quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial da SIDA

No mesmo dia em que se comemora a revolta de 1 de Dezembro de 1640 (contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal levada a cabo pela Dinastia Filipina de nuestros hermanos, que acabaria por culminar na instauração da Casa de Bragança e na restauração da independência de Portugal), luta-se, também, contra dois dos maiores flagelos da Humanidade: o VIH e a Sida.

Em www.sida.pt, a Coordenação Nacional para a infecção VIH/SIDA oferece um portal ímpar para o esclarecimento de dúvidas, dando linhas de orientação a quem se preocupa com esta matéria.


Confesso que este assunto me preocupa bastante. Preocupa-me porque parece existir algum desconhecimento acerca de alguns factos importantes sobre este vírus. Preocupa-me a estigmatização. Preocupa-me a ostracização. Mas preocupa-me também que muitos portugueses continuem a ter comportamentos de risco ou porque não sabem que o são, ou porque pensam que só acontece ao vizinho do lado.

Não querendo dar lições de moral a ninguém, nem uma consulta de DST's, permitam-me divagar sobre algumas ideias que acho que nem sempre estão bem claras entre todos nós:

- VIH e SIDA são a mesma coisa?
Não! Muitos dos infectados com VIH podem nunca desenvolver SIDA. O VIH é, como o nome indica, o Vírus da Imunodeficiência Humana. Uma vez infectado com o vírus, actualmente, não há possibilidade de o purgar do organismo. MAS, com a medicação correcta, que é gratuita no sistema nacional de saúde, o vírus pode nunca dar origem à SIDA, que é o Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que debilita o sistema imunitário dos hospedeiros, tornando-os susceptíveis a infecções parasitas, que o podem levar à morte. Mesmo as pessoas que desenvolvem SIDA têm acesso a medicação que não só melhora a sua qualidade de vida, como também atrasa a progressão da doença!

- Como Posso Contagiar-me?
. Partilha de Seringas;
. Transmissão vertical: de mãe para filho. Nota: nem todos os filhos de mães sero-positivas, terão de o ser. A nossa medicina evolui bastante. Com a medicação correcta e com todos os cuidados, agora o filho de uma mãe sero-positiva, pode nascer saudável!
. Sexo desprotegido: de QUALQUER TIPO QUE ENVOLVA TROCA DE FLUIDOS! Sim, caros amigos, Sexo Oral incluído. Poder-me-ão dizer: "sim, mas o sexo oral tem uma probabilidade muita baixa... era preciso ter uma ferida a sangrar na boca..."... pois, de facto, é reduzida, é. Mas não é zero. Para quem se infecta é de quanto?!? 100%, certo? Pois, já li estudos em que uma parte significativa das pessoas infectadas afirmam que "só poderá ter sido por sexo oral"! E agora?
Mais... e outros tipos de DST's? Papiloma, já ouviram falar? Passa de mucosa a mucosa... basta tocar quando a infecção está activa, para ocorrer transmissão... e Hepatite? Pois, essa também.
Amigos, se não conhecem e confiam no vosso parceiro ou se têm mais do que um parceiro... o melhor é sempre usar preservativo.
Especial cuidado com o sexo anal, pois o ânus não é lubrificado, o que potencia pequenos traumatismos que podem sangrar e assim ocorrer transmissão. Neste caso, o uso de lubrificantes é indispensável. Convém ser à base de água para não interagir, destruindo, o preservativo.
Muito cuidado se o preservativo romper. O VIH, presente no sémen e fluido pré-seminal, nos fluidos vaginais e no sangue (nas lágrimas, suor, fezes e urina não. Na saliva há quem diga que é residual e há quem diga que a constituição da saliva é até um agente protector contra o vírus!) pode passar do homem para a mulher, tal como o inverso, claro está. Assim, no caso do preservativo romper, o melhor é parar e substitui-lo! Sem desculpas! Não vão esperar até o "ai ai, que é agora e tiro fora", porque a glande do pénis é permeável ao vírus e com a fricção do acto sexual, poderão ficar contaminados (homens) e como o fluido pré-seminal também contém vírus, podem ocorrer pequenas libertações sem que nenhum dos dois dê conta e assim contaminar-se a mulher...

- Como saber se estou contaminado?
O melhor a fazer é testar! Em Portugal existem os CAD's - Centros de Aconselhamento e detecção Precoce do VIH/SIDA - que, de uma forma anónima e gratuita e apenas com uma picadinha no dedo, em meia hora conseguem dar um resultado muito fiável, apenas 3 meses após o comportamento de risco.
Nota: não esperem por sintomas. Há pessoas que nunca os desenvolvem. Outras têm sintomas semelhantes a uma constipação...


NÃO TE DEIXES INFECTAR PELA DÚVIDA! FAZ O TESTE!!!

Sempre que tiveres dúvidas, não hesites em ligar para a Linha SIDA pelo 800 266 666!

Como diria alguém meu conhecido... "isto do sexo... eu faço, você faz, toda a gente faz!"... SIM, mas que se faça sem colocar em risco a nossa existência, sonhos e felicidade. :)

BM

5 comentários:

Ana disse...

Estes conhecidos com as suas frases eloquentes!… =)

Muito bem lembrado! Bom post. Serviço público do melhor.

Bruno Martins disse...

sim, quase poderia ser incluído na categoria "citações eloquentes". lol

Obrigado. Faz-se o que se pode.

bjs
BM

Ana disse...

Só agora é que reparei - falta um 'l' no título…

Rita B. disse...

Bubu:
Adorei a forma como juntaste os dois temas!
O desconhecimento sobre o HIV é atroz (bom, o de Portugal tb, já que hj ouvi um sr dizer que "Portugal é independente desde 1640!" E o Tratado de Zamora em 1143, diz-lhe alguma coisa?! Sabe o significado de Restauração?!?!) e pessoal da minha idade e mais velho até não saber que o vírus se transmite por sexo oral é uma coisa que me transcende! Portanto, mais uma vez Parabéns!
Já agora, qto às prendas do solstício, e dado que as 4 primeiras são gostos em comum e como tal, n levas népia! e Lomo é mt cara, e tal e tal e coisa... sobram-me as meias e as cuecas, pelo que preciso do teu número de calçado e de... traseiro!
Beijos da gógózinha com mau-feitio!
PS: no meu estaminé tb tenho a minha lista, como fotos e tudo!

Bruno Martins disse...

oooops, pois falta.

Gógó: obrigado!
sim, já vi a tua lista, mas como disseste que a ias aumentar, tenho estado à espera...

bjs
BM