sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Junta de Freguesia de Caneças sem executivo!

Já podia ter escrito mais cedo sobre este assunto, mas mesmo com a minha jovem impulsividade e vontade de desbravar o mundo, rompendo com bafientas maneiras de ser e de estar, tive a calma suficiente para deixar passar uns dias, para melhor integrar o que se passou. Para relatar os factos com verdade, mas com isenção. Sem a perturbação inquieta da injustiça, da má vontade, da politiquice raquítica, que condeno veementemente.

Eis o que se passa: nas passadas eleições de 11 de Outubro, a vitória sorriu à CDU que, inclusivé, subiu de votação, vendo, assim, a sua maioria relativa reforçada.

O facto de, este ano, não ter havido uma lista de independentes que, no ano passado, conquistou menos de 900 votos, fez com que esse eleitorado se dividisse literalmente pelas listas do PS e da amálgama de partidos da coligação de direita, cujas evoluções eleitorais somadas perfazem exactamente uma quantia da mesma ordem de grandeza. Esta é a primeira grande curiosidade, que reflecte a natureza daquela anterior lista e do seu eleitorado (a motivação era derrotar a CDU?? oh, claro que não, era de trabalhar pela terra... pois sim e como disse um dia uma amiga: "e sou o Pai Natal vestido de Palhaço").

Posto isto, resultou que na Assembleia de Freguesia que reuniu esta segunda-feira, foram eleitos 5 elementos da CDU e 4 de cada uma das outras listas referidas. Isto é, juntas somam mais eleitos que a CDU.

Cenário perfeito para atrasar o andamento do trabalho.

O Presidente eleito da Junta de Freguesia de Caneças, da CDU, claro está, envidou enormes esforços para definir um acordo pós-eleitoral com as restantes forças para garantir a governabilidade da freguesia, propondo soluções com executivo bi-partidário que, na minha opinião, até é o mais coerente.

Não houve fumo branco. Não foi possível encontrar uma solução que permitisse eleger um executivo para começar imediatamente a trabalhar para Caneças e para os Canecences.

Uma vez que os outros partidos não se mostraram disponíveis para acordos, depois de todos os eleitos empossados na Assembleia, coube ao Presidente da Junta propôr um executivo composto pelas "pessoas que já conhecia, em cujo trabalho confia e que o acompanharam no último mandato", ou seja, João Polido, Marta Lourinho, Bruno Martins (eu próprio) e Luís Pereira. Como todos esperávamos, esta proposta foi chumbada com 5 votos a favor e 8 contra.

Que novidade.
Na segunda proposta, que manda a lei que seja diferente da primeira, o Presidente troca Luís Pereira da CDU, por Tânia Beleza do PS. E não é que a votação se mantém? O PS votou CONTRA a proposta que continha um elemento da sua lista para o executivo... enfim.

O que é que isto reflecte? Deixo que todos vocês, leitores e eleitores, tirem as vossas conclusões...

Neste paradigma, a sessão foi encerrada, ficando o Presidente da Junta a acumular funções de Presidente, secretário, tesoureiro, vogal e Presidente da Assembleia de Freguesia, ficando responsável pela marcação de nova sessão de Assembleia para se voltar a discutir o assunto e, espero eu, eleger um executivo, valha-me Deus.

Se pensam que Caneças lucra com estas medidas, estão enganados. A CDU ganhou as eleições. É o seu programa eleitoral que deve ser posto em prática. Não faz sentido que se coloque uma salganhada de partidos no executivo, para que se perca metade do tempo a discutir o que fazer, em vez de fazer!

Estou, contudo, confiante que a responsabilidade política dos eleitos fale mais alto e esta situação se resolva rapidamente!

Até lá, Armidno Fernandes enfrenta uma nova aventura, uma nova tarefa em prol da população, do trabalho autárquico, por Caneças e por um projecto alternativo de construção de um mundo e de uma sociedade melhores. O projecto da CDU!

BM

Sem comentários: