sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ALEGRIA

Cirque du Soleil




Venho hoje recomendar-vos "Alegria", o espectáculo do Cirque du Soleil que está em cena no pavilhão Atlântico até dia 8 deste mês.

Fundada em 1982 por artistas de rua, esta companhia do Canadá reúne, actualmente, dos melhores artistas circenses do mundo. Entre eles encontra-se Diogo Faria, ex-ginasta de alta competição, em trampolim, e que agora empresta o seu corpo para suportar a máscara de 10 kg da personagem "Big Bird". Para além de ocasionais mortais, por entre os jovens ginastas da troupe, Diogo é um dos responsáveis pelo fio condutor da história. É ele que preenche os vazios. E é também ele que coordena os artistas, que dá voz de entrada, etc. Sabe sempre bem ver um português bem sucedido. 

"Alegria" é uma ode barroca à esperança. Ensina-nos a ser preserverantes e a lutarmos por aquilo que queremos. A história passa-se num reino sem rei e onde todos lutam pelo poder. Uma sátira à actual sociedade de ganância. 

Para além de Diogo, dezenas de outros artistas, de várias nacionalidades, compõem o espectáculo: controcionistas, trapezistas, ginastas, palhaços, barras russas, entre muitos outros, sempre acompanhados pela "cantora branca", que nos vai contando a história com a sua melodiosa voz, ainda que muitas vezes numa língua que dificilmente alguém perceberá. Aqui e ali rivalizada com a "cantora negra", o seu alter-ego", que acrescenta algum mistério e secretismo à trama. 

Basicamente, resumindo o Cirque du Soleil: é um circo com todos os "truques" mais apreciados, com palhaços de excelência e... sem animais. Ou seja, PERFEITO. 

A não perder. Só é pena é termos de pagar 23% de IVA para podermos assistir a coisas como esta. 

Ab
BM

Sem comentários: