terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia Europeu sem Carros, Ambiente e outros que tais

Olá uma vez mais queridos amigos da bolha.

Escrevo-vos hoje por ser um dia de suposta defesa do Ambiente. Pelo tom, já devem ter percebido que não sou grande fã.

Tudo bem que é melhor haver iniciativazecas destas, do que nada. Mas lá que é uma grande hipocrisia, lá isso é.

Então não é hipócrita que meia dúzias de países lancem campanhas destas, em que apelam às pessoas para não se deslocarem com carro próprio e utilizarem os transportes públicos (conceito que apoio a 100 %), quando são eles próprios que não dão condições às pessoas para o fazer?

Os nossos transportes públicos funcionam? Claro que não. São poucos, mal planeados, com pouca cobertura e CAROS! Se trabalharem em Lisboa e partirem de Caneças, como eu, e se tiverem a sorte de ter estacionamento gratuito no trabalho ou numa rua não paga, como eu, então vão ver que, fazendo as contas ao cêntimo, fica mais barato ir de carro. É triste. Perde o ambiente, perde a cidade que fica entupida e ganha a minha barriga. Em quilos.

Mas o pior ainda não é isso. Olha que grande lata que estes senhores têm de vir pedir esmolas em nome do ambiente, quando eles lhe arrombam o cofre forte todos os dias.

Ele é a especulação imobiliária, com prédios a crescer por tudo o que é sítio, ele é o consumo desmesurado dos recursos naturais... enfim... ah, e claro, não nos podemos esquecer que os governos que nos pedem para deixar o carro à porta, são os mesmos que apoiaram, apoiam e continuirão a apoiar actividades bélicas, ocupações de territórios e guerras pela "liberdade"... de ladroagem de petróleo, claro.

E no meio disto, acabei por me lembrar... será que Israel também pede aos Palestinianos para não andarem de carro um dia por ano?

Ah não espera, Israel é ainda mais amigo do ambiente. Estoira-lhes com os carros e com as vias de comunicação só para que esses facínoras não andem a poluir o ar dos outros. Porcalhões.

Acho importante que tenhamos preocupações ambientalistas, mas não assim, como operações de charme. É preciso ter tomates para acabar com as guerras primeiro, porque para além de se perder qualidade ambiental, perdem-se vidas.

Depois logo se pensa nos carritos.

Enfim. Sabem o que eu digo? Palestina livre JÁ!



BM

2 comentários:

Ana disse...

Concordo. Mas achei particularmente interessante as entrevistas de rua em Lisboa hoje: Dia Europeu sem carros? hoje? mas há muitos carros na rua!

De que adianta sermos uma das dezenas de cidades que particparam neste dia, se ninguém em Lisboa sabia disso?

Andrea Santos disse...

Em Lisboa, se alguém sabia deste dia, quis contrariar o pedido feito pelos "ambientalistas"... para sert sincera, eu não sabia! nunca tive tanta dificuldade em estacionar como hoje! Uma quantidade absurda de carros, que entupiam estradas e estacionamentos...num dia "Sem Carros"?! tá giro