segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"Uma Noite em Casa de Amália"

Na mesma noite que antecede a viagem de um jovem soldado português para terras do Ultramar, um animado serão decorre em casa da maior diva do Fado que o mundo já ouvira. 

No amplo salão de sua casa na Rua de São Bento, Amália recebeu poetas, cantores, compositores e pintores que, entre poemas, cigarros e muito whisky, permitiam-se filosofar sobre a vida e o amor e, para os mais corajosos e/ou desbocados, tecer críticas de índole política. 

Este é o tempo e o espaço de acção de "Uma Noite em Casa de Amália", de 4ªf a domingo, no emblemático Teatro Politeama, levado à cena por Filipe La Féria e protagonizado por Vanessa Silva no papel de Amália. 

O elenco é composto por talentosos actores e cantores que nos transportam suavemente para uma realidade não tão longínqua quanto alguns querem fazer parecer. E até mesmo aqueles, como eu, que já nasceram em liberdade, conseguem sentir o modo como se vivia naquela época tenebrosa da nossa história. Mas percebem também que a música, a poesia e as artes podem ser uma enorme arma de resistência e motivação. 

A Vanessa Silva, mesmo após 23 Fados, leva o espectáculo às costas até ao seu final, sem falhar uma nota sequer e, em cada uma delas, tem o condão de nos arrepiar ainda mais que na anterior.

Não creio que seja o melhor musical de La Féria, porque já assisti a produções suas realmente memoráveis, como "My Fair Lady" ou "Música no Coração" ou até mesmo "Amália", mas ainda assim é um espectáculo fascinante que vos aconselho vivamente.

Como disse no final, "é impossível sair daqui sem um brilhozinho nos olhos". 

Mesmo sem apoios do estado, a nossa cultura não há-de morrer. E esta é só mais uma prova do talento que espera em Portugal por consagração e pelo carinho incondicional dos portugueses. 

Como eu gostaria de ver uma rua apinhada de teatros, com portas abertas de par em par e filas a perder de vista nas bilheteiras. 

Um dia, talvez. 




BM

Sem comentários: