terça-feira, 23 de novembro de 2010

GREVE GERAL

Caros leitores,

Os efeitos da Greve Geral começam já a fazer-se sentir.

No âmbito da minha actividade profissional, vim desterrado para o Porto, cidade que trago sempre no coração, e a ideia era voltar apenas amanhã, depois de dois dias de árduo trabalho.

Como viemos de comboio fomos imediatamente avisados para ter cuidado com  o dia de regresso. Não! Só o dia não! As horas também. a partir das 17h de hoje, as 24h de amanhã e o período da manhã do dia 25 de Novembro, a CP conta com enormes perturbações nas viagens, aconselhando os passageiros a não viajar na 4ªf. Pelo menos a mim foi o que fizeram.

Cá está. Eu já tive de alterar a minha rotina por causa da greve. E não me importo nada, desde que esta jornada de luta sirva para que os trabalhadores lesados por estes alarves cortes a quem já pouco tem, recuperem um pouco da sua dignidade, enquanto que os tubarões/administradores de empresas públicas e semi-públicas que oferem de ordenados pornográficos (que ascendem aos milhões de euros anuais) sejam obrigados a dar o seu contributo para endireitar o país, seguindo o exemplo altruísta de Ramalho Eanes.

Subscrevo esta greve geral porque, tal como as centrais sindicais, estou contra o corte nos salários, o congelamento da progressão nas carreiras, o aumento de impostos, por exemplo de bens essenciais, etc, enquanto que a banca continua a pagar 5% de IRC, enquanto se compram viaturas ridículas para uma cimeira ainda mais ridícula e que ainda mais ridiculamente não chegam a tempo, enquanto candidatos a Presidente acumulam 3 e 4 pensões, enquanto empresas gulosas distribuem dividendos antes do tempo para evitarem ser taxadas... oh meus amigos, mas que regabofe de país vem a ser este?!

Apesar de ser funcionário do sector privado e ter a sorte de pertencer aos 20 ou 30% de trabalhadores que ainda têm a dignidade de ter um contrato de trabalho seguro e justo, estou solidário com todos os trabalhadores do meu país que vivem no limiar da pobreza, com aqueles que fazem das tripas coração para conseguir comprar livros escolares sem ter de optar pelo remédio para a tensão ou pelo leite meio-gordo e com aqueles cujos meses se tornam cada vez maiores.



Por todos estes motivos, amanhã quero lá saber se não tenho autocarro ou metro, se vou demorar 5h nas filas... estarei satisfeito porque ao invés de cruzarem os braços, ao invés de se unirem porque o Benfica ganhou o campeonato, os meus concidadãos estarão juntos a lutarem por uma vida melhor, de braço dado na senda da construção de uma sociedade mais justa e de oportunidades, onde não haja exploração do homem pelo homem.

Amanhã sentir-me-ei orgulhoso de ser português. Por vocês. Pela vossa luta! Por mim, pelo meu futuro, pelo futuro dos filhos que hei-de ter. Porque o nosso país no futuro será o que agora fizermos dele.

VIVA A GREVE GERAL!

BM

1 comentário:

Ana disse...

VIVA!

Mas a luta não é só "nossa", é muito tua também. Porque o teu IVA também vai aumentar, porque os benefícios fiscais que poderias usufruir em sede de IRS também vão ser diminuídos, porque os vossos clientes públicos terão menos dinheiro para gastar e quem sabe, possam sofrer de quebras de contratos por isso, porque os vossos clientes privados estarão com a corda na garganta porque as pessoas não têm dinheiro para recorrer a privados.

As medidas completamente erradas que este Governo está a tomar não são, como já ouvi, só para os funcionários públicos. São mesmo para todos. Ou pelo menos para os todos que vivem do seu trabalho e do seu salário, para os reformados, para as crianças e para os jovens.

Por tudo isso fazer greve amanhã é um dever de todos nós e/ou apoiá-la na medida das possibilidades de cada um.