segunda-feira, 31 de maio de 2010

3 dias de luto

Lê-se na TSF:
"Israel usa força para travar navios com ajuda humanitária

Israel cumpriu a ameaça e não hesitou em usar a força para impedir que seis navios, que tencionavam transportar ajuda humanitária até à Faixa de Gaza, chegassem ao destino.
Não existem ainda números exactos, mas o ataque israelita contra um navio turco da frota pró-palestiniana terá causado pelo menos 15 mortos e várias dezenas de feridos.
O ministro dos Negócios Estrangeiros turco qualificou esta situação como inaceitável e o embaixador israelita em Ankara já foi chamado para prestar esclarecimentos.
O governo turco assegura que vai reagir a este ataque nos termos mais duros e avisou Israel que esta acção militar terá consequências irreparáveis nas relações entre os dois países.
O vice primeiro-ministro que substitui o chefe de governo que está de visita ao Chile convocou uma reunião de emergência com o ministro do Interior e com as chefias das Forças Armadas.
Em Isarel a polícia elevou o nível de alerta e um membro do governo lamentou o número de vítimas provocado por este ataque.
Os relatos dão conta de que um grupo de comandos desceu sobre o barco turco a partir helicópteros e tomou conta da embarcação com pavilhão turco.
Outros barcos terão sido também atacados. É o que dizem fontes ligadas ao movimento Gaza Livre que organizou o comboio de navios cujo destino era levar dez mil toneladas de ajuda humanitária até aquela parte do território palestiniano.
O comboio tinha partido no sábado de águas internacionais cipriotas. Israel já tinha avisado que não permitiria que os barcos furassem o bloqueio imposto à faixa de Gaza desde 2007.
A organização integra grupos pró-palestinos e também uma organização turca de direitos humanos. O governo de Ankara tinha solicitado a Telavive que garantisse a passagem em segurança do comboio, mas os israelitas deixaram claro que os barcos seriam interceptados.

Joaquim Ferreira"
[copiei o artigo, tal como estava. já perceberam que tem um erro, certo?]
Vivemos num mundo de m...
BM

3 comentários:

Ana disse...

"O comboio tinha partido no sábado de águas internacionais cipriotas.O comboio tinha partido no sábado de águas internacionais cipriotas."??!!

Andrea Santos disse...

O combóio de barcos! é esse o erro?!

Vivemos num mundo cheio de gente que nao tem o minimo respeito pelo seu semelhante.

É uma vergonha, uma tragédia, uma m...

Ana disse...

Já percebi. Eles usam a expressão "comboio de navio". Ouvi também na televisão.

Seja como for, é uma vergonha. Agora vêm os países ditos civilizados condenar esta acção de Israel. Esta?! Só?! De facto se calhar o que falta à Palestina é turcos a viver lá. A ver se abrem os olhos e vêem o sofrimento de um povo.