domingo, 12 de fevereiro de 2012

Nordeste Brasileiro - Rio Grande do Norte III: Passeio de Buggy, Lagoa de Artiuba e Cajueiro de Pirangi

Continuando com a transcrição do meu diário de bordo da viagem ao Nordeste Brasileiro, partilho convosco hoje o passeio de Buggy que fizemos pela zona Norte da região. 

Começando bem cedo, pelas 8h30 e quando já estavam 40º C, lá estava o buggeiro (o condutor do buggy, portanto) à porta do nosso hotel, para nos apanhar e começar a aventura. 

Depois de apanharmos mais um casal, para completar o buggy, lá fomos em direcção ao balsa e à praia de Malembé, que se devem lembrar do primeiro artigo que escrevi sobre a viagem.

Era lá que começava a emoção. O buggy seguiu pela praia em loucura, connosco sentados em cima das costas dos bancos, ao vento, sem cinto de segurança (quando penso nisso... aquilo é capaz de não ser assim muito seguro, mas ninguém parece ralar-se com isso...) e a adorar a experiência. 

Seguimos em direcção às dunas, para aumentar ainda mais a emoção do passeio. Foi aí que começaram os problemas. Um enorme estalo. Foi o que ouvimos. Foi o motor do nosso buggy. 

Parámos. O buggeiro saiu. Abriu o capot e disse: "ah, é bronca besta"... "trato disso num piscar de olho".



Pois, não era bronca besta! Não só não tratou daquilo num piscar de olhos, como ainda tivemos de voltar até à Lagoa, junto ao Balsa... para esperarmos num local onde tivessemos água e não morressemos com uma insolação. Passadas quase duas horas ele voltou para nos buscar, clamando que a bronca estava resolvida. Bem e lá fomos animados por ali fora. Até o buggy parar outra vez. E outra. E outra. 

Fizemos um vídeo que resume tudo o que passou nesse dia de passeio:



Mas não fiquem a pensar que é sempre assim. O buggeiro disse que está no ramo há mais de 15 anos e era a primeira que lhe acontecia aquilo... bom... ainda que possa ser uma mentirinha... não deve acontecer sempre, né?! E a verdade é que vale mesmo muito a pena!

E mesmo entre avarias, onde pude provar os meus dotes como mecânico (!), ainda tivemos oportunidade de visitar sítios inesquecíveis, que aproveito para aconselhar a quem vai de viagem.

Em primeiro lugar, um excelente tempo passado na Lagoa de Arituba.




A lagoa, de água doce e morninha, faz as delícias de miúdos e graúdos. Para além do inevitável banho de imersão que podem degustar durante horas, sem experimentar hipotermia, podem desfrutar das actividades disponíveis, com slide para a água, canoagem, passeios de gaivota e ainda... almoçar ou petiscar nos pitorescos restaurantes embrenhados nas palmeiras da encosta da lagoa.

Enquanto por lá almocávamos, o buggeiro estava de volta do motor... e quando já equacionávamos como é que íamos sair dali caso o buggy não se mexesse.. aparece o buggeiro com ar triunfante a clamar que tinha resolvido tudo e que ainda tinhamos tempo de  visitar o maior Cajueiro do mundo!

E lá fomos. O cajueiro em questão é o cajueiro de Pirangi, localizado na praia de Pirangi do Norte, a 12 km de Natal. O cajueiro continua envolto em mistério, principalmente sobre a sua origem. E porquê? Porque tem 8500 metros quadrados, 500m de perímetro e que produz cerca de 80 mil cajus em casa safra. Só este, equivale a cerca de 70 cajueiros. É obra! Entre teorias de aliens e inspirações divinas, a que reúne mais consenso é a de que foi plantado por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira, em 1888. O pescador viria a morrer debaixo do cajueiro com a bonita idade de 93 anos. 



Actualmente quem brinca por entre o cajueiro são outros habitantes, bem mais descarados:



Para concluir: 

O passeio de buggy é um MUST DO. Só espero que seja num sem bronca besta. ;)

BM

3 comentários:

Ana disse...

Comentários necessários:
- este foi dos melhores passeios que fizemos (lagoa, excelente, cajueiro, lindo),
- que fotos tão lindas do cajueiro (de facto tens uma namorada que é um espetáculo =D ).

Bj

Bruno Martins disse...

ahahah tenho é uma objectiva 70-300mm espectacular. ..

ahahah

mas concordo. :)

BM

Ana disse...

Olha, pois, exactly my point! =D