quarta-feira, 23 de junho de 2010

Metrologicamente falando

Atenção: não confundir com "meteorologicamente..." :)

A 17ª Convenção Geral de Pesos e Medidas de 1983, com a sua resolução nº1, estabeleceu que
"O metro é o comprimento do trajecto percorrido pela luz no vazio, durante um intervalo de 1/299 792 458 do segundo".

Se bem que a definição original é bem mais interessante (apesar de menos científica): "O metro corresponde ao perímetro de 1/4 de meridiano que passa por Paris a dividir 10 000".

Ora se o metro se define à custa do segundo, então faz sentido definir primeiro o segundo:
"O segundo é a duração de 9 192 631 770 períodos de radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de Césio".

Digam lá que isto não é mesmo giro??? 

Se nunca tinham percebido o conceito de "Relógio Atómico", pode ser que agora se faça alguma luz.

Se calhar isto não vos diz nada, mas eu deliro. :)

BM

3 comentários:

Andrea Santos disse...

Diz-se "meteorologicamente".

A definição original já sabia... o meu primeiro professor ensinava-me coisas que não lembravam a ng ;)
Até soube qual era o museu que guardava o primeiro pedaço de madeira que serviu de régua para definir, na prática, o que era um metro.
Confesso que já não me lembro de onde é!

Post engraçado.
bjs

Bruno Martins disse...

Sim, foi gralha.

Gracias!
BM

Ana disse...

Cá está o que eu chamo de um bom post. Muito giro e muito bem lembrado.
Acho que essa sempre foi a parte que mais me impressionava nas medidas - mas porquê estas. Lembro-me de armar confusão numa aula para aí da 2ª classe quando perguntei "mas porquê que um metro é deste tamanho?".