domingo, 2 de novembro de 2008

Cultura de Pedra

Edição de Outubro, com 2 dias de atraso...

Como já vos disse, os últimos tempos têm sido dificeis, entre trabalho, aulas e dinâmica voluntária.

De qualquer maneira, cá estou eu, tal como prometido, a dar conta de mais uma vila em profunda transformação. Tão profunda que me atrevo a chamar-lhe Revolução.

Vou falar-vos da minha segunda casa, onde passei dos melhores momentos da minha vida: Sesimbra.

Para quem já não vai a Sesimbra há mais de dois anos, esqueça tudo, ou quase tudo, o que pensa saber sobre Sesimbra.

A vila está realmente mudada! Passeios pedonais ao longo da praia, requalificação das estradas e melhoria do trânsito são apenas alguns exemplos pequenos do que por lá se anda fazendo.

Felizmente tive a brilhante ideia de, em bom tempo, subscrever a revista "Sesimbra Município", onde a CM vai dando conta do que anda a fazer. E, digo-vos, é um stress ler aquela revista! Sempre que chega um número novo, deparo-me com mais não sei quantas obras, ideias e projectos. Sesimbra bem merecia que cuidassem dela como estão a fazer agora. Nos últimos anos, a vila tinha estagnado no tempo e, para além de uma nova unidade hoteleira, nada tinha surgido de novo, bom ou diferente. Tudo mudou. 
Sempre que lá vou recordar os bons tempos, vejo um pormenor novo, uma acessibilidade melhorada, uma nova rotunda saída da auscultação à população, o Castelo a ser recuperado e utilizado para eventos interessantes... sim sr! Isto é que é trabalhar.

Muitos são os exemplos do bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Quero só destacar alguns:

- "O arranque da construção da Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância no Pinhal do General, o lançamento do concurso para construção da EB1 e Jardim de Infância de Sampaio e a aceitação da candidatura para construção da EB1 e Jardim de Infância no Zambujal são uma realidade e representam um passo importante na renovação do parque escolar do município, que a autarquia tem levado a efeito nos últimos anos." Assim escreve a tal revista que vos falei.

- Requalificação da Fortaleza, marginal poente e núcleo antigo da vila - candidatura ao QREN foi aprovada!

- Obras de Saneamento em todo o concelho.

- Fortaleza de Santiago - após pressão do Presidente da CM, este imóvel vai, finalmente, passar a ser gerido pela CM, pelo que já está preparado o projecto de recuperação e requalificação deste imóvel, com a instalação no seu interior de "um conjunto de equipamentos de cultura e lazer".

Mas uma das coisa mais importantes que gostava de partilhar convosco é a requalificação do Cabo Espichel e do seu santuário. Quem não se lembra de ir a este belo lugar onde a natureza e a obra do Homem parecem rivalizar em beleza, e pensar "como raio deixaram chegar isto a este ponto de degradação??" 
Pois este sentimento não mais será sentido pelos amantes do património e da natureza: nos últimos meses a CM levou a cabo a "regularização do piso do terrado do santuário, através da colocação de um pavimento em seixo e eliminação do estacionamento para permitir apenas a circulação pedonal." Só por isto já estava contente, mas...
"De seguida a autarquia procedeu ao emparedamento dos vãos da ala Norte, à limpeza da Mãe d'Água e de toda a envolvente do conjunto, e à caiação das fachadas."

Mas não se ficam por aqui: " Para levar por diante as restantes intervenções previstas, a CM apresentou uma candidatura ao QREN, da qual ainda aguarda resposta. O projecto, orçado em cerca de 1,2 milhões de euros, contempla a reestruturação dos espaços exteriores do santuário, a zona do terreiro e junto à falésia, a construção de um estacionamento, a requalificação da  Mãe d'Água e a criação de um percurso museológico de ligação entre vários pontos de interesse turistico (...)."

Bom, poderia ficar aqui o resto do fim de semana a falar-vos de que se passa em Sesimbra, mas acho que o melhor mesmo é tirarem um dia ou dois e irem passear por lá.

Gostaria de parabenizar o Sr. Presidente da CM pelo excelente trabalho que tem vido a desenvolver e dizer-lhe que tenho muita pena de, no meu concelho, não assitir a esta dinâmica tão espectacular.

BOA!

Para quem não viu a edição de Setembro da Cultura de Pedra, ainda vai a tempo. Clica aqui!

BM

2 comentários:

Andrea Santos disse...

Muito Boa terra, Sesimbra! E Muito Bom trabalho. Parabéns!

Unknown disse...

Concordo inteiramente contigo. O executivo camarário de Sesimbra está a dar uma lição de como todos deveriam trabalhar em beneficio da população.
Efectivamente os politicos não são todos iguais.