domingo, 5 de dezembro de 2010

Sugestão de Natal e devaneios literários

A grande saga que nos deixou colados ao ecrã na nossa infância chega-nos agora em BD numa edição portuguesa. Até agora, nada de novo. Já existiam outras. A piada desta, porém, é que respeita a versão original e o livro lê-se ao contrário do que estamos habituados: de trás para a frente e da direita para a esquerda.

O meu sangue Árabe já me levava a fazer isto muitas vezes, mas com livros era um bocadinho chato... saber que o Zé António morre com uma faca espetada no escalpe, sem saber quem é o senhor, fazia-me sentir um tanto ou quanto desconfortável, pelo que optei fazer isso apenas com revistas... daquelas em que só lêem as gordas e as caixas, porque o que interessa mesmo são as fotos das miúdas giras.

Foi o que aconteceu ontem, quando desfolhava uma revista, da qual já não me recordo o nome (catano, pá), mas que me prendeu a atenção por ter um texto erótico cujo título dizia assim: "O Arquitecto do Amor". Lá está, li as gordas e as caixas e... o fim. Que contava: "(...) Era incansável aquele seu pilar de betão, que jorrava uma inspiração quente dentro de mim."
Achei tão erudito e tão apropriado para estar na mesa de um café, onde qualquer criança que esteja a metade da primeira classe já consiga decifrar, que não resisti a transcrever estas sábias palavras de Carolina Mello.

E eis porque sugiro Dragon Ball apenas para adultos. Não sei que raio se passou na cabeça de Akira Toriyama quando escreveu estas tiras. Devia estar no cio. Criou a Bulma, uma taradona sexual, o Son Goku, um puto que nada sabe e pensa que a Bulma, coitadinha, perdeu as "suas Bolinhas" e vai lá mexer para se certificar, um Oolang que troca favores para ver as cuecas da Bulma e até o Tartaruga Genial que alicia Bulma (raios partam a chavala que é uma porcalhona) a despir-se para seu deleite gráfico a preto e branco.

Este número 1 da saga do pequeno rapaz macaco arrancou-me sonoras gargalhadas. Quem quiser ofercer-me as restantes, por favor, esteja à vontade.

Insisto: altamente recomendável para uma económica e hilariante prenda de Natal, ao contrário dos brejeiros textos dessa tal senhora Carolina.

BM

11 comentários:

Ana disse...

Pode ser que alguém te ofereça os restantes.

Já agora, desfolhavas uma revista, tipo, arrancavas-lhe as folhas? É que isso não é nada agradável de se fazer a uma revista que esteja num café. =)

Rita B. disse...

Bubu:

Em primeiro lugar obrigada pelo teu comment no meu cantinho! Palavras dessas confortam a alma!

Agora, lamento informar, mas já comprei a tua prenda! Não é cara, não é chique, mas tem tudo a ver com os teus valores como pessoa e espero que te acompanhe por alguns tempos!

Hope you like it!

Beijinhos Natalícios,
Rita B.

Bruno Martins disse...

Ana: sim, pode ser... já está na minha lista.
E sim, lamento, mas desfolhava mesmo. Revistas na minha mão... raramente chegam a meio com todas as páginas. Não sei mto bem porquê.
Ah e naquela do café, só não aconteceu porque tu impediste.

Ritinha: foi sentido, a sério. Não precisavas de te incomodar... mas agora estou em pulgas para saber o que é, caraças pá. ahahahahah
(depreendo, então, que não será um T2... porquê? fogo...)

bjs
BM

Beatriz disse...

Então um T2???? Nada modesto, sim senhor...
E o "menino" anda a ler coisas muito impróprias, pelo que percebi da conversa...humm não foi isso que a escolinha dos Castanheiros ensinou!
bjs
Beatriz

Rita B. disse...

Não coloques as expectativas mt altas!!
É só um miminho!
Ah, e preciso da tua ajuda para comprar a prenda do Rui!
Bjns*

Bruno Martins disse...

Olá Beatriz!!
Ohhhhh a Escolinha dos Castanheiros... Que saudades!!
Estavam mesmo à mão de semear estas histórias... lol

Estou a pensar no futuro... Uma casa grande, para uma família grande. :) Se bem que um T2 não é assim tão grande.

Rita: o Rui não quer prendas! (pacóvio)

bjs a ambas
BM

Beatriz disse...

Quem anda tão "in love" tem mesmo de arranjar uma casa grande para uma família Graaaaande...estou a brincar, claro!
Aproveita bem o T2,a dois...

Bj

Bruno Martins disse...

Pois Beatriz... vamos ver. :)

AHHHHH A minha linda namorada já me ofereceu o nº 2 do Dragon Ball... portanto, só para a frente, ok? ehehehe

BM

Ana disse...

Bem, e o número 1, sff…

João Figueiredo disse...

Esqueceste-te de dizer que quem te mostrou este livro, numa magnifica edição da ASA, fui eu. E deixa-me esclarecer algumas coisas. De facto, lê-se ao contrário, mas no Japão também existem publicações no sentido "ocidental". A Manga (ou BD japonesa) é que sempre foi publicada nesse sentido. E deixa-me dizer que ao inicio pensei que fosse dificil ler BD assim, mas já estou treinado. Aliás, quando a série começou a dar em Portugal, houve um Boom de Manga, que era importada pela, na altura, recente FNAC, através das edições francesas, onde constava, obviamente, o Dragon Ball. Quanto a Dragon Ball ser exclusivamente para adultos, deixa-me discordar um bocadinho. Sendo certo que eu nunca ofereceria isto ao sobrinho de 7 anos da Adelina, darei premissão a que o meu filho de 10 leia esta importante obra da BD internacional. Deixa-me fazer um pouco de história...Dragon Ball começou a ser publicado no Japão, por alturas do nosso nascimento (1984, mais coisa menos coisa), na Weekly Shonen Jump, a revista de qualquer categoria mais vendida em todo o mundo (chegou a vender 1 milhão de exemplares semanaisna altura de Dragon Ball, o seu maior sucesso), que ainda hoje se mantém no activo. Por ela passaram obras como "Os Cavaleiros do Zodiaco" ou o mais recente "Naruto". A questão é que a cultura japonesa é muito diferente da nossa e as questões sexuais são abordadas muito cedo, o que podemos achar estranho à primeira vista, mas é mesmo assim. A grande maioria das Mangas são carregadas de erotismo, sempre foi assim, mas asseguro que há milhentas outras histórias de uma qualidade fantástica e de histórias magnificas. Deixo como exemplo a minha mais recente paixão, "Solanin" de Inio Asano.
O Akira Toriyama é um mestre que impulsionou toda a Manga, talvez mais do que o Tesuka, o "pai" da Manga moderna e criador do fenómeno Astro Boy, que só agora, 50 e tal anos depois e graças a um filme, é que chegou ao mercado português, também graças à ASA. E aliás, se achas o Dragon Ball uma fase de cio do Akira, é porque nunca viste o Dr. Slump, a sua primeira obra, onde dizem que ele esteve on fire com a taradisse. Mas Dragon Ball é uma nova versão de uma lenda chinesa, a lenda do rei macaco, magnificamente explorada. E para informação, a ASA tem previsto lançar toda a colecção (se compradores houverem) e acho que já saíu ou vai sair o nº 3. Também é uma ideia para prendas para mim.

Bruno Martins disse...

Obrigado João, pelo teu eloquente comentário!!!

Acho graça que dizes que darias a ler AO TEU FILHO de 10 anos e não À TUA FILHA de 10 anos. Pois.

ahahah

Abraço companheiro,
BM