sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O que tem a Marcha do Algoritmo em comum com Thriller?

A Marcha do Algoritmo, que eu acho divinal, é, para quem não conhece, uma dança que nasceu no Japão (pois claro!), inspirada numa séria de televisão infantil - PythagoraSwitch.

Esta dança procura explicar pequenas coisas às crianças, sobretudo organização, disciplina e auto-controlo.

Os comediantes que, normalmente, interpretam esta marcha, fazem-no como bombeiros, jogadores de futebol... o que lhes vier à real gana...

A universalidade desta marcha é tal, que conceituados grupos, como o Blue Man Group, já a interpretaram nos seus espectáculos.

Há milhões de versões desta dança: desenhos animados, robots, crianças, pais... é simplesmente efectuada um pouco por todo o mundo. Mas disso já eu sabia. O que eu não sabia é que, nas prisões das Filipinas... também!

Ao que parece, o método de "disciplinar" os reclusos e de promover a sua melhor integração na sociedade é... dançar. Simplesmente dançar.

Cerca de 1000 reclusos dançaram esta marcha. 1000! Imaginem o que é coordenar toda aquela gente. E mais... fazer com que eles cooperem e que o façam bem.

Bom, já se sabia que dançar é terapêutico, mas isto superou tudo o que pensava saber sobre terapias alternativas.

Pois, e o que esta marcha tem em comum com a música do Mickael, é que ambas já foram interpretadas naquele pátio do estabelecimento prisional.

Para conferir:





Parece-me melhor do que bastonadas, gangs e violência. De parte a parte.

Breve nota: lembram-se que o arquipélago das Filipinas foi descoberto pelo português Fernão de Magalhães a serviço do Rei... Espanhol??

BM

2 comentários:

Ana disse...

Meus Deus, o que faz ter tempo livre. E não me refiro aos reclusos filipinos, refiro-me a t!

Quanto ao Magalhães, o navegador, e não o computador, é apenas uma janelinha do que nós temos a mania de fazer. Não dar oportunidades aos nossos profissionais extremamente qualificados, génio diria, que se vêem obrigados a emigrar para encontrar saída para as suas capacidades.

Andrea Santos disse...

Eu sempre disse que a dança é terapêutica. Tanto a nível psíquico como físico. Desde melhoria da auto-estima, como desenvolvimento de coordenação, auto-controlo e discilplina... já para não falar nas calorias que se queimam de uma forma interessante e divertida (para quem gosta, claro).
Eis uma brilhante prova ;)

bjs