domingo, 7 de dezembro de 2008

Emmaüs: «Do "não presta", faz-se "o que se precisa"»

Olá a todos.

O tempo é um bandido sabido. Passa sem darmos por ele e, quando nos apercebemos, estamos a caminhar lentamente para a inevitabilidade da velhice.
Termos consciência disto é já um ponto a nosso favor, e reconhecer que estamos a deixar muita coisa para trás em nome de causas e de lutas colectivas, não nos deve acomodar a alma de solidário e guerrilheiro social, mas sim despertar-nos para a necessidade de não esquecermos quem nos ama, quem nos apoia e que, de uma maneira ou de outra, permite que possamos levar a nossa vida como mais gostamos: a trabalhar para a construção de uma sociedade mais justa e de oportunidades.

Nesta roda viva que é o trabalho comunitário, um grande movimento mundial destaca-se pela serenidade com que, diariamente, utiliza o trabalho e a camaradagem para integrar pessoas que precisam de espaço e tempo para pensarem nas suas vidas e organizar o seu futuro.

Fala-vos do Movimento Emmaüs do Abbé Pierre.

Iniciado pelo próprio em 1949, chegou a Portugal em 1983 pela "voz forte, convincente e apaixonada de Henri Le Bouriscud", anunciando as linhas básicas do movimento; "Partilha com os mais desfavorecidos e luta contra as causas da miséria."

Actualmente existem duas comunidades Emmaüs em Portugal: uma no Porto sita na Rua Lindo Vale, 193 (telef. 225509501) e outra em Caneças na Estrada do Lugar d'Além, 16 - Quinta das Lages - 1675 - 502 Caneças (telef. 219800038).

Este movimento não recebe subsídios de qualquer entidade: "Queremos ser auto-suficientes. Como trabalho principal - assim são as formigas - trazemos para a comunidade tudo o que as pessoas não querem ou não precisam. Tríamos, recuperamos e colocamos à venda nas nossas lojas, ou em feiras especiais. 
Com o resultado das vendas, vivemos dignamente, ajudamos outros e apoiamos projectos. Homens e Mulheres que trabalham, sentindo o orgulho de ganhar o pão de cada dia, em vez da esmola (...)"

Este movimento tem, porém, uma rede de voluntários que ajuda a manter viva esta chama de solidariedade.

Se quiseres também podes participar. Basta que contactes a comunidade mais próxima da tua casa.

"conforme semeares, assim colhes.

E tu, que semeaste?"



BM

3 comentários:

Andrea Santos disse...

Fico feliz que tenhas consciência disso...
O Movimento Emmaüs é muito à frente... trabalham para conseguir o que precisam! é algo bastante digno e honesto... os meus Parabéns!
Mais uma vez sou trespassada por uma enorme vontade de ajudar... vou ver o que posso fazer.
Bjs

jorge manuel disse...

Bem-haja o movimento.De rosto de humano, digno.Gostaria de ajudar

Bruno Martins disse...

Caro Jorge, seja bem-vindo!

Se quiser posso colocá-lo em contacto com dirigentes da comunidade de Caneças.

Abraço,
Bruno Martins