segunda-feira, 11 de junho de 2012

Conhecer Dublin Dia #2

Neste segundo dia em Dublin, aconselho-vos a rumarem à Viking/Medieval Area, onde poderão encontrar os edifícios mais típicos da era celta, onde a modernização da cidade não foi suficientemente forte para destruir a tradição. 

Nesta zona poderão apreciar a Christ Church Cathedral, e o Dublin Castle que, para variar, tem um bonito jardim onde poderão repousar.


Dublin Castle
Tomem depois a Patrick Street, e caminhem até à St. Patrick's Cathedral. A catedral é lindíssima e visitável por dentro, ainda que seja pago. Os estudantes têm desconto como, aliás, na maioria das atracções da cidade. 


O interessante desta catedral é que passou por diversas fases e reconstruções sendo visível cada uma delas no estilo de cada ala. Visitem também as catacumbas, onde poderão ver o tesouro e algumas peculiaridades interessantes, como as múmias de um gato e de um rato que terão morrido no órgão da catedral, quando o segundo lá se enfiou tentando fugir às garras do primeiro.

Esta zona tem também bonitas ruas para vaguear e, por isso, sugiro que deambulem até se sentirem satisfeitos. Depois, desçam até ao rio e passem para o outro lado. Poderiam ficar deste lado da margem e ir ver a zona oeste da cidade, mas assim perderiam algumas ruas bonitas e também a oportunidade de passar em várias pontes sobre o Liffey. Passem pela ponte O'Donovan ou pela FR Mathew e estarão cara a cara com o "The Four Courts".


Sigam pela Church Street, até ao cruzamento com a Mary's Lane e virem à esquerda para encontrarem um sítio IMPERDÍVEL: a antiga Destilaria da Jameson. Infelizmente nesse dia, o Bruninho estava um bocado preguiçoso e não levou a máquina, e portanto não há registo do espectacular edifício que outrora albergava a fábrica e agora nos serve de museu. 

A entrada é paga, mas uma vez mais, merece que abram os cordões à bolsa. Poderão começar por ver um pequeno filme sobre a história da família que a fundou e como surgiu a fama do Jameson. Não esquecendo que o lema desta família era "sine metu", ou seja, "sem medo".  

Depois poderão assistir a cada uma das 8 etapas de produção do whiskey irlandês, sendo que a fase mais distintiva é a 6ª, a destilação. E porquê? Porque é tripla, ao contrário do americano que é só destilado uma vez e do escocês que é duas. Ah e Scotch só se aplica ao escocês, ok?? 

No final da visita ainda temos direito a uma prova de whiskey, da maneira que melhor nos aprouver. Eu escolhi com ginger-ale, mistura a que eles chamam de "Perfect Serve". 

Depois disto quererão almoçar algo, creio. E bem sei que é andar para trás um bocado, sabendo que o que vos vou propor a seguir é continuar para oeste. Mas... nesse lado da cidade, sítios para comer não abundam e, por isso, mais vale recuar 10 minutos, porque é mesmo só isso no máximo, e ir até à Mary Street e apreciar... um belo Nando's.

Agora sim, com o reservatório novamente cheio, pés ao caminho em direcção a Phoenix Park. Pelo caminho encontrarão a Blue Coat school, o National Museum Collins Barracks, o Army HQ e o Wellington Monument

E que tal depois passarem pela Frank Sherwin Bridge e verem a espectacular "Heuston Station" e depois continuarem pela Circular Road para o National War Memorial e seus bonitos jardins? 

Aproveitem uma vez mais a imensidão da relva para descansarem ou, porque não, para namorarem um bocadinho...

Quando se sentirem preparados para fazerem 2km a andar... sugiro-vos que dêem corda aos sapatos em direcção à James Street para verem a destilaria da Guiness e muitos mais edifícios dignos de nota neste percurso que desembocará no Temple Bar. 

Para terminar a noite, aconselho-vos a marcarem, com pelo menos 24h de antecedência, um jantar típico irlandês, com espectáculo musical e de dança tradicionais. Recomendo onde estive: O Arlington Hotel.

Terão uma noite inesquecível, garanto-vos!




Ah e se vos chamarem para voluntários do espectáculo... be ready para andarem às voltas como se não houvesse amanhã.

Enjoy.

BM




Sem comentários: