domingo, 10 de janeiro de 2010

workshop de Fotografia na Lx Factory



Olá a todos. Bom fim de semana.

Hoje estou contente. 

Finalmente pus-me a caminho de uma coisa que queria fazer há muito tempo: aprender a fotografar. Bem.

Optei pela orientação do Luiz de Carvalho, um fotógrafo e fotojornalista com um curriculum invejável. 

Nos estúdios da LightShot, na LX Factory, começámos por ouvir o Luiz sobre a linguagem da fotografia. Foi delicioso perceber o seu ponto de vista que, contra todos os meus prognósticos, é muito semelhante ao meu. Diz ele, e eu assino por baixo: é preciso saber a teoria, para saber o que a máquina está a fazer, para lhe darmos boas indicações... mas sem emoção, sem sentimento, sem alma, a melhor das técnicas é nada mais que... aborrecida.

Mas é bom saber a teoria por detrás do que está a acontecer. Dá-nos confiança. Segurança. Possibilita-nos contrariar o óbvio, controlar o que estamos a ver através do prolongamento dos nossos olhos. 

Depois da pequena apresentação da linguagem fotográfica (já tinha saudades de me sentir envolvido numa aula e de realmente estar a ouvir com verdadeiro interesse) fomos para a rua. Para as ruas da fábrica. Da LX, claro. 

Para começar, que espaço! Edíficos que outrora albergaram uma enorme tipografia são agora aproveitados para promover a arte e a cultura. Estúdios, livrarias, lojas, agências... não falta ali nada. Mas também existem alguns edifícios em ruínas, abandonados. Que êxtase visual. 

O Luiz pediu-nos para fotografar a fábrica. 20 fotografias no máximo. Fiz mais do dobro e apaguei outras tantas. Acabei por cumprir o limite, mais coisa menos coisa, mas sem grande certeza das escolhas. Algumas estão no sítio do costume



Pausa para almoço. 

À tarde, técnica, teoria e mais fotografias no campo.

E para a semana há mais caçada.

Ficarei lisonjeado se alguns de vós gostarem de pelo menos uma das várias visões que tentei transmitir. 

Como diz o Luiz, Fotografar é "Escrever com Luz", "Dar sentido ao caos!" ou ainda "Fotografar é desenhar sentimentos, emoções com a luz".

Digam lá se isto não é brilhante?


BM

 

3 comentários:

Andrea Santos disse...

bonito, sem dúvida que é.

Gostei da última que apresentas e da última que está na pasta... a da cadeira vermelha... bizarra, engraçada... há correntes de fotografia como, por exemplo, de pintura? tipo, aquela é um aperitivozinho surrealista, não?
bjs e boa continuação

Ana disse...

Parece muito bem que dediques o teu tempo a fazer aquilo que gostas e que te dá prazer.
Há alturas mais complicadas de aceitar o que nos rodeia, aquilo que por vezes de forma inglória nos castra os movimentos. Parece-me a mim que este curso veio na altura certa.

Força aí. Ah, uma vez que me parece que serei das poucas pessoas a ter um original BM, quero saber - aceitam-se encomendas?
:)

Bruno Martins disse...

Olá a ambas.
Andrea: Sim, há. Apesar de não se falar tanto nisso, há fotógrafos, especialmente os que se dedicam à fotografia como arte, que tentam imprimir um estilo definido. Sim, e aquela é um cheirinho a surrealismo. Naquele sítio é fácil pensar em fazer coisas daquele estilo.
Viste a pasta onde? No facebook?

Ana: totalmente na altura certa. Claro que aceito encomendas! Nunca tive nenhuma, mas seria um prazer.

Bjs.
BM