domingo, 17 de junho de 2012

Snow White and the Huntsman


Fui hoje ver esta película, da qual, digo já, gostei bastante. 

Mas comecemos pela inquietação da coisa. Mas que raio se passa para desatarem a fazer filmes da Branca de Neve agora? Devem ter reparado que esteve também em cena, o "Mirror Mirror"- mais uma Branca de Neve - certo?

Então parece que se comemoram 200 anos desde que os irmãos Grimm, esses grandes malucos que reuniram as mais conhecidas histórias europeias de que há memória, recolheram este conto alemão. 

Pronto, está percebido. 

Vamos, pois, ao que interessa:

- A história é contada um pouco de maneira diferente da que nos habituámos a ler e a ver pela mão da Disney, o que pode ser um pouco confuso... sinceramente, como nunca li o original, não sei qual será mais fiel. 

Não querendo ser spoiler, vou apenas dizer que esta Branca de Neve aprisionada desde criança pela bruxa malvada, brilhantemente interpretada pela não menos brilhante Charlize Theron, na torre norte do castelo, consegue um dia fugir ao seu jugo maléfico. Com a ajuda, claro, dos seus inevitáveis amigos animais. E é aí que a caça começa. O ex-Thor, é chamado para a perseguir e entregar à rainha em troca da alma sua mulher morta. 

Só depois de a apanhar na floresta negra, é que o caçador percebe que a promessa da rainha não passa... de mais uma dissimulada mentira.... (mulheres...). E passa a ser o "melhor amigo" e protector da   jovem princesa. 

Não lhe faltam anões, maçãs e muita magia. Mas, como disse, é tudo um pouco diferente, o que até acaba por ser interessante. 

Contudo, há pormenores que me desagradaram. Por exemplo, era escusado porem a bruxa a sugar a juventude de jovens meninas, tal qual os dementors do Harry Potter... muito escusado... 
Perdoem-me os fãs e apesar de achar que a protagonista, Kristen Stewart, até não está mal de todo (fazendo-lhe justiça, tem até algumas boas cenas), ainda lhe falta muito trabalho para se descolar da pobrezinha que se apaixonou por um vampiro. Houve até alturas em que pensei que ía aparecer lá um deles e um lobisomem e andarem todos à pêra para a conquistarem no final... mas felizmente isso não aconteceu. Mas aconteceram troll´s... e depois de ver os troll´s do Senhor dos Anéis... aquele até parecia um animalzinho simpático. 

Tirando estas pequenas coisas, o filme tem uns efeitos especiais notáveis, o guarda-roupa é também muito bom e, uma vez mais... a fotografia é SUBLIME. Não me admirava de o ver nomeado nesta categoria. Parabéns ao Greig Fraser!

Resumindo, vale a pena pagar o bilhete e ver o filme num grande ecrã.

BM

2 comentários:

Ricardo disse...

Cá está uma coisa em que não estamos em sintonia. Apesar das qualidades artísticas/visuais do filme, achei-o fraquinho.

Bruno Martins disse...

Talvez seja pq eu sou aficionado pelas histórias dos irmãos Grimm. Gosto sempre. É inevitável. lolol