domingo, 28 de setembro de 2008

"Portugal negoceia vinda de mais médicos estrangeiros"

Li mesmo agora esta notícia que não me espanta, mas entristece: pelas contas da Ordem dos Médicos, existem 4.287 clínicos estrangeiros a exercer em Portugal.

Como todos sabem não tenho nada contra a vinda de estrangeiros que vêm ajudar a fazer de Portugal um país melhor e com mais capacidade para enfrentar o futuro. Pelo contrário.

Contudo, não deixo de ficar irritado com a enorme hipocrisia desta medida: quantos jovens portugueses com grande vocação para exercer Medicina, ficam de fora por escassas e miseráveis décimas? Não seria muito mais correcto garantir condições de formação de mais médicos em Portugal? Se vamos buscá-los lá fora é porque temos NECESSIDADE disso.

É urgente a construção de mais instituições de ensino da Medicina, que garantam a formação do número necessário de médicos em Portugal. Porque não fazemos isso? Lobbies? Pois claro. Interesses e especulações financeiras? Evidente. É capaz de ficar mais barato ir buscar médicos ao estrangeiro do que construir faculdades e investir na formação dos jovens portugueses.
Depois admiram-se da fuga de cérebros para o estrangeiro. Enfim.

Até quando vamos continuar a não planear os sectores chave da nossa sociedade e a depender de terceiros para garantir os serviços mínimos da população?

BM

4 comentários:

Andrea Santos disse...

por acaso também li esta notícia agora. é triste que assim seja; mais, é estúpido!
É que sai mais barato ir buscar os médicos já formados do que investir na sua formação e esperar que se formem. enfim, pensamento pequeno e sem investimento no futuro!

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol disse...

Oi Bruno! Meu nome é Carolina e já faz um tempo que venho acompanhando teu blog. Sou brasileira e percebo que, realmente, herdamos muitas coisas do teu país (principalmente as negativas). Aqui não importamos médicos, mas alguns de nossos estudantes vão para Cuba e por lá ficam. Enquanto isso, aqui no Brasil, filas, falta de aparelhos, descaso e incompetência caracterizam nossa saúde pública. Parabéns pelo blog. Se puderes visite o meu.

Bruno Martins disse...

Olá Carol.
Realmente Cuba é um país que recebe imensos estudantes estrangeiros que querem ser Médicos.
Eu já tive a honra de ir conhecer os hospitais cubanos e os seus clínicos e também algumas universidades de Medicina e Ciências da Saúde; vim de lá com a cabeça à roda com a elevadíssima qualidade nesta área. Equipamentos de ponta, clínicos muito competentes e instalações fantásticas. enfim. há uma clara aposta nesta área tão importante.
Em Portugal não há necessidade de ir para Cuba, pq temos Espanha aqui ao lado com cursos de Medicina bem mais acessíveis. Alguns voltam. A maioria fica por lá.
Acho que tens razão quando dizes que os nossos países têm muitas semelhanças, mas ao menos no teu parece haver vontade de mudar e construir uma sociedade melhor, ainda que com dificuldades e retrocessos, enquanto que no meu, estamos cada vez a afundar-nos mais, devido à cegueira e autismo dos nossos consecutivos governantes.
Obrigado por seres leitora. Passarei sem falta pelo teu blog.

Bjs,
BM