terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Careca"

Caros amigos, 

Hoje é dia de vos recomendar mais um excelente ponto de turismo gastronómico em Lisboa. 

A doce Pastelaria do Restelo "Careca". 

Quem me conhece sabe que não sou o maior fã de doces do mundo, incluindo bolos. Há algo, porém, nesta pastelaria que me tira do sério. 

Bem, começando por enquadrar: 

- A pastelaria foi fundada em 1954 e ganhou notoriedade pelos seus palmiers, de massa fina e estaladiça. E, apesar destes bolos terem sido os impulsionadores da casa, actualmente a sua fama foi ultrapassada por um primo mais robusto e "engordativo". Sim, já sei que a palavra "engordativo" não existe, mas permitam-me lá inventar termos que descrevam com justiça o pecado que é ingerir aqueles... croissants

Os melhores croissants de Lisboa e, muito provavelmente do mundo. :) 

Senão vejamos e comamos já com os olhos:

fonte: http://jubley.blogspot.com
O que é que eles têm assim de tão bom? Para além de serem servidos quase sempre quentes (a procura é tanta que as fornadas estão permanentemente a sair...), são feitos com massa folhada com manteiga e polvilhados com açucar que, com o calor, vai caramelizando.

Comê-los simples é uma experiência divinal e única. Mas se forem atrevidos e colocarem uma fatia de queijo... bem, aí, rebentam com a escala de calorias, mas regalam bem a vossa barriguinha e a vossa alma. É impossível sair dali sem um sorriso de orelha a orelha.

Fica na Rua Duarte Pacheco Pereira, nº11, na freguesia de Santa Maria de Belém...


Ver mapa maior

... e é um ponto de paragem obrigatória no vosso próximo passeio dominical. Depois digam cá ao Bruninho se não foi um conselho vencedor. Oh lá lá, se não será...

Uhmmmm (salivando, qual cão de Pavlov),

BM

1 comentário:

Juliana Bley disse...

Ola Bruno!!
Obrigada pela visita ao meu blog. Que bom que gostasse do post sobre Portugal. Voltei dai apaixonada por Lisboa e todas as demais cidades que visitamos.
Pode sim colocar a foto no seu blog.
Um abraço,
Juvc