domingo, 14 de abril de 2013

A Queda dos Gigantes


Após sábio conselho do autor de "Como vai a saudinha", aventurei-me nas 917 páginas que compõem o primeiro volume da trilogia "O Século" -  "A Queda dos Gigantes". 

A história conta as aventuras de 5 famílias (inglesa, alemã, russa, americana e galesa) entre os anos de 1911 a 1925, por entre factos verídicos da história política e social internacional. 

Assistimos no voltar da página, ao deflagrar da 1ª Guerra Mundial, ao envolvimento da Rússia Imperial e da América, à invasão da Bélgica pela Alemanha e à quase capitulação de Paris. 

Quem capitula, porém, é o Czar na Rússia e os vermelhos Bolcheviques conquistam as ruas e o Kremlin com a Revolução de Outubro. 

Entretanto, numa Inglaterra que também se alistou ao lado da sua aliada França, a agitação social é elevada e os militantes do partido trabalhista começam a introduzir pequenas diferenças, de integração e igualdade. "Algumas" mulheres conquistam o direito ao voto. Algumas delas irão até ser eleitas para a câmara dos comuns. 

A Alemanha é vencida e obrigada a assinar assunção de culpa. 

Ken Follett é um mestre da palavra. Apesar deste livro poder confundir-se com uma arma de arremesso,  o autor consegue manter-nos presos à trama, ansiando virar a página e descobrir o que vem a seguir. O feito é ainda mais notável, quando todos já sabemos o desfecho da história principal. 

Termino parafraseando o autor com, talvez, uma filosofia de algibeira, mas repleta de veracidade, na voz de Maud:

- "O aviltamento a que sujeitamos os outros volta, mais tarde ou mais cedo, para nos atormentar". 

Abraço, 
BM


2 comentários:

Ricardo disse...

Caro Bruno,
Apesar de poder ser facilmente confundida "com uma arma de arremesso", letal, diria eu, fico contente por teres gostado de ler o livro.
Subscrevo por inteiro as tuas palavras: "o autor consegue manter-nos presos à trama, ansiando virar a página e descobrir o que vem a seguir. O feito é ainda mais notável, quando todos já sabemos o desfecho da história principal".

Touché!

Abraço e Saudinha,

PS- Vem aí a Feira do Livro. Pode ser que se encontre algum Follett a preço apelativo ;)

Bruno Martins disse...

:D

Abraço e boas compras na Feira!

Certamente haverá qq coisa!! :)

BM