sábado, 27 de novembro de 2010

The Power of Facebook

First of all... Facebook is hiring!!!!!

Não tens emprego e és um jovem empreendedor?! Sabes programar?! Tens ideias? Porque não tentas a tua sorte?!

Bom, mas não foi por isso que decidi escrever sobre o facebook. 

De repente toda a gente fala do facebook. Uns obcecados, outros em vias de ficarem viciados, outros "just for fun", outros "just voyeurs" e depois ainda há mais duas classes... aqueles que têm facebook e estão sempre a dizer mal dele (então porque não fecham as suas contas?!) e aqueles que acham que todo o mal que veio ao mundo foi culpa da internet e, por arrasto, do facebook. 

É um facto que as redes sociais estão a moldar a sociedade de uma maneira excessiva. Há jovens que começam a não saber o que é socialização sem ser atrás de um "keyboard" e de um monitor gigante entre eles  e os seus "amigos" que nunca viram na vida e que podem ser baixos, gordos, morenos e feios, mas que em cujas fotos são altos, magros, loiros e umas grandes brasas. 

A Humanidade está a perder algumas das suas competências, sem dúvida. Mas "come on"... não venhamos culpar o facebook por isso. O problema está em Nós. Na pessoa. Porque razão é que os jovens de agora se deixam levar pela obsessão de estarem "on-line"? Será porque não conseguimos atrair a sua atenção "in the real world"? Porquê? 

Ok, é facto. E o que é que os pais estão a fazer para mudar isso? Passam mais tempo com os seus filhos? 
Vão vê-los à natação? Ou andam a correr do emprego para casa, sempre stressados e a pediram "paz e sossego" em casa? O que foi feito dos piqueniques, das almoçaradas em família, dos passeios de fim de semana?! E o facebook é que tem culpa? E os miúdos é que são viciados na net?

Ou somos nós, adultos, que temos as prioridades um bocadinho trocadas?

Ou será esta sociedade mercantil, de competição desmesurada que nos pressiona e nos faz sentir obrigados a competir pela sobrevivência? Que nos faz temer o papão da crise para darmos graças por termos um emprego e andarmos de bico calado porque temos o "privilégio" de ter um emprego que, mal ou bem, sempre vai "pingando" ao fim do mês?

O facebook devia servir para descontrair. Para "get connect"com potenciais clientes da minha empresa, com pessoas que partilham os meus gostos... claro que se for mal usado, como tudo na vida, poderá ser problemático. Daqui lanço um repto a todos os pais: Amigos, porque raio colocam fotos dos vossos filhos menores no facebook? E depois a "culpa" é do facebook se eles forem perseguidos por predadores? O facebook obrigou-vos a colocarem lá as fotos? Junto às vossas casas, à escola ou no jardim onde costumam passear? 
O facebook é uma ferramenta e como todas as ferramentas têm de ser BEM utilizada. 

Por exemplo, só este ano já consegui juntar dois grupos de amigos da minha adolescência através do facebook. Sim, perdemos o contacto por estupidez a longo da vida. Porquê? Ninguém sabe bem... caminhos diferentes... e o facebook permitiu desencantar contactos de pessoas que julgava perdidas para sempre. Ontem juntámos um grupo de oito colegas do ensino preparatório. Há 11 anos que não nos reuniamos. Não é espectacular?!?! Come on... claro que é. 

Vejam lá, se não tenho razão: 

Ah! e o facto de estarmos todos a caminhar a uma velocidade assustadora para os 30, acho que me deixa à vontade para publicar a foto sem ter medo de algum deles ser vítima de perseguições... Se bem que o Jaime do Estado Maior bem que fez uns olhinhos à Madalena... Socialização, portanto. 

Ah! outra vez: saiu um estudo recentemente que diz que os utilizadores do Twitter são mais inteligentes que os do facebook. lol Será porque só podem utilizar 140 caracteres de cada vez que querem dizer que vão fazer chichi ou cócó? ahahahahah

4 comentários:

João Figueiredo disse...

Há que dizer que, como tu bem o dizes, o Facebook é uma ferramenta que tem que ser usada com todo o cuidado. Para mim, é só mais uma rede social que há-de passar de moda, há-de vir outra melhor ou será melhorada, tanto faz. Para mim que sou pobre, o Facebook tem potenciado chegar a muita gente o meu projecto, através da conta "Os Escudos da Lusitânia".
Também gostava de dizer que a maior comunidade online do mundo, o World of Warcraft, não existe para saber a cor das cuecas da vizinha da frente. E se agora a moda é ficar especado num PC ou na TV a ver o vizinho do lado ou os concorrentes da "Casa dos Horrores", quem não se lembra do que era uma população quase inteira a assistir aos Big Show Sic's, enquanto continuava a não se aproveitar a magnifica oferta da RTP2? Coisas de há 20 anos, que são iguais agora.
A Revolução, aquela coisa que muitos de nós lutam por ver concretizada e que realmente resolverá os problemas da humanidade, só se fará quando o Povo estiver mais consciente. E esse é o papel de pessoas como tu e eu, que com os seus exemplos de vida e os seus projectos, chegam a mais malta, aquela que realmente interessa.
Abraços!

Mónica Martins disse...

Incluo-me naquela categoria que tem Facebook mas que também fala mal dele. Isto porque apesar de o ter também posso criticar...não concordo de todo com o uso que alguns lhe dão.

Bruno Martins disse...

Cara mana: mas aí é que está!!! O problema não é do facebook, mas sim das pessoas!!!!!! Cada um coloca lá o que lhe apetece. Nada no facebook obriga os seus usuários a escreverem o que quer que seja, certo?
Como em tudo, há pessoas tótós!!

bjs!

Bruno Martins disse...

Que comentário tão eloquente amigo João!!!!

Sim, quem me dera um dia ser exemplo!

Boa sorte para os teus escudos.

Abraço,
BM