terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"Breve Sumário da História de Deus"



... Foi a última peça de teatro a que assisti.

Em cena no Teatro Nacional Dona Maria II, este auto de Gil Vicente é encenado por Nuno Carinhas, director artístico do Teatro Nacional de São João, no Porto. 
De facto, esta é a sua primeira encenação enquanto tal.

No âmbito de uma parceria estabelecida entre os dois Teatros Nacionais, a companhia do Porto desceu até à Capital e por lá vai ficar até dia 31 deste mês. Os bilhetes são acessíveis (por 10 € consegue-se ver bem o espectáculo), por isso não há desculpa para não ir ao teatro.

Ainda por cima quando é bom. Muito bom.

Gil Vicente, mestre dos Autos como todos sabemos, tenta, nesta, contar a história da Bíblia. 

Nuno Carinhas transporta esta alegoria de Gil Vicente para um nível visual e cénico com uma força incrível. As luzes, os contrastes, as roupas, os troncos nús deles e dela, a Morte, pois claro, e um cenário simples, fazem desta peça um momento alto da cultura em Portugal.

Através das desventuras de Adão e Eva, de Abel e de tantos outros, ou passando pelos profetas como Isaias, por São João Baptista ou mesmo Cristo, sempre tentados pelas criaturas demoníacas da chamada Besta (seja ela Lúcifer, Satanás, Belzebú ou o raio que o parta), a cena desenrola-se sobre o olhar atento das alegorias do Mundo e do Tempo, que vão controlando as vidas dos pobres mortais. Que morrem e ficam prisioneiros. Até que Cristo se  sacrifica por eles e os salva. 

A História. Todos sabem isto ou aquilo. Ainda para mais com a publicação recente de Caim de Saramago... Mas ver esta história mexer ao vivo, em carne, osso, suor e gafanhotos, vale mesmo a pena.

A não perder.

"(...) Tu me sondas, Senhor, e me conheces.
Sabes quando me sento e me levanto,
de longe escrutas as menores intenções,
reconheces a minha marcha e vigias o meu sono.
Nada de mim te é estranho.
Adivinhas a palavra que se tece ainda em mim.
Estás frente do meu rosto, estás atrás das minhas costas,
e pousaste a tua mão sobre a carne do meu ombro.
-Oh, tua ciência é a mais prodigiosa. (...)

Salmo I 39

Será? 
Quem me dera saber. 

BM

1 comentário:

Andrea Santos disse...

pode ver-se a partir de 7,50€.

bjs