domingo, 10 de fevereiro de 2013

PS e PSD querem roubar a água para a entregar a privados


(divulgo aqui a Nota de Imprensa da CDU Odivelas)

"Em sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Odivelas realizada ontem a 7 de  Fevereiro, no Pavilhão Multiusos, o PS, de braço dado com o PSD, fizeram a maior demonstração de abuso do poder, de falta de vergonha e de sentido democrático, ao impedirem a discussão pela Assembleia do ponto da Ordem de Trabalhos que serviu de base à sua convocação: - a denúncia do acordo com os SMAS/Loures para os serviços prestados por aquela entidade. 

Conscientes da falta de razão que lhes assiste e do crime contra as populações que estão a cometer, os eleitos do PS e PSD apresentaram e aprovaram um requerimento para que se fizesse a votação daquela barbaridade sem qualquer discussão prévia. E assim foi feito. 

Sem argumentos para a defesa da sua proposta de transformar o fornecimento da água num lucrativo negócio para aqueles a quem servilmente obedecem (os grandes senhores do dinheiro) a sua única saída foi a fuga desordenada para a frente, tentando impedir os eleitos que não traem o seu mandato e quem neles confiou o seu voto, de desmascararem publicamente a desvergonha instalada. 

O PS, contra as normas regimentais e, sobretudo, contra a decência que a democracia que tanto apregoa lhes exige, deitou por terra todo o argumentário que tem vindo a utilizar para roubar a água à gestão pública para a colocar à mercê do lucro fácil e sem riscos de um qualquer grupo privado. 

A Presidente da Câmara de Odivelas tem dito insistentemente que a razão maior para esta “solução” é o não se entender com o Presidente da Câmara de Loures. Curiosamente, um e outro são dirigentes nacionais do PS. O que quer dizer que é o PS quem gere ambos os Municípios. O que dá também para concluir que o PS não é um partido fiável.  

Os eleitos da CDU, quer na Câmara Municipal quer na Assembleia, apelaram insistentemente para que este processo fosse suspenso no sentido de, dialogando com os órgãos competentes do Concelho de Loures, fosse possível arranjar uma solução que satisfizesse todas as partes envolvidas: - os órgãos autárquicos de ambos os Concelhos e sobretudo das suas populações, e dos trabalhadores dos Serviços Municipalizados cujo posto de trabalho fica seriamente ameaçado se esta irresponsável decisão for por diante. 

A resposta foi sempre a de que era a Câmara de Loures que não queria dialogar e por isso seria a iniciativa privada a resolver a questão. A verdade é que a presidente da Câmara Municipal de Odivelas estava de posse de uma deliberação formal da Câmara Municipal de Loures (por proposta da CDU), em que, se propõem à Câmara Municipal de Odivelas a criação de uma 
empresa intermunicipal. 

A máscara de PS e PSD caiu com estrondo, defendendo cegamente os interesses privados em detrimento de um serviço público de qualidade. 

Estamos no final do mandato autárquico, o que torna ainda mais ilegítima a decisão tomada que, a ir por diante, irá recair na responsabilidade de quem for eleito em Outubro para dirigir a Câmara. E temos confiança de que a população de Odivelas saberá escolher quem está sempre ao seu lado e “despedir quem a enganou”. 

Para a CDU as soluções são claras. A gestão da água, dos resíduos sólidos e do saneamento é melhor e mais barato se estiver na esfera pública. A gestão pública destes serviços, se bem geridos, oferece mais qualidade. 

A CDU tudo fará para inverter este processo que traria consequências muito gravosas para a população do Concelho de Odivelas. A água ficaria mais cara e o de pior qualidade no abastecimento. 

A CDU desenvolverá todas as ações ao seu alcance no sentido de que não se concretize a passagem de preciosos bens públicos para a exploração de privados. Continuaremos a intervir quer no plano institucional quer na rua junto das populações para as intenções do PS e do PSD não vejam a luz do dia. 

A CDU deixa uma forte saudação à população que manifestou, na Assembleia Municipal, o seu mais que justo protesto contra a mercantilização de um bem tão precioso para a vida humana como é a água. 

A CDU manifesta ainda o seu reconhecimento aos trabalhadores dos SMAS pela elevada consciência de classe revelada em todo este processo. 

A CDU continuará a defender intransigentemente os Serviços Públicos e os postos de trabalho 
dos seus trabalhadores. 

8 de Fevereiro 2013 
CDU Odivelas " 


Sem comentários: