domingo, 6 de maio de 2012

"The Raven"

"The Raven" é a nova película do realizador de "V for Vendetta", James McTeigue, e conta com John Cusack no principal papel. E que papel esse que John teve a responsabilidade de interpretar. Nada mais nada menos do que o escritor que inspirou este e tantos outros filmes... o grande, o único... Edgar Allen Poe.

Já tive oportunidade de escrever sobre ele por aqui; se o quiserem recordar, é favor clicar para ler. Como tal, não me vou alongar em elogios ao artista, apesar de ele merecer cada um dos adjectivos que me passam pela cabeça sempre que leio uma das suas histórias. 

Consigo perceber porque é que as pessoas se deixam levar pelo seu imaginário sombrio. É que a linha que separa a ficção da realidade é tão subtil que, por vezes, parece que Poe não é mais do que um jornalista a relatar algo que se passou realmente. Mas não. Tudo provém da sua cabeça.

Agora, daí até acontecer o que acontece neste filme... já é preciso ser-se ligeiramente, vá, psicopata.

Um dos maiores fãs do escritor, cuja identidade permanece misteriosa até poucas frames do final do filme (e, melhor, uma personagem que se mantém muito camuflada, sendo muito difícil desconfiar dela quase até ao fim... o que nem sempre acontece neste tipo de thriller que, mesmo querendo levar-nos numa direcção, consegue-se logo perceber que se nos querem levar para a esquerda, é porque é para a direita... mas neste não!!), começa a matar pessoas tendo como inspiração... as fantásticas histórias de Poe.


Alimentando-se da genialidade do escritor, o psicopata vai recriando os ambientes, as personagens das histórias e, naturalmente, também o seu enredo e desfecho, matando as suas vítimas com todos os pormenores descritos por Poe. 

Como era de esperar, Poe foi o primeiro suspeito dos assassínios. Acontece que, no momento em que está a ser interrogado, mais um crime é reportado, desta feita com o "O Poço e o Pêndulo" como pano de fundo. A partir daí é chamado a participar na investigação, de maneira a antecipar os passos do assassino. Poe é a sua inspiração, mas não posso deixar de dar créditos também à sua imaginação e engenho ao deixar pistas e manipular toda a gente até conseguir raptar e manter cativeira a amada de Poe. Para a descobrir, Poe terá de continuar a escrever e a publicar as suas histórias de terror, mas desta feita passou de autor a personagem, escrevendo o seu próprio destino naquelas páginas de jornal. 

E, tal como convém a um gótico dedicado, envolto em sombra e tragédia, troca a sua vida pela da sua amada. 

É um filme bastante bem conseguido, cheio de suspense e que nos incomoda, tal é o nível da ansiedade que transmite. Penso que é esse o objectivo deste tipo de filme e, portanto, este cumpre na perfeição. 

Certamente um dos melhores filmes do ano, até agora. Penso só que John Cusack não foi a melhor escolha para esta personagem... não estou com isto a dizer que está mal, longe disso, mas penso no que um Robert Downey Jr poderia ter feito com ela... só faltou um desempenho soberbo para esta película ser uma masterpiece.

Aqui fica o trailler para os interessados:



Imperdível!!

BM



Sem comentários: