terça-feira, 27 de novembro de 2012

"O Homem das Solas de Vento"

Na passada 6ªf, totalmente em cima da hora, convidaram-me para ir ao lançamento do novo livro do Sérgio Brota.



Quando cheguei já o evento ía avançado, mas ainda consegui apanhar o vídeo que o Sérgio fez para partilhar connosco a sua visão do mundo, desta vez em frames animadas e acompanhados à viola por um jovem Pedro qualquer coisa, que não consegui apanhar. 

O livro fala de "Estórias de viagens pelo sudoeste asiático", mais propriamente pela Índia, Nepal, Butão, Tailândia, Laos e Camboja. 

Quando vi este conjunto, saí a correr do trabalho e fui à velocidade da luz para a Fnac. É exactamente o conjunto que me fascina, faltando apenas o Vietname para completar a perfeição da escolha. 

Escusado será dizer que vim de lá fascinado e com um livro autografado pelo Sérgio. 

Do que já li, aconselho vivamente não só os textos que o Sérgio escreve, mas também as fotografias que capta... e deixo convosco uma frase que Ellen Johnson-Sieleaf partilha connosco pela mão do Sérgio:

"Se os sonhos não te assustam, não são suficientemente grandiosos..."

Ab
BM

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"Uma Noite em Casa de Amália"

Na mesma noite que antecede a viagem de um jovem soldado português para terras do Ultramar, um animado serão decorre em casa da maior diva do Fado que o mundo já ouvira. 

No amplo salão de sua casa na Rua de São Bento, Amália recebeu poetas, cantores, compositores e pintores que, entre poemas, cigarros e muito whisky, permitiam-se filosofar sobre a vida e o amor e, para os mais corajosos e/ou desbocados, tecer críticas de índole política. 

Este é o tempo e o espaço de acção de "Uma Noite em Casa de Amália", de 4ªf a domingo, no emblemático Teatro Politeama, levado à cena por Filipe La Féria e protagonizado por Vanessa Silva no papel de Amália. 

O elenco é composto por talentosos actores e cantores que nos transportam suavemente para uma realidade não tão longínqua quanto alguns querem fazer parecer. E até mesmo aqueles, como eu, que já nasceram em liberdade, conseguem sentir o modo como se vivia naquela época tenebrosa da nossa história. Mas percebem também que a música, a poesia e as artes podem ser uma enorme arma de resistência e motivação. 

A Vanessa Silva, mesmo após 23 Fados, leva o espectáculo às costas até ao seu final, sem falhar uma nota sequer e, em cada uma delas, tem o condão de nos arrepiar ainda mais que na anterior.

Não creio que seja o melhor musical de La Féria, porque já assisti a produções suas realmente memoráveis, como "My Fair Lady" ou "Música no Coração" ou até mesmo "Amália", mas ainda assim é um espectáculo fascinante que vos aconselho vivamente.

Como disse no final, "é impossível sair daqui sem um brilhozinho nos olhos". 

Mesmo sem apoios do estado, a nossa cultura não há-de morrer. E esta é só mais uma prova do talento que espera em Portugal por consagração e pelo carinho incondicional dos portugueses. 

Como eu gostaria de ver uma rua apinhada de teatros, com portas abertas de par em par e filas a perder de vista nas bilheteiras. 

Um dia, talvez. 




BM

domingo, 25 de novembro de 2012

EXTINÇÃO DE FREGUESIAS - NÃO!

Transcrevo na íntegra esta informação à população da Junta de Freguesia de Caneças:


REFORMA ADMINISTRATIVA DO TERRITÓRIO

EXTINÇÃO DE FREGUESIAS – NÃO!

 
Com a publicação da Lei 22/12, de 30 de Maio, o Governo PSD/CDS criou uma Unidade Técnica, com o propósito de elaborar uma proposta de fusão, extinção ou agregação de freguesias a apresentar à Assembleia da República, com um novo quadro administrativo para o País.
 
Esta Unidade Técnica apresentou recentemente na AR uma proposta que prevê reduzir 1166 freguesias em todo o País, propondo para o concelho de Odivelas, apenas quatro.
 
Nesta proposta de Reforma Administrativa, estão envolvidas seis das sete freguesias do concelho, apenas uma se mantém a de Odivelas.
 
Propõem que passem a designar-se por União das Freguesias da Pontinha e Famões; União das Freguesias da Póvoa de Santo
Adrião e Olival Basto; União das Freguesias de Ramada e Caneças.
 
