domingo, 10 de junho de 2012

"A Vida é uma Grande Ideia"


Venho hoje recomendar-vos um livro infanto-juvenil, escrito por uma colega quando tinha apenas 13 e publicado aos 15 anos. 

Com a luta contra o tabaco com pano de fundo, é Orquídea a personagem principal que nos conduz pela acção dos tempos conturbados típicos de qualquer 8º ano. Uma menina sonhadora e idealista que vive em Vila Franca de Xira e afirma que a escola Alves Redol é a melhor escola do mundo. 
Bom, neste ponto teremos de discordar, mas isso parece-me normal e, portanto, matéria a descartar deste pequeno review

Orquídea parece, por vezes, a menina que de facto é, mas páginas depois surpreende-nos com tiradas filosóficas que me arrancaram alguns arrepios enquanto calibrava, ainda sozinho e à espera de colegas e doentes, os tubos fotomultiplicadores do PET, às 7h da manhã no nosso serviço. 

Faço questão de partilhar alguns convosco, citando sem vergonha uma menina de 13 anos; em primeiro, um exemplo de pragmatismo e, talvez sem intenção, até de algum humorismo:

- "Sou eu, sou eu - estão a ver a variedade de respostas que se pode dar quando se pergunta ´quem é´? Pergunta desnecessária. À partida, quando se pergunta quem é já se sabe que há-de ser alguém. É pouco provável que seja um animal, um objecto, um fungo ou uma palmeira. Não é, pessoal que responde ´sou eu´?"

Um fungo ou uma palmeira!?!??!? Adoro. 

E depois, a reflexão sobre a sociedade:

"Dá-me a entender que os adultos nem sequer se apercebem de que vivem obcecados pelo trabalho e deixam a vida passar ao lado. A vida verdadeira, claro. Porque eles vivem enganados numa outra vida poluída de impostos, de IVA´s, de inflações e de rendas da casa. E já não se lembram de que o Mundo, em tempos lhes coube inteirinho no coração."

Pequena nota à autora: minha cara Drª... bom trabalho. Fiquei surpreendido. E quero mais! Acho que nos deves a todos, teus leitores, mais livros e mais histórias. 

Fico à espera. 

Boas leituras.

BM

2 comentários:

Vega disse...

LOL. Que belo "review"! :) Assim até fiquei com vontade de comprar... ;) Será que ainda está à venda?? :P

Kiss kiss

Bruno Martins disse...

Cara Vega... Na net encontra-se tudo!!!!!! :D