Então, tal como prometido, aqui ficam algumas sugestões para uma semana na Escócia.
Talvez seja boa ideia chegarem no dia anterior, à noite, para aproveitaram da melhor maneira o dia inteiro.
Para quem viaja com low budget, aconselho estadia no
ETAP Hotel, um hotel humilde, mas limpo, com todas as condições necessárias e um pequeno-almoço razoável. Para além disso, fica situado num complexo de diversão e restauração, o Quay. O Quay é um excelente lugar para encontrar refeições rápidas a preços razoáveis (o
Nando´s marca presença, oh yeh!), cinema, bowling e até um salão de jogos... ou seja, para ocupar tempos mortos.
Então vamos lá. Se ficarem no ETAP, há ali uma zona que condensa várias atracções a não perder, a ver:
- Clyde e Clyde Arc
Deste complexo podem logo avistar o rio que corre a cidade, o Clyde, e a famosa ponte Clyde Arc.
Se estiverem alojados no ETAP, então recomendo-vos a atravessarem esta ponte, onde poderão ter uma vista semelhante a esta:
Onde, lá ao fundo se vê o Scotish Exhibition and Conference Centre (SECC), uma estrutura semelhante à Ópera de Sydney e que é palco de vários eventos, desde congressos, conferências ou até concertos de rock. Abaixo, uma fotografia diurna do pavilhão onde decorreu o congresso onde estive presente. Não vale muito a pena irem lá dentro, mas é digno de ser visto por fora, até porque pode ser o ponto de partida para o que vem a seguir.
Ao lado do SECC está a ser construído o "The Hydro", que será mais uma grande sala de espectáculos.
Perto do SECC, conseguem avistar, então, o Glasgow Science Centre, um centro semelhante ao nosso Visionarium ou qualquer outro centro de ciência viva, onde o público-alvo são os mais novos, com experiências interactivas.
Ao lado, vê-se também a sede da BBC Scotland.
A 15 minutos a pé desta zona, poderão visitar o Riverside Museum, que apesar de estar um pouco afastado de tudo, é obrigatório. Infelizmente, não tenho fotografias para mostrar, mas poderão ver facilmente na net. O museu tem uma colecção invejável de antigas viaturas de toda a espécie, que costumavam servir o país.
Podem depois pôr-se a caminho do Kelvingrove Park, mais um belo exemplo de um parque urbano para descansar e aproveitar o sol...
Depois será tempo de visitarem a Glasgow University, um complexo escolar fantástico, onde até deve dar gosto estudar.
Proponho depois que se ponham a caminho do Centro da cidade, através da rua Sauchiehall. O percurso não deverá demorar mais de 15 minutos a pé (para irem nas calmas). Pelo caminho vão ver Charing Cross, uma estação de comboios, com uma fachada fantástica.
Depois da estação, a rua abre-se num reboliço de lojas, galerias e pubs, onde poderão sentar-se e almoçar. Estejam atentos a esta rua, pois há muita coisa que, dependendo dos gostos, poderá ser interessante visitar. Por exemplo, lembro-me de uma galeria de arte comtemporânea que quase passa despercebida e é excelente.
O que proponho a seguir é que se deixem perder nas ruas do centro, não perdendo a Hope Street, onde poderão ver a estação central de combóios, a Renfield Street, onde uma escapadinha até ao pub Maltman (um dos mais prestigiados da cidade) é imperdível, a Buchanan Street, que entre as Galerias com o mesmo nome e muitas lojas, é o centro fashion. Descendo um pouco, encontram o Princess Square, mais um centro comercial, cuja arquitectura é notável:
Continuando a descer a Buchanan, estejam atentos ao vosso lado direito até encontrarem a The Lighthouse, a outrora sede de um famoso jornal, dá agora guarida a várias galerias com exposições permanentes e itinerantes. A mais importante é sobre a fundação da cidade. E sem pagarem um único penny, podem subir até à plataforma panorâmica que vos permitirá ver Glasgow de cima!!
Desçam até ao fim da rua e encontrem... um pequeno castelo, transformado em café, pelo Nero:
Virem depois à esquerda e passeiem pela Argyle Street, vejam o St Enoch Centre (mais um centro comercial...) e subam depois, à esquerda, a Queen Street, para passarem (e visitarem, é gratuita!!) a Gallery of Modern Art.
Continuem a subir até verem, à direita, a City Chambers!!!!!! A Câmara Municipal... É LINDO!!!
Tempo para parar um bocado e beber um café. Poderão fazê-lo no Merchant Square, um bairro comercial, com bastante oferta de lojas e cafés.
Para o resto do dia falta-nos ver duas zonas da cidade. Uma para a esquerda e outra para a direita do Merchant Square. Proponho que subam e vão logo à Catedral de Glasgow, pois a última entrada é pouco antes das 17h e vale muito a pena visitá-la por dentro.
Pronto, a Catedral está e obras, mas nem isso lhe tira imponência. Ao lado da catedral há, talvez, o cemitério mais bonito que já vi. Aliás, conheço muitos bairros residenciais bem mais feios do que o cemitério...
E depois da Catedral sigam caminho até ao Peoples Palace e seus jardins (Glasgow Green),
não sem antes passarem pela praça St Andrews Square.
E pronto. Falta só o jantar... que obrigatoriamente tem de ser no...
Waxy O'Connors, uma experiência celta fantástica!
Boa noite. Amanhã vamos a Edimburgo!
BM