segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Nordeste Brasileiro - Rio Grande do Norte II: Praia do Madeiro

Se continuarmos sempre pela costa atlântica, à direita da praia de Tibau, após a praia do Giz e a Ponta do Pirambu, encontramos a praia do Madeiro

Claro que a maneira mais fácil de lá chegar é, mais uma vez, apanhando a tradicional e inevitável Van. 

Se forem pelo areal, contem com 45 minutos a 1h para fazer o percurso entre a praia do Giz e a praia do Madeiro. Se forem de Van, apenas 10-15 minutos a separam de Tibau. Se escolherem a Van, o acesso à praia faz-se junto ao hotel Village ou pelo Bar do Jegue. 

As monumentais falésias, brindadas com um extenso coqueiral, limitam o areal branco e fino. A baía onde nos podemos banhar, é frequentada por inúmeros surfistas, mas não são eles a maior atracção da praia. 

Claro que vos podia falar da melhor caipirinha que bebi na vida. Foi nesta praia. Dentro de água. Que é quente. Ah! E se o "parceiro" do apoio da praia vos disser que podem ir buscar o "chorinho" da caipirinha... não percam. É o que sobra no shaker da caipirnha que ele vos fez. E dá quase outra... 

Mas, de facto, também não foi a caipirinha o melhor desta praia, classificada como uma das 10 mais bonitas do Brasil. 

Estava eu a nadar, despreocupadamente quando vejo passar a cerca de um metro de mim... uma BARBATANA. Quando conto isto aos meus amigos... dizem logo: "e pensaste que podia ser um tubarão?" 

NÃO! Não pensei em nada. Nem tive tempo. Um segundo depois, vejo o GOLFINHO a emergir para respirar. Estão a ver a cena, tipo à filme? Vem uma onda, uma barbatana e depois um golfinho a surfar em cima dela e a expelir água pelo seu espiráculo. Foi algo que não conseguirei exprimir por palavras. 

Fiquei ainda mais maravilhado quando, momentos depois, mais quatro golfinhos, um deles júnior, decidem juntar-se ao primeiro e nadar junto a nós. Isto não aconteceu numa piscina do zoomarine. Aconteceu em mar aberto, com golfinhos selvagens. Nessa altura dei por completamente bem empregue o dinheiro que gastei nesta viagem. Era o segundo dia de viagem e já estava completamente rendido.

Uma vez mais, não tenho fotografias. Confesso que estive um bocado preguiçoso. Mas para verem a beleza de que vos falo, aqui fica:

by Eleonor
Que saudades...

BM

2 comentários:

Eleonor disse...

Olá, Bruno! Fica completamente à vontade para usar as fotos. A praia é mesmo linda, merece ser muito fotografada e divulgada! Mas, quando estivemos lá, infelizmente não fomos procurados pelos golfinhos... Tenho certeza que foi uma experiência espetacular!

Bruno Martins disse...

Olá Eleanor! Obrigado!!

Sim, foi mesmo espectacular... nem sei como hei-de descrever.

Continua passando.

bjs
BM