domingo, 1 de abril de 2012

Nuclear Power

Venho, hoje e uma vez mais, incitar a discussão sobre a potencialidade da Energia Nuclear, como alternativa aos combustíveis.

A ideia prende-se com o recente artigo publicado pela The Futurist:


clicar para ler o artigo



E para quem ainda não está familiarizado com o assunto, aqui fica um pequeno resumo que preparei nos meus tempos de IST:

Uploaded on authorSTREAM by Bruno.Martins

E está relançada a discussão!

BM






1 comentário:

Joana do Mar Machado disse...

Boa noite. É sem dúvida um óptimo assunto para debater. Assim sendo vou-me dedicar um pouco ao desafio lançado:

Será a Energia Nuclear uma forma segura de produzir electricidade ou será o início de uma "balança" entre um investimento de excelência e uma aposta demasiado arriscada? Infelizmente não consigo ter uma resposta concreta sobre este assunto mas pelo que tenho lido, apercebo-me de que se tivesse de optar na escolha entre as várias Energias seria demasiado claro que a Energia Nuclear não seria a escolhida. E porquê? A partir do momento em que tentamos inserir algo na sociedade, esta mesma tem de opinar, reflectir e avaliar o impacto do investimento deste tipo de Energias. Se investir implica expor trabalhadores na extracção, separação e enriquecimento do urânio, será esta uma amostra significativa para não avançar com o projecto? De facto não é mas é o suficiente para que, no futuro, se possam desencadear consequências da exposição prolongada, tendo impacto a nível pessoal mas também social. A população também terá sempre em mente o que se passou em Hiroshima e Portugal, sendo um país envelhecido, não "renova" o seu conhecimento. Predomina sempre no mesmo patamar e as pessoas têm a sua opinião muito baseada em factos. Não há preocupação em contrapor a opinião que lança um mau impacto na sociedade.Assim, não acho que a Energia Nuclear seja um bom meio para "poupar" ou uma boa Energia para investir.
Portugal tem uma extensa costa. Porque não se investe nesta opção? Considero que seja a melhor.


Joana do Mar Machado