domingo, 13 de fevereiro de 2011

King´s Speech

Mais um fim de semana cinematográfico, conjugado com artesanato de duas das minhas mulheres, pizza e família reunida.

Decidimos ver "O Discurso do Rei". É sempre bom ir ver um filme cujo título em Português é coerente com o original. Mas não foi, todavia, esse o motivo da escolha. Este filme está na corrida ao maior número de Óscars este ano, tem 8.5/10 no IMDB e é protagonizado pela excelente dupla Colin Firth e Helena Bonham Carter, dois dos meus actores favoritos da actualidade.

Colin Firth com os seus respeitosos 51 anos continua a surpreender tudo e todos com a variedade de papéis que consegue interpretar com singular mestria.

Nesta película, encarna a personagem de Duque de York, Bertie para os amigos, um monarca de garra, justo e destemido, mas com um pequenino problema: é gago. E logo por azar já não bastava aos Reis "aparecer e não cair do cavalo"... com a invenção desse poderoso e evoluído meio de comunicação que é a telefonia sem fios, era pedido ao Rei que falasse directamente aos seus súbditos e ao mundo através das ondas Hertzianas. E o rapaz não conseguia articular. Que pânico.
Sempre apoiado pela sua lovely wife, interpretada por Helena, o Duque vai fazendo progressos através da ajuda de um terapeuta não convencional.

Quando se vê na iminência de se sentar no trono, agarra-se com unhas e dentes ao terapeuta, que se transforma em amigo, e não faz mais do que inspirar o povo com os seus discursos.

É, decerto, uma fita a não perder. Quanto às nomeações aos Óscars: por mim, Colin Firth está na pole position. O senhor, tal como esperava, faz um papelão. Já o filme, é bom sim senhor, mas parece-me que não deveria fazer sombra a Black Swan, um filme muito mais elaborado e intenso.

Natalie Portman e Colin Firth serão os justos vencedores do Óscar para melhor interpretação em cada género e Black Swan para melhor filme. Eis o meu review.

Falta só uma palavra para Geoffrey Rush, o "Dr." Logue, terapeuta de Jorge VI - excelente interpretação também. São mais os actores que dão corpo ao filme, do que propriamente o seu argumento. Dizia ontem a minha irmã que "este filme com outros actores poderia ter sido uma chachada" e é verdade.

Mas como não é, não devem perder:



Boas fitas!

BM

Sem comentários: