terça-feira, 31 de março de 2009

Foi assim...

Resultado da sinergia quase perfeita (porque, afinal, somos todos humanos) entre a Junta de Freguesia de Caneças, a Associação de Estudantes de Caneças e um grupo de jovens, surgiu a iniciativa “Caneças Spring Sessions ' 09”, cujo objectivo último foi o de comemorar o Dia do Estudante e o Dia da Juventude.
Fruto das propostas dos jovens envolvidos, foram diversas as actividades que encheram o Largo do Coreto, nos dias 28 e 29 de Março. Desde um espectáculo de fogo que abriu a noite de sábado, passando por um encontro de Tunas Académicas, várias foram as razões que levaram centenas de pessoas a sairem de casa, contrariando o voraz frio que se fazia sentir.
O tradiconal “Passa-Calhas”, tão famoso no mundo académico, foi um dos momentos altos da iniciativa: a ESTeS La Tuna Feminina, a Tusófona e a Tuna Camoniana desfilaram pelas ruas da nossa freguesia, espalhando juventude, alegria e música, convidando, simultaneamente, os canecences a esquecerem, por momentos, a “empatada” selecção e a juntarem-se a nós nesta festa juvenil. Após a actuação das Tunas, num “after party” ao ar livre, coube ao nosso (famoso) DJ Davis inundar o Largo do Coreto com a sua música electrónica.



Domingo foi dia dos mais novos, que descarregaram a energia nos insufláveis gigantes (vá lá pais, ficam a dever-nos uma!) e da promoção da prática desportiva, primeiro a cargo dos Eclipse e depois do ginásio Rodafits, que nos trouxe várias modalidades de grupo.






Para acabar em grande, houve ainda tempo para um encontro de bandas de garagem de jovens da freguesia e não só: João Martins (que nos vai deixar brevemente para ir estudar teatro musical para Londres – força João!), “Batarda e Rocka”, “Freemind” e “The Wild com FredFox e AM” foram os artistas que preencheram a cena musical da noite.


Uma palavra de reconhecimento, pelo empenho e colaboração, à Drª Patrícia Oliveira, ao Prof. Mário Rui Carvalo, ao André Reis, à Joana Rodrigues, à Joana Dora, ao Ruben Freitas, à Fabiana Abreu, à outrora estagiária Isabel Santos e à Sofia (que na sua pessoa representa toda a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Caneças). É merecida esta distinção; foram o núcelo duro de uma organização com muitos mais jovens que eles coordenaram, com quem discutiram as melhores opções e com quem construiram algo muito maior do que a realização pessoal: um momento ímpar de camaradagem e convívio juvenil, cultura e espectáculo.
Mesmo que alguns incautos tivessem posto em causa o vosso trabalho, a verdade é que se revelaram. Excederam expectativas. E projectaram o nome de Caneças no panorama cultural português.
Aconteça o que acontecer, esta dinâmica não morre aqui!
Até sempre!

Deste vosso (jovem) amigo,

Bruno Martins

4 comentários:

Ana disse...

Infelizmente só pude estar no domingo à noite, mas gostei muito. Pena que estava um tempo de tanga, mas também se estivesse bom tempo não tinha lá estado.

Foi mais uma muito boa iniciativa!

Bruno Martins disse...

obrigado pela tua presença! no sábado. lol

Foi fixolas.

bjs,
BM

Andrea Santos disse...

Parabéns pelo evento!
Se o do ano passado foi bom, o deste deve ter sido ainda melhor!
bjs

Bruno Martins disse...

Obrigado.
Foi sim sr. Só foi pena o frio. se estivesse estado bom tempo, tinha sido bem melhor.

enfim.

bjs,
BM