terça-feira, 21 de agosto de 2012

1Q84 - 2º tomo da loucura de Murakami



Tal como tinha referido no artigo sobre o 1º livro da trilogia 1Q84, a minha irmã ofereceu-me o 2º no meu aniversário. E ainda bem que o fez.

Em apenas uma semana devorei todas as suas páginas, de tão intenso e envolvente que é.

Se considerarmos o 1º, como o "livro das perguntas", este 2º pode ser o das "respostas".

Com a mesma natureza fluída e simples que Murakami escreveu o início, vai agora deixando perceber pormenores fulcrais para a compreensão da história e dos elementos que a compõem.

Finalmente percebemos porque é que o Tengo se sentiu tão atraído pelo "Crisálida de Ar" e não resistiu a re-escrevê-lo. Porque é que Fuka-Eri entra na sua vida. E quem é ela, afinal.

Finalmente percebemos como Aomame começou a ver duas luas no céu. A força que a une a um Tengo de 10 anos a quem, um dia, apertou a mão esquerda, no maior acto de amor a que se permitiu durante toda a sua vida. Um acto de amor que mudou a vida de ambos e que os uniu para sempre.

Finalmente a Vanguarda é despida de parte do seu secretismo e deixa-se investigar pelo leitor.

Finalmente!! Este é um livro onde suspiramos muitas vezes... "finalmente". Mas nem todos os finalmentes estão lá. Falta ainda um grande finalmente. Pelo menos um. E esteve tão perto, naquele parque infantil. Enfim.

Prepare-se o leitor desta sequela para muitos momentos de suster a respiração e de inquieta ansiedade quando precisar de poisar o livro para dormir.

Os capítulos, que continuam a suceder-se à vez entre as histórias dos protagonistas, acabam por se imbricar e as histórias de ambos passam a ter lugar num espaço e tempo simultâneos.

O suspense e a inovação de conceitos e de todo um imaginário fantástico criado por Murakami, fazem, cada vez mais, deste 1Q84, uma obra de referência na literatura mundial. Algo tão forte que se torna difícil de abandonar, mesmo em tempo de calor e com ondas fresquinhas a chamar por nós.

Havia uma advertência na contra-capa do livro, à qual não prestei particular atenção. Devia.
"Cria dependência", lê-se, em tom de sábio conselho. Se pensam que é apenas mera publicidade desprovida de conteúdo e cheia de forma por um homem qualquer do marketing... digo-vos já que não é.

O 3º ainda não saiu e eu começo a parecer um tolinho a entrar em todas as livrarias a perguntar quando sairá. Ninguém sabe.

Depois de esburacar na net e face às incessantes investidas de viciados leitores, a editora publicou na sua página do facebook que o 3º volume chega em Setembro aos escaparates das livrarias portuguesas. Enfim. Esperar por Setembro... pode ser extenuante.

Estão a pensar comprar o 1º?
Querem um conselho? Comprem, se puderem, todos de uma vez só.
Leiam tudo de enfiada. E não se esqueçam de respirar.
Se conseguirem.

BM

3 comentários:

Ricardo disse...

Também já passei por uma sensação idêntica. Agora resta-nos aguardar por Setembro (já faltou mais),

http://comovaiasaudinha.blogspot.pt/2012/02/1q84.html

Ricardo disse...

Olá Bruno! Acabei de fazer um pequeno tour pelo teu blogue e gostei do que vi, por isso, adicionei a naudabolha à minha lista de blogues ;)

Confesso ter alguma dificuldade em dizer-te qual o meu preferido de Murakami. Gostei de todos, mas uns agarraram-me mais do que outros. Comecei com "1Q84" (naturalmente o volume 1) e a partir daí devorei em menos de oito meses - com muitas outras coisas pelo meio - a lista que se segue: Sputnik, meu amor", "Norwegian Wood", "A Sul da fronteira, a oeste do sol" (talvez o mais marcante), o 2.º "1Q84" e "Kafka à beira-mar" (extremamente envolvente e intrigante).
Neste momento estou a ler "Crónica do Pássaro de Corda" que é considerado por muitos leitores a obra-prima do autor. Apesar de estar a cerca de 100 páginas do fim, não está entre as minhas preferências. Se tivesse começado por este livro, não me teria agarrado da mesma forma ao universp murakamiano. Prefiro, de longe, "1Q84".

Abraço e saudinha,
Ricardo

http://comovaiasaudinha.blogspot.pt/

Bruno Martins disse...

Ricardo,

Antes demais, obrigado pelas sugestões Murakamianas! Vou ter em conta, nos próximos que ler.

Obrigado tb pelos comentários simpáticos e por teres adicionado o meu blogue à tua lista.

Aproveito para retribuir a simpatia e o gesto. A Saúdinha vai ficar tb representado no meu.

ab
BM