nossas lojas, ou em feiras especiais. 
Com o resultado das vendas, vivemos dignamente, ajudamos outros e apoiamos projectos. Homens e Mulheres que trabalham, sentindo o orgulho de ganhar o pão de cada dia, em vez da esmola (...)"

Este movimento tem, porém, uma rede de voluntários que ajuda a manter viva esta chama de solidariedade.

Se quiseres também podes participar. Basta que contactes a comunidade mais próxima da tua casa.

"conforme semeares, assim colhes.

E tu, que semeaste?"



BM