domingo, 18 de março de 2012

"Restaurante" by Olivier

É um facto que o Cais do Sodré está a mudar. 

Para além de vários prédios, outrora bastante decadentes e prestes a derrocar, estarem a ser renovados e a dar guarida a novos espaços cosmopolitas, começa a proliferar a abertura de restaurantes e bares bem diferentes do que estávamos habituados naquela zona. 

Já antes vos falei da Pensão Amor, na Rua do Alecrim. Pois nessa mesma rua, um pouco mais acima, no número 23, podem encontrar "Restaurante", mais um restaurante do chefe Olivier. Este é o quarto restaurante do chefe e o primeiro que conheço. 

Sim, estava bastante curioso por conhecer o espaço, admito. 
Primeiro porque é inspirado na Paris do séc. XVIII. Isso tem logo de ser um bom pronúncio. Na verdade, a inspiração até nem é bem a cidade, mas sim a famosa Rainha do país de que é capital. A arquiduquesa da Áustria e Rainha de França, Marie Antoinette, ou Maria Antonieta, cá para nós. Pelo menos até à Revolução Francesa de 1789.

Podemos assim, desfrutar do requinte da corte Francesa, mas em democracia. 

Olhando em redor, quase podemos regredir até 1793 quando Marie foi condenada à morte e guilhotinada na Place de La concorde

No seu julgamento foi acusada de incesto com o seu próprio filho. Vamos acreditar que a luxúria que o tecto de entrada do "restaurante" não seja disso um sinal. 

Depois do sentido da visão alerta, um mundo de cheiros invade os visitantes. A culpa é da cozinha, que se pode ver, bem no centro da sala. 

O menu é diversificado, apesar de ter apenas um prato vegetariano. 
Depois de escolher e de apreciar a lista de vinhos num iPad (!), é só esperar naquele ambiente com luzes baixas e muito acolhedor. 

As costas das cadeiras imitam corpetes, há lustres e bonitos quadros... se a companhia for boa... isto tudo torna-se encantador. 

E depois a comida: quanto a mim, aprovadíssimo. Só tenho pena de não ter conseguido comer tudo. É muito bem servido e de alta qualidade. 

Por isto tudo, já devem ter percebido que recomendo vivamente. 

in http://www.restaurante-olivier.com


Enjoy.

BM

Sem comentários: