terça-feira, 26 de abril de 2011

25 anos depois de Chernobyl

Incrível como esta data passou tão ao lado de toda a gente.

O debate nuclear não só é interessante em termos académicos, como essencial em termos de planeamento energético.

O que se vai fazer agora? Desactivar todas as centrais espalhadas pelo mundo? Ou investir em instalações mais seguras?

Aqui fica um documentário muito interessante:


Parte 2



Não percam.

Só quero lançar o debate. A minha opinião pouco importa.

Ab
BM


9 comentários:

Anónimo disse...

Energia Nuclear Sim!
Os incidentes que houveram na historia foram devidos a descuidos e a pouca ou nada de fiscalização. A energia fossil tem sido responsavel por imensas catastrofes no mar e tem contrubindo por um aumento exagerado de CO2 no ar. Se podemos produzir energia limpa porque não usa-la?

Bruno Martins disse...

O anónimo não assinou, mas eu sei quem é. Identificou-se no facebook.
Convém dizer que é a opinião de um Físico. Quero com isto dizer, que é a opinião de alguém com conhecimento de causa.

Obrigado pela participação amigo.

Ab
BM

Daniel C. disse...

Energia Nuclear Com certeza!

A comunicação social pode ser um dos maiores inimigos da evolução natural, e pegando no assunto já discutido, os combustíveis fósseis poluem em demasia, no entanto a energia nuclear em si pouco ou nada polui quando comparada com a energia nuclear, em termos de risco poderá ser muito bem equiparada uma e outra. O acidente de Chernobyl em causa foi muito provavelmente causado por uam falta de cuidado e pouco cohecimento do que poderia ocorrer caso houvesse uma fuga ou, neste caso, o sobreaquecimento do reactor. Nos dias de hoje tal é praticamente impossível de acontecer com as novas tecnologias de Protecção e segurança Radiológica! As pessoas estão muito mal informadas e o acidente de Chernobyl apenas fomenta as ideias de que a energia Nuclear é algo de mau e perigoso.

Por último, embora tenha sido um acidente, os meus pesames para as vidas perdidas no mesmo.

Bruno Martins disse...

Daniel C, de Daniel Carvalho?

Meu antigo aluno?

Obrigado pelo contributo. Faz-nos falta discutirmos isto. A sério!

Sabes, em Chernobyl acho que não foi falta de conhecimento... foi mais... negligência, percebes?

De resto, excelente texto.

Qto a comparações com outro tipo de energias... há estudos efectuados que apontam que a Energia Nuclear NÃO é, de longe, a mais perigosa das formas de produção.


Abraço,
BM

Beatriz Santos disse...

Grande parte das mentalidades não estão preparadas para um passo (no ponto de vista deles) tão grande. Mudar mentalidades é o primeiro passo para a evolução.

Carolina de Nóbrega Correia disse...

Sim, com certeza!

Se bem que sou suspeita, hoje em dia os seus prós e contras estão bem estabelecidos. E aí está, como tudo tem o seu senão, mas na minha opinião a produção de Energia Nuclear proporciona a existência de uma fonte de energia alternativa às Energias Fósseis, sem emissão de gases causadores do efeito de estufa.
Também existem as Energias Renováveis, mas se formos a ver, estas não resolvem os problemas de energia no mundo e são limitadas.
Por outro lado, existe a perspectiva do grande perigo que a Energia Nuclear pode causar, mas a meu ver as pessoas estão mal informadas e hoje em dia existem muitas maneiras de ultrapassá-lo através da Segurança e Protecção Radiológica, investindo sempre em instalações mais seguras.

Temos de investir na evolução.

Parabéns pela iniciativa. (:

Daniel C. disse...

Em resposta ao Professor: Sim Daniel Carvalho seu antigo aluno de Medicina Nuclear.

Em resposta a Beatriz Santos: Temos de ter em conta que sim, existe sempre a chamada resistência à mudança, mas isso não passa da mentalidade das pessoas. Lembro-me que numa aula foi-nos mostrado uma frase que seria mais ou menos o seguinte:" Nao vejo o mundo com mais de 4 computadores que ocuparam salas inteiras." E no entanto hoje em dia o computador e 1 objecto banal e que quase toda a gente o possui. A mentalidade das pessoas deve ser o de avançar, mas sempre com algum cuidado evidentemente e não o de nunca tentar "Porque faz muito mal com em Bhernobyl".

Em resposta a Carolina C.: Sempre foi dito e é bem conhecido o nosso ditado de que "Nada é perfeito", sendo que também poderemos citar o "Não e possível agradar a gregos e troianos". È verdade que a energia nuclear estará longe de ser perfeita, mas na nossa sociedade temos de comparar os beneficios e os perigos e com as novas tecnologias aumentamos cada vez mais e diminuimos o outro, respectivamente. tal como dizes, Há que investir na evolução.

Mariana Pinto disse...

Energia nuclear sim!

Que alternativas temos mesmo para (sobre)viver?
Os vícios já são muitos relativamente aos consumos energéticos e já não chega o petróleo ou até os recursos renováveis. Como tudo e todos tem o seu "tempo de adaptação", eu espero que esse passo seja dado. Gostava pessoalmente de poder ter um papel mais decisivo para que isso aconteça mas até lá... Esperamos por avanços e quiça alternativas!

Cumprimentos a todos

Bruno Martins disse...

Assim é que é! Fico feliz pela vossa tomada de posição. Sinal de que pensaram no assunto, que não vos é indiferente.

Sou, neste momento, um professor orgulhoso. ;)

Obrigado a todos por se interessarem.

Continuem a estudar! Contribuam com o vosso saber, para dar um pontapé à crise.

Só um cérebro treinado valerá mais do que mil FMI's.

:D

ahahahaha

ab,
BM