segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nordeste Brasileiro - Rio Grande do Norte IV: Pipa e Natal

E eis que chegou o dia de falar sobre Pipa

A cerca de 6 km de Tibau do Sul, a melhor maneira de chegar à vila Pipa é, mais uma vez, de van. São várias as paragens ao longo da rua principal, ladeada por inúmeros restaurantes e lojas. 

Depois da espectacular praia do Madeiro, encontramos a Praia do Curral, ou também chamada de Baía dos Golfinhos. A praia do curral foi baptizada com este nome devido à prática dos pescadores mais antigos que lá construíam currais feitos de varas, para apanhar peixes. Já o segundo nome, é óbvio... sim, há lá mesmo golfinhos... não os há por toda a parte por aquelas bandas? Sacanas dos bichos que são uns exibicionistas! Com maré alta há muito pouca areia, portanto mais vale aproveitarem a maré vazia para banhos e passeios na areia. 

Continuando encontramos a Praia do Porto e depois a Praia Principal. Na praia do Porto é onde ficam atracados os barcos de pesca e lazer. Com maré vazia podem desfrutar de bonitas piscinas naturais. Na praia principal, ou do centro, encontram-se bastantes bares, ideal para quem quer fazer um dia inteiro de praia sem ter de sair do mesmo lugar para o que quer que seja. 

A melhor maneira de apreciar Pipa é lá ir várias vezes. É impossível ver tudo num só dia. É giro andar de trás para a frente naquela grande rua principal, meter o nariz nas transversais e encontrar restaurantes de todo o mundo e outros com decorações surrealistas de Dali, vendas ambulantes de abacaxi ou crepes Romeu e Julieta (queijo com goiabada). Para as mulheres, acredito que aquelas lojas todas de roupa e havaianas também sejam uma excelente atracção.

A praia termina na Ponta de Cabo Verde, que é formada pelo morro da Velha Vicência e de onde se tem uma vista priveligiada da vila:


Continuando para Sul, esconde-se a Praia dos Afogados ou a Praia do Amor, um verdadeiro refúgio de surfistas e românticos.


Vêm como o mar tem a forma de um coração?! Não é bonito? Por isso é que lhe deram o nome do Amor. Folgo em partilhar que lá tomei banho, nu, em plena noite. E foi tão bom. 

A praia está entre as 10 mais belas do Brasil! Contudo, é necessário ter cuidado devido às fortes correntes e remoinhos:


Também não é por acaso que o seu nome original é "praia dos afogados", né?

Continuando ainda mais para Sul, o Chapadão é a maior atracção. Esta formação rochosa costuma ser o palco de onde se liberta o fogo de artíficio na virada e é imperdível.


Durante 6 km encontram-se praias desertas, falésias e piscinas naturais, até se chegar à vila de Sibaúma.

Mas, uma vez mais, não se aventurem a pé! A van leva-vos lá! Em Sibaúma, as praias tranquilas são santuário de tartarugas gigantes e peixes multicolores. Foi também onde vimos burros ou jegues, a banharem-se no pequeno rio que separa as duas margens da vila. A não perder também.

E antes de acabar esta minha partilha sobre o Brasil, é tempo de falar de Natal, a capital do estado, a cerca de 1 hora de carro desde Tibau do Sul.

Emergente das margens do Rio Potengi e defendida pelo forte dos Reis Magos, Natal é uma cidade bastante cosmopolita e urbana, com a mais valia de ter uma enorme praia. Só tem um problema. Está sempre atolada de gente. Mal se consegue arranjar um cm de areia para por um dedinho.

Mas de qualquer maneira, não deixem de ir beber uma água de coco à praia desta que é a cidade do sol, pois é que a tem maior número de dias de sol por ano no Brasil. Basicamente, é Verão o ano inteiro.

Por curiosidade: Natal foi um dos palcos da Operação Tocha, em 1942, em plena II Guerra Mundial, quando os EUA lá abasteciam os aviões. Foi, por isso, considerada pelos americanos como um dos 4 pontos mais estratégicos do mundo. Interessante, não?

Espero que vos abra o apetite!

BM

3 comentários:

Ana disse...

PIPA!!!

Pipa está para o Brasil para mim como Times Square está para Nova Iorque. Fui lá todos os dias da minha estadia menos um.

Gostei mesmo muito. Da vida, das pessoas, da vibe em geral.

Registo só que as mulheres é que poderão gostar das compras, quando o menino andou todos os dias às compras. =)

Ahahahahah

Bj

Bruno Martins disse...

em minha defesa, devo acrescentar: tinha encomendas, lembra-se?

ahahah

bjs
BM

Ana disse...

Sim, isso pode justificar uma pequenina(inha) parte. =D