domingo, 22 de abril de 2012

"O Último Segredo"

Tal como prometido neste artigo, eis o meu review sobre o mais recente livro de José Rodrigues dos Santos, "O Último Segredo".

Apesar do estilo desta nova saga não ser muito original (basta ler os primeiros capítulos para começarmos logo a fazer comparações com Dan Brown e com outros títulos do autor, como a "Fúria Divina", por exemplo), é impossível ficar indiferente à sua história.

Numa conspiração internacional para manter os dogmas da religião católica intocáveis, Tomás de Noronha, historiador português, viaja de Itália para Dublin, de lá para a Bulgária e da Bulgária para Jerusalém, com o intuito de resolver três assassinatos misteriosos, aparentemente ligados pela assinatura do assassino: uma mensagem encriptada com referências à Bíblia. 

Neste estilo de história historica-policial-científica é normal ocorrerem revira-voltas impressionantes, umas mais previsíveis que outras. Esta história não é excepção. 

Ao longo de 545 páginas somos levados a analisar profundamente as imprecisões contidas na Bíblia. Ou fraudes, como lhe chama Tomás. E enquanto ele pensa que está a ajudar a deslindar aqueles assassinatos, não está mais do que a ajudar a complicar ainda mais a situação. 

Ao longo da trama, vão sendo citadas várias passagens dos Evangelhos, das cartas escritas aos povos seguidores, e vamos percebendo como os homens deturparam a história de Jesus como melhor lhes dava jeito. 

José Rodrigues dos Santos consegue prender o leitor nesta sucessiva revelação de incoerências, que inevitavelmente o leva a questionar tudo o que sabe e acredita sobre a vida de Jesus e a sua própria religião e fé. A sua maneira de escrever é eloquente e cativante e o trabalho de pesquisa que teve de fazer para poder escrever determinadas passagens é louvável. 

E é por isso que o estilo pouco original é totalmente desculpável, pois mesmo assim, ele consegue cativar-nos e brindar-nos com algumas surpresas interessantes. 

Se este senhor não fosse português já teria, com toda a certeza, alguns dos seus livros adaptados a cinema. Espero que isso aconteça brevemente. 

BM 


Sem comentários: