domingo, 17 de junho de 2012

Escócia dia #1

Então, tal como prometido, aqui ficam algumas sugestões para uma semana na Escócia. 

Talvez seja boa ideia chegarem no dia anterior, à noite, para aproveitaram da melhor maneira o dia inteiro. 

Para quem viaja com low budget, aconselho estadia no ETAP Hotel, um hotel humilde, mas limpo, com todas as condições necessárias e um pequeno-almoço razoável. Para além disso, fica situado num complexo de diversão e restauração, o Quay. O Quay é um excelente lugar para encontrar refeições rápidas a preços razoáveis (o Nando´s marca presença, oh yeh!), cinema, bowling e até um salão de jogos... ou seja, para ocupar tempos mortos. 

Então vamos lá. Se ficarem no ETAP, há ali uma zona que condensa várias atracções a não perder, a ver:

Clyde e Clyde Arc

Deste complexo podem logo avistar o rio que corre a cidade, o Clyde, e a famosa ponte Clyde Arc.


Se estiverem alojados no ETAP, então recomendo-vos a atravessarem esta ponte, onde poderão ter uma vista semelhante a esta:


Onde, lá ao fundo se vê o Scotish Exhibition and Conference Centre (SECC), uma estrutura semelhante à Ópera de Sydney e que é palco de vários eventos, desde congressos, conferências ou até concertos de rock. Abaixo, uma fotografia diurna do pavilhão onde decorreu o congresso onde estive presente. Não vale muito a pena irem lá dentro, mas é digno de ser visto por fora, até porque pode ser o ponto de partida para o que vem a seguir. 


Ao lado do SECC está a ser construído o "The Hydro", que será mais uma grande sala de espectáculos.


Perto do SECC, conseguem avistar, então, o Glasgow Science Centre, um centro semelhante ao nosso Visionarium ou qualquer outro centro de ciência viva, onde o público-alvo são os mais novos, com experiências interactivas.
Ao lado, vê-se também a sede da BBC Scotland.



A 15 minutos a pé desta zona, poderão visitar o Riverside Museum, que apesar de estar um pouco afastado de tudo, é obrigatório. Infelizmente, não tenho fotografias para mostrar, mas poderão ver facilmente na net. O museu tem uma colecção invejável de antigas viaturas de toda a espécie, que costumavam servir o país.

Podem depois pôr-se a caminho do Kelvingrove Park, mais um belo exemplo de um parque urbano para descansar e aproveitar o sol... 


Depois será tempo de visitarem a Glasgow University, um complexo escolar fantástico, onde até deve dar gosto estudar. 


Proponho depois que se ponham a caminho do Centro da cidade, através da rua Sauchiehall. O percurso não deverá demorar mais de 15 minutos a pé (para irem nas calmas). Pelo caminho vão ver Charing Cross, uma estação de comboios, com uma fachada fantástica.



Depois da estação, a rua abre-se num reboliço de lojas, galerias e pubs, onde poderão sentar-se e almoçar. Estejam atentos a esta rua, pois há muita coisa que, dependendo dos gostos, poderá ser interessante visitar. Por exemplo, lembro-me de uma galeria de arte comtemporânea que quase passa despercebida e é excelente.

O que proponho a seguir é que se deixem perder nas ruas do centro, não perdendo a Hope Street, onde poderão ver a estação central de combóios, a Renfield Street, onde  uma escapadinha até ao pub Maltman (um dos mais prestigiados da cidade) é imperdível, a Buchanan Street, que entre as Galerias com o mesmo nome e muitas lojas, é o centro fashion. Descendo um pouco, encontram o Princess Square, mais um centro comercial, cuja arquitectura é notável:


Continuando a descer a Buchanan, estejam atentos ao vosso lado direito até encontrarem a The Lighthouse, a outrora sede de um famoso jornal, dá agora guarida a várias galerias com exposições permanentes e itinerantes. A mais importante é sobre a fundação da cidade. E sem pagarem um único penny, podem subir até à plataforma panorâmica que vos permitirá ver Glasgow de cima!!


Desçam até ao fim da rua e encontrem... um pequeno castelo, transformado em café, pelo Nero:


Virem depois à esquerda e passeiem pela Argyle Street, vejam o St Enoch Centre (mais um centro comercial...) e subam depois, à esquerda, a Queen Street, para passarem (e visitarem, é gratuita!!) a Gallery of Modern Art.


Continuem a subir até verem, à direita, a City Chambers!!!!!! A Câmara Municipal... É LINDO!!!


Tempo para parar um bocado e beber um café. Poderão fazê-lo no Merchant Square, um bairro comercial, com bastante oferta de lojas e cafés. 

Para o resto do dia falta-nos ver duas zonas da cidade. Uma para a esquerda e outra para a direita do Merchant Square. Proponho que subam e vão logo à Catedral de Glasgow, pois a última entrada é pouco antes das 17h e vale muito a pena visitá-la por dentro. 


Pronto, a Catedral está e obras, mas nem isso lhe tira imponência. Ao lado da catedral há, talvez, o cemitério mais bonito que já vi. Aliás, conheço muitos bairros residenciais bem mais feios do que o cemitério...

E depois da Catedral sigam caminho até ao Peoples Palace e seus jardins (Glasgow Green),





 não sem antes passarem pela praça St Andrews Square.



E pronto. Falta só o jantar... que obrigatoriamente tem de ser no... Waxy O'Connors, uma experiência celta fantástica!

Boa noite. Amanhã vamos a Edimburgo! 

BM


2 comentários:

Ricardo disse...

Ora aqui está um país que quero MUITO conhecer. Acabaste de me aguçar ainda mais a vontade de lá ir!

Bruno Martins disse...

Olá Ricardo.
Ainda bem!
Fico contente que os meus escritos tenham influência em tão boas vontade.
Vai que não te vais arrepender.
Ainda me falta escrever os artigos do resto da semana na Escócia. Não está esquecido. Para breve, mais sugestões.
É um país fenomenal.
Ab
BM