terça-feira, 28 de setembro de 2010

Recepção ao Caloiro 2010...

... na Mui Nobre Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa!


Quero felicitar publicamente os meus ex e futuros alunos nesta importante acitividade académica.

Aos caloiros: bem-vindos à nossa casa. Preparem-se. Vivam, mas agarrem-se aos livros.
Terão o futuro da Saúde dos portugueses nas mãos.
Daqui por ano e meio espero encontrar-vos na sala de aula.

Os que andaram a praxar... encontramo-nos no próximo semestre. Espero o melhor de vocês.

BM


Caderneta de Cromos de Nuno Markl

Nos últimos meses, a caminho do trabalho, é religião ouvir pelo menos uma das edições desta rubrica da Comercial, onde Markl é acompanhado pelo grande (que pena ser do merdoso, ai glorioso) Pedro Ribeiro, pelo, segundo o Markl, "pequenote" Vasco Palmeirim e a senhora da rádio Vanda Miranda. Olha que quatro que se juntaram...

Já passei por maluquinho várias vezes por causa desta gente. Acho que é capaz de ser coisa para traumatizar um petiz que vai a caminho do seu posto de trabalho. Se fosse nos states, eu processava. Assim, 'tou caladinho e ainda vou lá comprar o livrinho... e fico todo contente!



Pois, parece que na 5ªf lá fomos ao lançamento do livro... que começou às 23h30. E de onde saímos às 4h da manhã. Tudo bem.


Nós estávamos fresquinhos... o Markl é que já parecia ter sido amassado por um rolo compressor. Molhado. Desgraçado do senhor! A idade começa a não perdoar, não é verdade?! eheheh

Pois, no meio da azáfama da vida, responsabilidades e parvoíces, só hoje consegui acabar de colar todos os cromos. Colei o 100 há dez minutos. Que emoção. Mas este vai ficar-me na memória, porque me lembro tão bem quando tive de o usar... que maçada.


Para acabar apraz-me partilhar o texto que imprimi numa das páginas em branco do livro:

"Nota para os herdeiros, gerações vindouras e cravas fortuitos deste canhanho precioso:

- Sim! Colei os 100 cromos com a cola Cisne do Kit. Sobrou metade. E sim, ficou uma valente estrumeira. Se houvesse uma profissão de "colagem, ou colador, de cromos em canhanhos do Nuno Markl, em cujas apresentações se abóbora até às 4h da manhã", e se houvesse um estilo de SIADAP, eu seria tão medíocre, que iria imediatamente para um centro de formação e anos depois para o olho da rua!

Mocadamente e com os dedos, sem ser dedos, numa massa amorfa toda colada,

Bruno Martins
27/09/2010"

E é isto. 

Só falta dizer que era o que mais faltava não recomendar esta riqueza oitentista.

BM

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Para que todo o mundo saiba...

Dois grandes amigos meus vão dar o nó!

Estou tão feliz por eles que decidi ajudar na divulgação do noivado:


Companheiro Mário!!! Quem diria, ahn?? Ah espera, diríamos todos nós... só faltava mesmo vocês perceberem... ehehehehhe

Felicidades para os dois. Desejo-vos tudo de bom. 
Há casamentos em que as pessoas dizem "olha, pelo menos estraga-se só uma casa", quando os dois noivos são ruins... no vosso caso apraz-me dizer: "mas que grandAAA casa que estes dois vão formar!". 

Se não fosse tão vosso amigo, até ficava com um bocadinho de inveja. Assim, fico verdadeiramente feliz.

Obrigado por provarem a todos que é possível ser feliz.

Força!!

 BM

domingo, 26 de setembro de 2010

Galerias Romanas em poucas fotos

Irei seleccionar as melhores e colocá-las na minha Galeria e coloquei o álbum completo no Facebook, mas só para vos aguçar o apetite, aqui ficam alguns apontamentos desta visita cultural às entranhas de Lisboa:


A entrada, como podem ver fica no meio de uma estrada! Só por si ver esta situação no meio de Lisboa tem a sua piada. Fica na rua da Conceição, mas a fila forma-se numa transversal, dezenas de metros atrás, na rua dos Correeiros.

A um ritmo de 100 pessoas por hora, lá nos fomos aproximando do buraco que nos iria engolir nas trevas... Os degraus muito pequenos, e a inclinação íngreme, fazem desta experiência algo parecido com radical. Ou não.
Bom, entra-se e... deparamo-nos com um corropio de corredores e galerias... algumas, a maioria, onde não é possível andar totalmente de pé:





 Ora, como podem ver algumas galerias são mesmo pequenotas.


E pronto, após 20 minutos somos expulsos daquele que foi um espaço de culto ao Deus da Medicina.

Muito mais ricos do que quando entrámos.

Altamente recomendável.

Dica: não levem roupa muito boa... especialmente se tiverem mais de 1,5m de altura e se virem aflitos para se curvarem e andarem lá por dentro. Se não, acontece-vos o mesmo que a mim, que saí de lá com as calças cheias de lama em sítios esquisitos.

BM

sábado, 25 de setembro de 2010

"Vista a minha prenda para ti?"

Perguntou-me a minha namorada, quando esperávamos pela apresentação do livro da Caderneta de Cromos do Nuno Markl (que também merecerá o seu cromo, ai, artigo)...

Eu - "Prenda?! Onde?"
Ela - "No meu blogue"

Ihhh fiquei logo a pensar que era uma foto do carro novo que ela me ia dar (o novo Mercedes!!)

Afinal era isto:



Jardim da Paz - Buddah Eden

E foi muito melhor que o carro. 

Ela chamou-lhe "Deuses Metaleiros". 

Sabe bem saber que somos compreendidos. Que sabem as coisas que gostamos... 

Obrigado! 

Gostei muito desta prenda!

Bjs
BM

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Galerias Romanas da Rua da Prata

Só abrem ao público uma vez por ano. Este ano poderemos vê-las de 24 a 26 de Setembro, numa iniciativa integrada nas Jornadas Europeias do Património.

As galerias estarão abertas das 10h às 18h... mas se quiserem ir, mais vale chegarem por volta das 9h, uma vez que todos os anos as filas batem records e chegam a fechar horas antes do fecho das galerias...

A "Galeria das Nascentes com os Olhos de Água", com mais de dois mil anos, situa-se cerca de cinco metros abaixo da Rua da Prata em Lisboa e tem cerca de doze metros de abóbada em pedra e tijoleira.

Por curiosidade: as galerias apenas foram "descobertas" dezasseis anos após o terramoto de 1755 e datam de entre os séculos I aC e I dC.


Fica o convite.
Eu irei, claro. Vou tentar tirar umas fotos para partilhar... mas nada como ver ao vivo, certo?

Abraço,
BM

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

White Label- Babilonia, The summer sound!

Assim mesmo, com grandes Lasers verdes (VERDES!!!!!) de fazer inveja a qualquer geek... Babilonia foi a música que mais ouvi este verão por essas discotecas a fora... e, por esse motivo, decidi imortalizá-la na história deste notebook da minha vida. Porque, afinal, o que interessa é partilhar com os amigos as coisas boas que vou vendo e fazendo nesta vida, que flui tão depressa e a um ritmo tão alucinante...

Acho que é a única House music que gosto mesmo.

E é assim:



Se calhar porque me identifico com a letra e porque luto todos os dias para alterar esta trampa de sociedade que temos:

"I was born in a system that doesn't give a fuck
About you nor me nor the life...

I was born in a corrupted system it doesn't give a fuck
About you nor me nor the life..."

Don't give up the fight! I won't!

BM

domingo, 19 de setembro de 2010

The Lost Symbol...

...o meu companheiro de viagem pela Tunísia e pela Grécia. :)



Finalmente o review do último thriller de Dan Brown. 

Os fãs do romancista de New England não ficarão defraudados com este livro. E tudo porque segue rigorosamente a mesma estrutura de todos os outros. É pena, porque as reviravoltas, as passagens para a frente e para trás no tempo, os bons que se revelam maus e os mistérios da Humanidade desvendados começam a tornar-se mais do que óbvios, clichés.  

Depois da Opus Dei e dos Illuminati, chegou a vez da Maçonaria ganhar espaço na narrativa e na vida de Robert Langdon. 

(pausa para ressabiamento nível 10: o Benfica acabou de inaugurar o marcador contra o Sporting, que maçada). 

Voltando à literatura: o livro imbrica a Maçonaria, os Antigos Mistérios da Humanidade e a ciência de uma forma a que o autor já nos habituou. Inteligente e bem documentada. 

Introduzindo a Ciência Noética na vida das demais esferas do conhecimento da sociedade, Dan Brown lança para a reflexão colectiva alguns assuntos polémicos. Para além da Maçonaria, dos seus rituais, iniciações e mestres de quem ninguém desconfiaria, o autor enriquece a história com a investigação de Katherine, a irmã do importante Masson Peter Solomon, que no seu laboratório secreto e único no mundo (no edifício do museu Smithosonian, em Washington), consegue o impossível: provar a existência da alma humana e mais... quantificar a sua massa. Sim, em kg, mesmo. 

Para quem não leu, ou não sabia, a Noética, do Grego Nous que significa Mente, é a CIÊNCIA que estuda os fenómenos SUBJECTIVOS da mente, da consciência e até do espírito e da alma. Há aqui alguma contradição?! Sim, parece que sim. Ciência e subjectividade na mesma frase? Pois.

Robert, o principal e conhecido simbologista, vê-se envolvido na busca pelos Antigos Mistérios protegidos pela Maçonaria Americana, os quais teriam a capacidade de precipitar o Apocalipse. No entanto, o Apocalipse aqui tem outro significado... Não, não é o fim do mundo. É antes uma viragem na história da Humanidade. A operação de uma transformação de uma magnitude inqualificável. O renascer do conhecimento. O acordar dos Homens para o seu potencial, para as suas capacidades. 

É impossível ler este livro e não repetir vezes sem conta daí para a frente: "God lies within me".

Não vou revelar qual é o símbolo perdido, como é lógico, nem sequer o que é, ou são, os Mistérios Antigos, mas deixem que vos diga que é bastante inesperado e deixa qualquer céptico a pensar... 

Só acrescento que, quando a palavra sagrada se refere aos templos do senhor, erradamente interpretados como grandes edifícios, Igrejas opulentas e Mosteiros gigantes... está, na verdade, a referir-se a todos e a cada um de nós. 
"You are the temple of God".

Mesmo sabendo que a linha condutora do livro não é inovadora, aconselho vivamente a sua leitura. Os factos sobre religião, maçonaria e ciência e a maneira como estão interligados, são tantos e tão bem definidos que ler este livro é uma mistura de prazer com uma ansiedade de querer absorver conhecimento que dificilmente por outro canal chegaria à maioria das pessoas. 

Outro ensinamento que levo deste livro é que "It is always darkest before the dawn"... portanto não se deixem abater pelas dificuldades. Todos temos algo de bom à nossa espera. Temos é de ir atrás dela...

Para reflectirem antes de voltarem às vossas vidas e esquecerem que leram este rabisco:

"That wich is impenatrable to us really exists. Behind the secrets of nature remains something subtle, intangible, and inexplicable. Veneration for this force beyond anything that we can comprehend is my religion".

Albert Einstein


What we have done for ourselves alone dies with us; what we have done for others and the world remains and is immortal". 

Albert Pike

Boas leituras. 
PS.: Recomendo a versão original. As traduções às vezes... Enfim, percebem o que quero dizer.
BM


Música para Sonhar

Rayuela...



Atentem ao refrão:

Un, dos, tres, cuatro

¡Tierra, Cielo!

Cinco, seis

¡Paraíso, Infierno!

Siete, ocho, nueve, diez

Hay que saber mover los pies



En la rayuela

O en la vida

Vos podes elegir un día

¿Por que costado

De que lado saltarás?


SALTEMOS TODOS!

:)
BM

sábado, 18 de setembro de 2010

Pintelhos de Zeus?!?!

Por este andar (e pela falta de tempo), este blogue está longe de cumprir o seu desígnio de grande referência internacional e, quiçá, até de Portugal (ah, Portugal é mais pequeno? pormenores. adiante.) para orientação de viajantes aventureiros.

De qualquer maneira, ficam alguns apontamentos, para além das fotos.

Esta sobremesa, típica de Creta, é um pouco enjoativa, mas mesmo para quem não morre de amores por doces, é uma boa iguaria para comer, vá, pelo menos uma vez na vidinha.


Alguém sabe o nome correcto desta coisa? Sei que é algo parecido com Kaftaki ou assim, mas não me consigo lembrar do nome correcto, nem encontrá-lo na net... isto tudo porquê, perguntam vocês?

"Porquê senhor Nuninho, ai, Bruninho, que não te quero dar Amêndoas na Páscoa...?"

Porque esta sobremesa tem um aspecto muito estranho... sui generis, diria um qualquer pseudo-armado ao pingarelho-intelectual.

Quando aquilo veio para cima da mesa, só me conseguia lembrar que era demasiado parecido com... pintelhos. Que desagradável. Quase não consegui meter aquilo à boca. Mas já tinha pago e tal...

Entretanto, tinhamos estado nesse dia na Dicteon Cave, em Creta, a gruta onde supostamente terá nascido sua divindade Zeus... ora, o click fez-se logo ali. Eram pintelhos do senhor. Meio alourados, quase dourados, como convém a um Deus. Por dentro, tinha um recheio... que tenho até receio... de imaginar de que era. Se por fora eram pintelhos... Bom, é melhor não pensar nisso, porque acabei de comer e vomitar a secretária à miúda, é desagradável.

Quero ver se, quando forem a Creta, conseguem ter a coragem aqui do Je.

Se quiserem um guia para lá ir, poderão contactar os meus serviços.

ahahaha


BM

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Hunter shoots a Bear

A melhor publicidade de sempre...



BM

domingo, 12 de setembro de 2010

Greek Photos

Depois de muito escolher, e de difíceis decisões, já tenho algumas fotografias da última viagem na minha galeria. Grécia para vocês:



Gosto especialmente deste barco.


Reflexões na praia em Santorini levaram a esta foto. A dúvida permanece "What's my path?"... 

Ninguém sabe, pois não?

BM

11 de Setembro, Torres Gémeas e Chile

Em dia de recordar as vítimas dos terroristas atentados no coração de Manhattan, gostaria também de recordar o criminoso Golpe de Estado preconizado por Pinochet, no Chile, com a ajuda da CIA e dos Estados Unidos da América.

Como sempre, quem perde é o povo, devido a actos de loucura de governantes. Ora de um lado, ora de outro.

Allende, serás para sempre um exemplo de justiça, coragem e dignidade. Gostava que houvesse mais Homens como tu neste mundo de podridão.


Com a ajuda de Pablo, recordemos a tristeza do primeiro 11 de Setembro negro da nossa história:



BM

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Parabéns...


... Minha terra. Parabéns a todos os Canecences. Parabéns Caneças.
O 95º Aniversário da Criação da Freguesia e o 19º Aniversário da elevação a Vila são dois excelentes motivos para Caneças entrar em festa novamente. Com estas comemorações vem também mais uma edição do Festival da Sopa. A VIII.

Nestes 3 dias podem ver no Largo do Coreto:
Dia 1019h00 – Abertura ao público das Tasquinhas e Artesanato
21h30 – Programa de Fados, com a participação de:
. Valentim Matias
. Teresa Tapadas
. Grupo de Fadistas Amadores
Dia 1110h30 – Sessão Solene, na Sociedade Musical Desportiva de Caneças
. Concerto com a Banda Filarmónica
016h00 – Abertura das Tasquinhas e Artesanato

. Folclore, com a participação:
. Rancho dos Arrozeiros do Sorraia
. Grupo deas Adufeiras da Casa do Concelho de Idanha-a-Nova
. Rancho Folclórico da Casa de Arcos de Valdevez
. Rancho Folclórico “Os Saloios de Caneças”
21h30 – Espectáculo com:
. Patrícia Cruz
. Grupo “Sete Saias”
Dia 1216h00 – Abertura das tasquinhas do VIII Festival da Sopa
Grupo Coral de Portimão
18h00 – Espectáculo Musical Infantil, com a Palhaça Cornetinha
21h30 – Actuação dos Artistas:
. “As Rebeldes”
. Zé do Pipo, com as suas bailarinas e acordeonista
24h00 – Encerramento das Festas

Lá estarei.
Abraço,
BM

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Como a Água que é Forte, por vezes percorremos Caminhos Turvos...

... para encontrar a felicidade e a realização.

Desde 1999 a emprestar qualidade à música portuguesa, os Dazkarieh ocupam um lugar especial na minha vida. Naqueles dias em que apetece desaparecer, largar tudo, enfim desisitir, lá estão eles com as suas Gaitas de Foles Galegas, os seus violinos, as suas vocalizações (na sua própria língua inventada) e a bonita voz da Joana Negrão para me dar alento para mais um dia, para mais uma batalha.

Já os tinha visto tocar ao vivo há uns anos, mas este fim-de-semana, na grandiosa Festa do Avante!, vê-los tocar no gigante Palco 25 de Abril foi uma experiência avassaladora. A Joana para além de cantar muito bem, tem presença e é linda. E aquela sonoridade...

Deixo-vos o que agora oiço todos os dias quando vou e venho do trabalho. Não porque quero que saibam a minha vida, pelo amor do senhor, mas para divulgar o que de bom este país tem para oferecer.





Ah, e o cavaquinho?!?!? Perfeito!

BM

terça-feira, 7 de setembro de 2010

"Sou um cão muito mau!"

Realmente não há melhor do que ter colegas que, a pouco e pouco, se vão tornando amigos.

Que, a pouco e pouco, vão-nos conhecendo.

Eis senão quando a Fada dos bolos aqui de casa me chama "durão" e me dedica a música que dá nome a este artigo, e que eu partilho convosco. Boitezuleika para nós todos:



Tá giro, tá.


BM

Olhares de um Viajante na Ramada

Olá a todos.

Venho aqui rapidamente convidar-vos para a inauguração da minha exposição, desta vez no Centro de Atendimento e Exposições da Junta de Freguesia da Ramada, hoje às 19h.

Ver site da junta.

Quem quiser aparecer e juntar-se a nós no convívio e no beberete... será muito bem vindo! :)

BM

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

"Queria um refrigerante, por favor"

"Quer o quê? Um café gigante?!?"

Como é que um gajo pode não desatar a rir à gargalhada na cara do senhor do pré-pagamento quando nos responde assim?

Com muita presença de espírito e respeito pelos cabelos brancos do senhor.

Mas foi dos melhores momentos non-sense dos últimos tempos.

Devia ter umas olheiras gigantes, elas sim. E o homem pensou que me devia dar um choque de cafeína.
Queria ver se fosse ele a ficar quase 3 noites sem dormir.

BM