sábado, 4 de dezembro de 2010

WikiLeaks.ch... The return of the Leaks!!


Para quem não sabe (ou não quer saber...) a WikiLeaks é uma organização na área da Comunicação Social, SEM fins lucrativos.
É evidente que aceitam donativos para fazer face a despesas, mas o seu principal objectivo é, como eles dizem, "keep governments open"... e a partir de hoje estão de volta, em domínio Suíço - .ch.
Será porque acreditam que a Suíça vai manter a irritante posição de nunca tomar posição acerca do que quer que seja?

A sua actividade iniciou em 2007 e é suportada por milhares de voluntários do mundo inteiro que, com o seu trabalho, suportam a iniciativa de tornar públicos importante notícias e documentos de todo o mundo.
 
In fact, qualquer um de nós que se veja na posse (vá-se lá saber como...) de material classified pode utilizar a ferramenta "drop box" no site da Wikileaks e deixar lá o conteúdo com garantia de o fazer em total anonimato. Mas se esperam que os senhores não façam o trabalho de casa e publiquem toda e qualquer verborreia que para lá mandem... desenganem-se. Muitos jornalistas e investigadores estão no terreno e só depois de cruzarem as informações e terem a certeza da sua legitimidade é que a publicam.

Isto é uma coisa mesmo em grande. Bem pensada.

A organização tem sido distinguida pelo seu trabalho por diversas vezes, como se pode ver no seu site:
  • the 2008 Economist Index on Censorship Freedom of Expression award
  • the 2009 Amnesty International human rights reporting award (New Media)
...mas, actualmente, atravessa uma fase difícil da sua existência ao ver um dos maiores gigantes do mundo a tentar calá-la. Os Estados Unidos da América ficaram um bocadinho ofendidinhos com os últimos "leaks"... ...e quem se pica... bom, adiante.

Talvez um pequeno vídeo seja mais fácil para partilhar a ideia:
 


Tiro o meu chapéu ao seu fundador, Julian Assange, (que foi comparado a Bin Laden por Sarah Palin) pela sua coragem e preserverança. Só espero que o Ricardo Araújo Pereira não tenha razão quando diz "só tenho uma coisa a dizer... este senhor vai falecer".
Acho que isso acabará por não acontecer... bom, pelo menos não por isto; eventualmente terá de acontecer, mas deverá ser de cancro, ou de uma doença cardio-vascular qualquer como a maioria dos Americanos. O tipo foi esperto e enviou vários documentos-chave encriptados a milhares de pessoas e... se algo lhe acontecer, alguém despoleta o algoritmo que descodifica, reúne e difunde esse material corrosivo. Mesmo que isso seja meramente especulativo... acho que os senhores do poder não vão querer correr esse risco.

Deixo-vos com uma frase dos próprios:

"(...) The great American president Thomas Jefferson once observed that the price of freedom is eternal vigilance. We believe the journalistic media plays a key role in this vigilance."

BM



Sem comentários: