quarta-feira, 11 de março de 2009

uhm?!?!?!?


Numa Nota informativa publicada pelo Gabinete de Candidatura Autárquica (ai que chique... ou não) do PSD à CM Odivelas encontramos um espelho daquilo que podemos esperar deste partido e dos seus candidatos...

Primeiro, a forma:

Erro de ortografia #1

Se calhar queriam dizer 'Autárquica', em vez de 'Autáriquica'. Bom, mas até aqui nada de grave; foi só um descuido...

Erro de sintaxe #1



Descuido, outra vez?

Erro de ortografia #2



Será que querem dizer 'crítica', em vez de 'critica'? Acho que sim.

Erro de ortografia #3



Entretanto já percebi que quem escreveu isto tem mesmo um problema em acentuar correctamente palavras em português; é 'convidá-lo', senhor.

Erro de ortografia #4



Já agora... o assesor é 'Político'!

Mas isto até podia não ser o mais grave, apesar de merecer profunda reflexão: Terão os senhores do PSD em Odivelas adoptado um novo acordo ortográfico só para eles? Ou pura e simplesmente dão erros de português com frequência?

A verdade, como dizia atrás, é que há pior que isto...

Depois da forma, o conteúdo:

Falácia #1



Que o senhor queira puxar a brasa à sua sardinha, até compreendo.
Mas esta afirmação é um bocadinho vazia, não é? E se desse exemplos, em vez de escrever que 'nada é possível'?
Pior que isso: o que significaria mudar os dois? Termos um PSD na CMO, que se diz de esquerda e um PSD no governo com Manuela Ferreira Leite, uma mulher claramente conservadora e de direita? Olhe que grande trapalhada.
Depois viria, noutro concelho qualquer, outro candidato qualquer, dizer: 'pois, isto quando uma câmara  tem responsáveis políticos do mesmo partido do governo é uma chatice'...

Se tem assim tanta experiência já devia ter percebido que isso irá sempre acontecer. O que há fazer é apresentar verdadeiras propostas de ruptura para melhorar a vida das populações; e deixe-me que lhe diga que o partido pelo qual concorre já teve, por diversas vezes, essa oportunidade. Alguma vez protegeu os trabalhadores e os pobres? Os jovens e os estudantes?
Não, pois não?

Falácia #2



Estas declarações são de ir às lágrimas. Desde quando é que o PSD é um partido de esquerda?!?! Pelos vistos desde a sua fundação. Tem graça, nunca ninguém tinha reparado.
Os seus militantes sabem disso?? Não me parece.
Esperem! Só se for por comparação. Com a miserável política de direita que o PS tem desenvolvido, o PSD até se sente um partido de esquerda. Ena, estes senhores são uns visionários. Ou então querem fazer-nos de parvos.

Falácia #3



Tem noção que a existência de mendigos e a pobreza em geral é uma questão de fundo da nossa sociedade? 
Não chega combater a consequência! Claro que é importante tirar das ruas e ajudar estas pessoas. Mas, meus senhores, o que deve ser feito é PREVENIR a causa. Caramba, é preciso ser assim tão inteligente para perceber que a pobreza é um fenómeno colectivo e que cabe ao estado proteger os seus cidadãos?
Sabem que a maioria das pessoas que vivem abaixo do limiar de pobreza, trabalham??? Pois, é verdade. Mas com os ordenados miseráveis (ah! é verdade, o PSD acha que não se deve aumentar...) e com as despesas a aumentar, quem é que consegue resistir? Com isso é que se deviam preocupar!
Faz-me lembrar, e não é que seja o seu maior fã, de Boss AC, quando diz: 'E ao indigente, arranja-lhe trabalho, em vez de mais uma sopa quente!'

Falácia #4



Desde quando é que é digno, seja em que actividade for, exaltar a postura irónica de um suposto líder? Frontalidade e objectivade dizem-vos alguma coisa? E propostas concretas?

Falácia #5



NÃO PODIA ESTAR MAIS DE ACORDO CONSIGO!!!!!

A questão, porém, é que o partido pelo qual se vai candidatar tem, ACTUALMENTE, responsabilidades de gestão na CM Odivelas, com dois vereadores eleitos do PSD com pelouros atribuídos. Se bem que, entretanto, um deles já se desvinculou da militância... (o que também merece reflexão...)

Ou seja, a actual desorientação do concelho de Odivelas deve-se muito ao Partido Socialista na CM e às suas más opções, mas não se esqueçam que grande parte dos maus projectos, das más orientações e da falta de visão, foram apoiadas pelo PSD.
Não me venham agora dizer que este PSD será, ou já é, diferente. Que só um é que manda e os outros calam-se. Olhem que os militantes talvez não gostem disso.

SÃO ESTAS AS PESSOAS QUE QUEREMOS À FRENTE DOS DESTINOS DO CONCELHO??

Uhmmm... TALVEZ NÃO!!!

Ficarei atento.

BM

5 comentários:

Ana disse...

Muito bom! Obrigada pelas gargalhadas.
Ah, e os senhores do PSD não tinham 2, tinham 3 vereadores.

Esses esquerdistas dos PSD! =)

Bruno Martins disse...

Não tens de quê. :)

Sim, é verdade. tinham e têm 3. Como a actividade deles é tão irrisória, não me parece assim tão mal diminuir-lhes o número.

Será, provavelmente, o que a população vai achar nas eleições.

BM

Andrea Santos disse...

discurso um bocadinho esquizofrénico, este...

blue disse...

Olá.
Eu não quero ser má lingua, nem tenho nada a ver com política ou partidos políticos, mas em relação a erros ortográficos qualquer pessoa pode ter um lapso. Claro que eles exageraram, no entanto no teu texto há ali uma parte que te faltou uma letrita "Já agora... o assesor é 'Político'!"
O que torna a palavra assesor irreconhecível :)
Espero que não leves a mal este pequeno reparo.

Beijinhos
blue

Bruno Martins disse...

Antes demais, bem-vinda!!!

eheheeh tens toda a razão. Tal como eu disse, descuidos acontecem!

um ou outro erro é normalíssimo qdo se escrevem grandes textos.

Torna-se grave quando é repetido...

Mas, também como referi no texto, o mais grave é o conteúdo. Deixou-me um bocado preocupado.

Mas enfim. Estarei atento.

bjs e continua por cá.

BM