domingo, 25 de março de 2012

"May the odds be ever in your favor"

Olá amigos.

Ontem foi dia de ver o tão esperado (bem, pelo menos por mim) "The Hunger Games". 

Como é inevitável, não serei capaz de não partilhar o meu review que será, digo já, extremamente positivo.

"The Hunher Games" é uma adaptação do livro homónimo escrito por Suzanne Coliins. Diz quem leu o livro que não lhe faz inteira justiça. Eu, como ainda não li, fiquei completamente esmagado, maravilhado, com o filme. 

Com a classificação actual de 8/10 no IMDb, o filme é realizado por Gary Ross e conta a história dos países da América do Norte que, após uma violenta guerra, volta a conquistar a "Paz" e a reunião debaixo de um novo e único país chamado "Panen", que se divide entre o Capitólio, a metrópole rica e muito desenvolvida (não sei se terá sido inspirado em, mas aquela metrópole parecia mesmo o Dubai, digo eu) e 12 distritos, a maioria muito pobre e de natureza operária. 

O preço a pagar por esta suposta "paz" é a realização, anualmente, de um reality show, na verdadeira acepção da palavra, no qual cada distrito tem de escolher, à sorte, um rapaz e uma rapariga entre os 12 e os 18 anos para combater nos Jogos da Fome, num ritual a que chamam "ceifa". 

São 24 jovens tributos que lutam até à morte, havendo apenas um vencedor no final. E isto tudo porquê? Para que o povo se lembre das revoltas do passado e que a "liberdade tem um preço". Basicamente, é uma sátira ao poder autoritário que esmaga constantemente povos que admitem ser carneirinhos automatizados. 

Os nossos heróis vêm do distrito 12, cujos residentes são principalmente mineiros. Não quero revelar muito mais, para não vos tirar o gostinho de saborear cada frame daquela espectacular fita. Mas também não posso não falar de Katniss Everdeen, a rapariga que se dá como voluntária quando a sua irmã mais nova é escolhida para participar nos jogos. 

 É ligeiramente violento, devo dizer aos mais sensíveis, mas nada que não se aguente bem. Para os mais ansiosos é pior, eu acho. É essa a grande mais valia desta história... estar sempre à espera do que vai acontecer a seguir. 

Fiquei assumidamente fã. Aconselho-vos a não perderem. Aqui fica o trailler para vos aguçar o apetite:



Ab,

BM

2 comentários:

blue disse...

Já fui ver e adorei o filme. Muito bom!!

Kisses

Bruno Martins disse...

Estou a ler o livro! :)

novidades em breve!

kisses.