domingo, 28 de agosto de 2011

Tandem: Salto de iniciação ao pára-quedismo

Tal como tinha anunciado aqui, ontem fiz o meu baptismo de salto com pára-quedas!!

Primeiro tivemos de rumar a Évora, mais propriamente ao Aérodromo Municipal de Évora, local onde fica o hangar da Skydive Portugal, a empresa que proporciona essa espectacular experiência que é a de saltar de um avião a, pelo menos, 3000 metros de altura. 

Existem outras opções, para além desta, nomeadamente a alturas mais elevadas, ou com possibilidade de tirar fotos e fazer gravações em DVD. Infelizmente, estes serviços são quase tão caros como o salto propriamente dito e, como tal, eu optei por registar da melhor maneira o que fiz: na minha cabeça, nos meus olhos, no que senti no meu corpo. Por muito que viva, por muito que faça, é algo que nunca nada nem ninguém conseguirá tirar-me. 

De qualquer maneira, se não se importarem de abrir cordões à bolsa, poderão consultar a tabela de preços e outros serviços no site da Skydive Portugal. 

Para os mais aficcionados (ou sem lesões...) há também a possibilidade de fazer um curso de pára-quedismo e... começar a saltar sozinho. 

Pois, naturalmente este primeiro salto é efectuado com um profissional que se "liga" ao iniciado por quatro pontos, dois nos ombros e dois nas ancas. 

Para tal, há que começar por vestir o equipamento constituído por uma série de arneses: 



Enquanto me vestia, Faustino, o próprio director da escola de pára-quedismo, ía fazendo o briefing com todas as informações que precisava de saber: que ele ía estar conectado a mim por quatro pontos, que iríamos saltar sentados, que devia colocar os braços ao peito, dobrar as pernas para fora do avião até tocar na parte debaixo deste (uhm?! "e não caímos logo dali para fora, pensei eu?); mais: primeiro toque no ombro, tirar os braços do peito e colocá-los a 90º e curtir a queda livre, segundo toque no ombro, voltar a colocar os braços no peito.


E, finalmente, chegou a hora de embarcar. Quase com duas horas de atraso. O serviço é um bocado desorganizado, a espera pode ser longa, mas depois de estarmos lá em cima e isso parece um  pormenor tão... ridíulo... que nunca mais pensamos sequer nisso.

Foi neste N9347B que embarquei para o meu primeiro salto. 


E lá fui eu. Formalmente, a partir daqui não há volta a dar... a não ser SALTAR!


E aí estou... depois da queda livre, que não deu para fotografar, devido à altura (mas que é a melhor parte... assim que se sai do avião, sente-se um vazio enorme, parece que vamos cair desamparados, mas assim que abrimos os braços, parece que começamos a planar... e ver o mundo lá de cima, é algo que nunca conseguirei explicar... para quem quiser perceber, terá mesmo de passar por isto!), o Faustino abriu o pára-quedas e ao ouvir-me dizer "UHhhhhhhhh QUE BOM, QUE COISA ESPECTACULAR!!!!!", perguntou-me "queres guiar um bocadinho?" 

"Estás a brincar?!" É claro que queria. Com ele aos berros atrás de mim a orientar a coisa, peguei nos "comandos" e à ordem "baixa a mão direita!", realizei este espectacular pião:


No regresso... só um grande sorriso no rosto, adrenalina, gratidão e algo que gritava dentro de mim: MAIS, MAIS, MAIS!!!


Obrigado Mana, por este memorável presente.

Sempre soubeste fazer-me feliz com pequenas coisas. Depois das consolas, por entre uma outra meia colocada em locais indevidos, o Tandem foi sublime.

Um beijo especial para ti e para todos os que me acompanharam nesta aventura que jamais esquecerei. Aliás, que repetirei!

Quem puder ir, por favor... não deixe para depois!!

bjs
BM


3 comentários:

Bruno Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Martins disse...

Há que referir ainda que aterrei de cu, lol e que os créditos das fotos pertencem à menina Ana Monteiro.

obg!

bjs
BM

Ana disse...

Faltou aqui dizer que parecias uma criança alegre. Antes e depois (durante não vi...).

E apesar de ter tido uma inveja MUITO, MUITO grande de só ter estado a ver, foi de facto um grande prazer ver-te tão feliz.

Mas um dia vai ser a minha vez, Ah vai, vai.

Bj