segunda-feira, 16 de julho de 2012

Escócia dia #2

Continuamos a jornada pela Escócia.

Acordem cedinho e saiam de Glasgow com rumo a Edimburgo, pela M8, com primeira paragem na Rosslyn Chapel.

Aqui fica a papinha já feita. É só guiarem-se pelo mapa:

Ver mapa maior

O google diz que a viagem demora cerca de 1 hora, mas eu fiz em cerca de 45 minutos. Aconselho-vos a sairem de Glasgow a tempo de fazerem esta viagem e estarem à porta da Rosslyn Chapel à hora da sua abertura:

- 2ªf - Sábado: 9h30 - 18h00 (última entrada às 17h30);
- Domingo: 12h - 16h45 (última entrada às 16h15).

A Catedral está, actualmente, a ser remodelada. Mas, ainda assim, não perde toda a sua imponência.



A capela, fundada em 1446 por Sir William St. Clair, demorou 40 anos a ser construída e tem sido palco de diversos mitos e lendas, ainda que a maioria não possa ser comprovada. 
Tornou-se ainda mais famosa após ter aparecido no Código DaVinci, como sendo o refúgio do Santo Graal; pode ainda ver-se o sítio onde a produção do filme colou uma das marcas da linha da Rosa Arago. Pois, o símbolo foi plantado para o filme... não existe na realidade. Mas agora ficou lá a marca...

O melhor desta capela é mesmo o interior, cujo nível de pormenores é nada menos que avassalador.  

Depois de poderem dizer que já estiveram na capela onde se filmou o Código DaVinci, peguem em vocês e rumem a Edimburgo, que têm muito para ver!

Situada na margem Sul do estuário do rio Forth, Edimburgo é a capital da Escócia e uma cidade predominantemente medieval.

Se apenas tiverem um dia para estar na cidade, aconselho-vos a fazer uma viagem de sightseeing para terem uma visão global e, depois, apearem-se nos locais que mais gostarem. No meu caso, considerei imperdíveis os seguintes (notem que há muitas mais atracções dignas de nota, mas a menos que queiram andar a correr... talvez estas já sejam suficientes para vos preencher o dia):

- Castelo de Edimburgo






O castelo é imponente e a construção mais impressionante da cidade, ainda que de longe não seja a mais bonita. É casa das jóias da coroa Escocesa e desempenhou, logicamente, um importante papel na defesa da cidade. Actualmente, é a segunda atracção mais visitada da cidade. 

É palco de diversos eventos, incluindo um festival, em Agosto, onde orquestras militares interpretam eventos históricos do país. 

A principal rua da cidade é a Princes Street, que reúne os principais locais de comércio, restauração e hotelaria. É também nesta rua que podemos encontrar um monumento homenagem a Sir Walter Scot, um dos mais famosos escritores escoceses:



A outra artéria que, com a Princes Street, rivaliza em importância na cidade, é a Royal Mile, uma avenida que une o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse.




Nesta avenida, que se chama Royal Mile exactamente por se estender exactamente por quase 1 milha, podem apreciar diversos edifícios medievais, uma catedral e inúmeros restaurantes e lojas de souvenirs.



Numa das transversais da Royal Mile, conseguimos avistar o monte onde estão os edifícios que, antigamente, funcionavam como parlamento escocês e que são construções impressionantes.



E agora alguns pontos dispersos de interesse:

- Boby's Bar

Este tradicional bar, para além de ter um interior muito interessante, é uma homenagem ao cão que se vê na estátua, um terrier que permaneceu de guarda na campa do dono, até ele próprio morrer e ser enterrado ao lado do dono. 

- The elephant house


Entrem e apreciem o ambiente onde JK Rowling escreveu grande parte de... Harry Potter. 

Tal como disse anteriormente, o sightseeing... é a melhor opção para não perderem pitada da cidade!

Ah e andem a pé o mais que puderem pelas ruas da cidade. Vão ver que é uma experiência única.

Até amanhã.

BM





Sem comentários: