segunda-feira, 2 de abril de 2012

SER uma ENZIMA: "Ver a Mudança como um Desafio"

Todos sabemos que liderar uma equipa ou um projecto, envolve um elevado nível de stress, decorrente da consciencialização da responsabilidade que se tem. 

"Mas, em vez de ficarem debilitados com o stress de uma experiência difícil, os líderes disseram que se sentiram desafiados e cheios de energia. O stress anda sempre de mãos dadas com a procura de excelência, mas, quando se dá o melhor, esse stress nunca nos consegue consumir."

É importante, porém, que todos percebamos que é normal errar. "Cometer erros faz parte do processo que as pessoas têm de pagar pela inovação e pela aprendizagem.". 

"Mas a capacidade de crescer e de trinufar em situações de stress e risco depende muito da forma como se vê a mudança. O stress de se fazer algo novo não afecta todos da mesma forma. (...) Fizeram-nos acreditar que, se passarem por eventos muito carregados de stress, ficam doentes. Se todos adoptássemos este ponto de vista, mais valia recostarmo-nos nas nossas cadeiras, ficar a ver televisão e nunca acordar para o mundo.".

Na verdade... "Não é o stress que o deixa doente, é a forma como vê e responde a eventos stressantes.".

Houve psicólogos que estudaram este fenómeno e chegaram à conclusão que as pessoas que têm uma atitude diferente em relação ao stress, teriam uma capacidade a que chamaram "resistência psicológica". 
E afirmam que estas pessoas "Sentiam que não só era irrealista, mas também inútil ficar simplesmente à espera (ou até desejar) conforto e segurança fáceis.".

Pensem nisto!

Ab,
BM

Sem comentários: