terça-feira, 15 de março de 2011

Nova explosão na Central Nuclear de Fukushima

Às 6h10 locais, 21h10 em Portugal deu-se mais uma explosão nesta central nuclear, desta feita no reactor 2 (já é a 3ª!).

As autoridades estão a fazer de tudo para conter fugas de material radioactivo e, acima de tudo, evitar a fusão de núcleos.

Entretanto, é um gosto ver aquela gente trabalhar. 200 mil japoneses já foram evacuados e colocados em perímetro de segurança, não sem antes terem feito monitorização dos níveis de radioactividade.
Esta Mega-Operação inlcuiu  a distribuição de 200 mil doses de Iodo nos centros de evacuação, o que significa que TODOS ou quase todos os refugiados fizeram prevenção de danos biológicos decorrentes da radiação na Tiróide, bloqueando esta glândula com Iodo NÃO RADIOACTIVO.
Assim, a glândula fica "encharcada" ou "cheia", como quiserem, em Iodo não radioactivo e não incorpora o Iodo RADIOACTIVO que estiver presente na atmosfera (pois, o catano do Isótopo é volátil...).

Uma prova que os Japoneses aprenderam bem com os erros de Chernobyl onde, em 1986, ocorreu o terrível acidente que todos conhecemos. Decorrente dele, a maior consequência foi a brutal incidência de cancro na Tiróide. Ora, se o prevenirmos, já estamos a fazer um excelente trabalho.

Seria um homem (ainda mais) feliz se pudesse ir para lá ajudar nestes trabalhos.

Boa sorte amigos Nipónicos.

A propósito aqui ficam alguns conceitos acerca da utilização da Energia Nuclear:


Uploaded on authorSTREAM by Bruno.Martins



Enormes saudações radiológicas,
BM

2 comentários:

Carla disse...

Obrigada Bruno por partilhares alguma da tua sabedoria connnosco e nos ajudares a ser pessoas mais informadas... :)

Bruno Martins disse...

De nada Carla.

Obrigado eu, pelas simpáticas palavras.

Nisto do Nuclear e das Radiações não há melhor do que BOA informação. A malta vai-se esforçando por ajudar a contribui para a desmistificação do papão.

ab
BM