Esta agregação em nada favorece as populações, antes lhes retira eficácia e proximidade, reduz-lhes capacidade de intervenção, desde logo, reduzindo o pessoal e as verbas orçamentais.
 
Afastam os eleitos dos eleitores e assim dificultam a sua capacidade de intervir para resolver os problemas de proximidade às populações.
 
Será bem diferente gerir um território com cerca de 15000 habitantes, quando comparado com uma proposta para mais de 35000 habitantes, com as naturais consequências e previsíveis dificuldades.
 
Nada está decidido, mas a teimosia do Governo, que propôs alterar esta situação a régua e esquadro, sem sair do gabinete e estudar as diferentes realidades, em defesa da história, cultura e tradições locais, leva¬-nos a alertar a população para o pior cenário. 
 
O Governo e o seu Ministro Relvas são responsáveis por esta grosseira situação que está a ser imposta ao Povo e ao País, com graves consequências, neste momento de crise e de grandes dificuldades financeiras.
 
Conhecida a proposta de extinção de freguesias, onde estamos incluídos, não parámos de fazer chegar a nossa opinião às instâncias do poder central, em defesa da nossa freguesia e do Poder Local Democrático, enquanto conquista do povo e do 25 de Abril.
 
Uma proposta com estes contornos, a ser aprovada, viria trazer graves prejuízos para toda a nossa população, pelo que apelamos para que todos se ergam em defesa do nosso património, da nossa cultura e da história que nos foi legada pelos nossos antepassados.
 
Não há crise que justifique uma tão brutal decisão que ofende a nossa democracia e os direitos democráticos do nosso povo.
 
Não é com medidas destas que se resolvem os graves problemas financeiros que o País atravessa, os quais não são da responsabilidade das populações, mas sim, dos que nos governam ou nos têm governado.
 
Esta é uma luta de todos nós, que deverá fazer intervir as populações, contra esta farsa que em nada serve os interesses do Povo Português.
 
A nossa Freguesia não calará a sua revolta contra esta medida, em nome de um qualquer compromisso com a “Troika” que mais não é do que uma medida que visa destruir o Poder Local Democrático.
 
Aguardamos a realização de uma Assembleia Municipal para discutir e debater esta situação no concelho de Odivelas, propondo que esta Lei seja revogada antes que venha a ser imposta contra a vontade popular, aumentando mais conflitualidade no seio do Povo Português.
 
- A LUTA CONTRA ESTES OBJECTIVOS DO GOVERNO, TEM DE CONTINUAR!
 
- LUTAREMOS CONTRA A EXTINÇÃO DAS FREGUESIAS!
 
- NÃO ACEITAREMOS QUE LIQUIDEM A NOSSA FREGUESIA.

 
Caneças,
 23 de Novembro de 2012

sábado, 24 de novembro de 2012

Estudantes na rua contra o orçamento de estado

Estou orgulhoso!



 Não se deixem calar!
 Força.

 BM

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

HEAR ME NOW

Há poucas coisas que fazem o obsessivo-compulsivo que há em mim tomar conta...

Esta é uma delas.

A música que já adorava, de Steed Lord, foi mixada por Dri, Lind & Lukka Mix e... coreografada pela fantástica... Sonya Tayeh.

A mistura é bombástica.

E se mais não bastasse é interpretada por dois jovens que fazem o que querem dos seus corpos. É maravilhoso ver este domínio, esta força, esta flexibilidade. O poder da juventude no seu expoente máximo.

Pá... chega de bla bla bla... e deliciem-se...


Abraço

BM

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Força Ralph!!!!!



Uma visita rápida para vos recomendar a mais recente animação de Rich Moore. 
Sim, esse mesmo. O tipo dos Simpsons. 

Não preciso de alongar-me muito, uma vez que a fita é verdadeiramente fantástica. 

O filme leva-nos uns quantos anos atrás quando quase nos descabelávamos para termos consolas e game-boys com jogos mais tétricos que o próprio tetris e que fazia as nossas delícias, em cada pixel e em cada glitch

A história é sobre algo que, quase de certeza, nunca ninguém tinha sequer pensado: os sentimentos das personagens dos jogos de vídeo e a sua "vida" após o fecho dos salões de jogos. Ainda estou para saber onde ficava a estação onde se encontravam as personagens dos jogos das consolas que tínhamos em casa... ou esses eram párias? Uhm, talvez. 

Os maus que se cansam de ser maus, ou os maus que o aceitam e se reúnem uma vez por semana para expiarem as suas angústias, os ainda mais maus que se apoderam dos jogos dos outros, e os que só querem fazer os miúdos felizes. 

No meio de tanta patetice, lá nos vamos recordando da nossa infância e percebendo algumas dicas e conselhos para a vida. Têm piada, esta gente que manda mensagens mascaradas de filmes "inocentes". A coisa pode é tornar-se um bocado perigosa. Pelo sim, pelo não... acompanhem sempre as vossas crianças na visualização deste tipo de coisa. Epá, que desculpa maravilhosa que eu aqui arranjei para todos podermos ver bonecos à vontade. 

:)

Ab
BM



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

É muito triste não aprender com a História

... e com o "não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti!":



Há dias que tenho vergonha de pertencer a esta espécie.

E toda a gente continua a assistir e a assobiar para o lado.

BM

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Eles têm de morrer todos, não é??? É que são terroristas... uhhhhhhhhh

.... com pedras e paus.



Avizinha-se mais uma chacina, enquanto o mundo, lá atrás, olha impávido e sereno. 

Realmente este mundo é uma estrumeira. 

Um dia, quando o povo acordar, tremam os senhores que nos oprimem e silenciam. Vai demorar, mas as pessoas hão-de acordar desta letargia delirante.

Eu grito, hoje pela Palestina e pelo direito à vida, à soberania e à paz, como o fiz ontem por Portugal e pelo direito ao trabalho, à dignidade e melhores condições de vida para nós e para os nossos filhos. 

E como eu, muitas vozes teimam em não calar-se. Junta-te a nós, antes que sufoques em lágrimas quando vires a tua vida desaparecer. 

Este é o momento. 

BM

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dia Mundial da Diabetes

Hoje comemora-se o dia da luta contra a Diabetes.

Deixo-vos um pequeno vídeo interessante sobre a patologia, porque estar informado faz toda a diferença:


E lembrem-se: é na prevenção que está o segredo! ;)

Ab
BM

sábado, 10 de novembro de 2012

Para reflectir

De facto, quem pensa que as coisas não estão relacionadas, que a política e as eleições são coisas completamente diferentes da vida real... então olhem bem à vossa volta e vejam que TUDO na nossa vida é política.

Convém é saber escolher o lado certo.

Deixo-vos para reflectirem:



E para quem está já a pensar em desferir comentários de ódio: não, não acho que o Obama seja o maior. Prometeu coisas que não cumpriu, umas por ignorância, outras por falta de coragem e outras por opção apenas. Mas, na conjuntura actual, seria desastroso se Romney tivesse ganho.

Este é o resultado da bipolarização da política que, nos EUA é gritante, mas que também assistimos em Portugal, entre PS e PSD. É as pessoas acharem que têm de escolher entre o menos mau. 

Podem haver pessoas BOAS e SÉRIAS à frente dos nossos destinos, sabem? 

Pensem bem nisso quando tiverem de voltar a fazer uma cruzinha.

cumps
BM

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

DIA D

Apesar de não ter nada que ver com o conteúdo, hoje foi um dia por demais importante na minha vida, e quando acordei só me conseguia lembrar desta música:


Agora, que já passou o stress e que tudo correu bem... sabe bem ouvir tudo e relaxar.

Enjoy.


"Hoje acordei a queimar por dentro
Com uma vontade de me querer expressar
A mão no bolso um lume acesso
Com uma mensagem dura para entregar
Refrão:
Tu não és ninguém
Melhor que ninguém
Ouve escuta bem
O que te vai acontecer
Hoje é o dia d
O dia em que arrombei
A alma de quem
De quem não sabe o que é viver
Hoje acordei a queimar por dentro
Com uma vontade de me querer expressar
Não é o mundo que dita a setença
Uma só voz pode marcar a diferença
Refrão x2
Dia d arrombei a alma de quem não quer viver
Hoje acordei a queimar por dentro
Com uma vontade de me querer expressar
A mão no bolso um lume acesso
Com uma mensagem dura para entregar
Refrão x2"
BM



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vai para a Troika que te pariu!


É bom ver uma associação que ajudei a criar (fui o presidente da assembleia constituinte, vejam lá que pinta) bem activa na luta pela nossa dignidade.

Subscrevi a carta e agradeço a estes jovens que não se calam e não se deixam ficar escanchados no sofá  a delirar com patetices na TV.

Força!

BM

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Clube Ferroviário de Lisboa: o prazer dos terraços de Lisboa continua

fonte

Tal como tinha dito antes, fiquei de despedir-me de Milão com um Campari na mão. E o que é prometido é devido. Aqui estou eu no terraço APEROL, em plena praça do Duomo. E, não sei porquê, lembrei-me que ainda não escrevi isto:

Depois de vos falar das Portas do Sol, e do Bairro Alto Hotel, era minha intenção recomendar-vos este que, apesar de muito diferente em termos de conceito, iguala o primeiro quando se fala da beleza de vista que oferece. 

O ambiente, normalmente alternativo e juvenil, apela à descontracção e à diversão genuínas, sem pruridos e manias. 

A decoração é minimalista e ninguém parece incomodar-se com os estofos rotos dos bancos de combóio onde nos podemos sentar no terraço. 

É o sítio indicado para levar um grupo de amigos que querem beber um copo, pôr a conversa em dia e fazer isto tudo com os olhos cheios das luzes da nossa linda Lisboa. 

Nunca me canso de recomendar coisas boas. 

Fica a sugestão para quando voltar o tempo quentinho.

Ab

BM

domingo, 4 de novembro de 2012

1Q84 vol.3 - A apoteose da loucura de Murakami


Pensava que não poderia ter acertado mais quando decidi adjectivar esta obra de Murakami com "loucura". Chegado agora o fim da trama... tenho completa certeza!

Apesar deste último volume não ser tão fascinante como os outros dois (já volto a este assunto) era, naturalmente, imprescindível lê-lo até ao fim. 

Há partes do livro em que Murakami parece ter sido picado pelo mesmo mosquito que picou Eça de Queirós (todos recordamos as 17 páginas de descrição do Ramalhete, certo?) e perde-se em pormenores que só atrasam o tão desejado desfecho. Ou se calhar nem é isso. Talvez o problema seja estarmos tantas páginas à espera que Tengo e Aomame se re-encontrem, que ficamos um tudo nada ansiosos. Deve ser isso. 
Que se lixem os detalhes do prédio onde vive Tengo ou as fobias de infância de Ushikawa; aliás, para quê tanto tempo perdido com este senhor? Devo dizer que passar a haver capítulos dedicados a esta personagem, não me deixou muito satisfeito. Raios, mais um a empatar. 

Mas ninguém pode conter a conspiração do Universo, nem mesmo o povo pequeno. 

Tengo e Aomame voltam a reunir-se!!

É só isto que vos conto. Não revelarei mais nada, só digo que o final me deixou completamente desconsertado. Não estava nada à espera de um desfecho daqueles. Acho que fiquei uns bons cinco minutos de boca aberta a olhar para o ponto final final, sem querer acreditar. 

Mas uma coisa vos digo, tive de esperar vários dias para conseguir esta pequena nota sem chamar milhares de impropérios ao Murakami. E é por isso que sei o quanto ele é, afinal, um escritor de mão cheia. 

Ah, só para dizer: à chegada a Milão também eu me deparei com o Tigre da ESSO a oferecer-me o perfil esquerdo. Pode ser que encontre o Tengo e a Aomame hoje junto ao Duomo, quando lá for despedir-me a apreciar um último Camapari. 

Bar "Living", Milão
30/10/12

BM

sábado, 3 de novembro de 2012

E melhor do que uma inauguração numa semana...

é ter DUAS inaugurações.

Fica mais um convite, desta feita para um novo conceito, dedicado a monumentos e lugares, a que chamei, num momento de loucura, "Anatomia do lugar 1-0-1":


Será no Bar Adufe, na maravilhosa Alfama, pelas 21h30.

Espero ver-vos por lá!

Um grande abraço.

BM

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Exposição de Fotografia - Lisboa

Gostaria de vos convidar para a inauguração da minha próxima exposição de fotografia, desta vez na Rua Defensores de Chaves, em Lisboa, mais propriamente no Clube do Pessoal da EDP


Dia 5 de Novembro, pelas 18h. 

Como podem ver no cartaz, estará patente até dia 30 de Novembro, com um conjunto de fotografias bem recente. 

Até lá.

BM