quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2010 National Geographic Photography

No final do ano as pessoas têm tendência para duas coisas, inevitavelmente:

1º: Passar em revista o ano que está prestes a acabar e analisar os seus pontos altos e baixos. As suas vitórias, as suas derrotas. As suas alegrias e até mesmo as suas tristezas e, no pior dos casos, as suas desilusões. Afinal, é disto tudo que se faz a vida.

2º: Adoptar um conjunto de pomposas "resoluções" para o ano que está já à esquina, à espreita.

Mesmo aquelas que não têm blogues, facebook ou outras ferramentas sociais... no recato dos seus lares e com a almofada como confidente.

Eu prefiro terminar o ano com imagens. Não minhas desta vez (quem me dera ter, um dia, talento e ousadia para participar numa coisa destas), mas de pessoas, fotógrafos, amadores, profissionais, amantes de fotografia, que colocaram os seus trabalhos a votação na prestigiada revista National Geographic:

Viewers' Choice Places Winner

Photo and caption by Natalia Luzuriaga

 

Grand Prize Winner and Nature Winner

Photo and caption by Lim Boon Teck , Aaron


Caramba, estou de queixo caído. :)

Mais fotos aqui.

Em 2011 espero poder partilhar convosco muitas fotos... digitais e analógicas (agora que tenho uma Lomo!!!! Uma linda Diana F+...).

Até para o ano.

BM

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

José e Pilar


José e Pilar Trailer Oficial Portugal from JumpCut on Vimeo.

Ontem foi dia de cinema. Um dia como não tínhamos há algum tempo e que apreciei bastante.

O motivo era forte e a curiosidade também. Fomos todos, os quatro, à procura de um pedaço da história da vida de um homem que tanto admiramos. Que aprendemos a ler, mesmo com as suas difíceis pontuações. Sim, podem ser difíceis, estranhas até, mas existem. Só quem não tem profundidade literária suficiente poderá sequer pensar que Saramago não sabe pontuar. Quem me dera a mim saber como ele sabia. Escrever como ele escrevia. Ter ideias como ele tinha. Ser o génio que ele continua a ser.

O filme... mais inesperado não pudera ser. Ver José e Pilar eles próprios, não actores por eles, a viverem as suas vidas, pode até parecer banal. Mas engana-se quem pensa que duas pessoas como eles podem algum dia ter sido algo sequer semelhante a banal. "Juntou-se a fome com a vontade comer", dizia a minha mãe no fim da fita.

Realizada por Miguel Gonçalves Mendes, para quem envio gratas felicitações, esta película vai para sempre ficar como a homenagem que Portugal nunca conseguiu fazer ao seu maior ícone literário da actualidade. Ver o constante corropio que a sua vida se tornou, sendo agraciado e convidado para certames nos quatro cantos do mundo, e depois ver o despesismo com que era tratado no seu próprio país... é um bocadinho revoltante.

O filme traz-nos o génio despido da sua caneta e das suas lombadas. O homem por detrás do computador. E deixa ver como amava Pilar, o seu pilar, como amava a vida, como desprezava deus e como acreditava que um mundo diferente e uma vida melhor são possíveis.

Pergunta a páginas tantas um jornalista: "Pilar, sabe que é polémica em Portugal?" A senhora fica um bocado desconsertada e pergunta "Eu, porquê?" e responde ele "Porque foi a responsável pela fuga de Saramago de Portugal para Espanha!". Pilar empertigou-se e respondeu decidida "Engana-se... isso foi o governo de Cavaco Silva!".

Acho que podia ficar o resto do dia a escrever sobre o filme e sobre Saramago, mas há que produzir que o país está em crise e eu que não acredito nada nessa tanga (o dinheiro desapareceu?!? ou será que está escondido nos bolsos de alguns?!), que acho mera especulação de mercado... vou apenas fazer o melhor que sei e faço.

O Saramago não queria leitores acomodados. Obrigado por me desassossegares!

Abraço,
BM

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

São os votos deste vosso amigo!

BM

Dropbox

Uma pequena sugestão para a quadra natalícia... Eu já aderi! eheh




Dá mesmo um jeitaço!

Abraço,
BM

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Noite de Solstício



Começa hoje o Inverno e, com ele, uma nova vida trazida pelas águas das chuvas.

Feliz Solstício para todos.

Já era tempo de renascermos.

BM

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

300 mil jovens portugueses...

... não trabalham, nem estudam.

Ouvi esta lamentável notícia hoje de manhã na rádio e não pude deixar de pensar que, pelo menos, estes jovens têm tempo para fazerem o que querem, o que gostam e ainda assim de passar tempo com as suas famílias.

Talvez assim se poupassem alguns problemas.

Cada vez mais me parece que este país e este povo não estão preparados para vencedores.
Quem pensa diferente acaba sempre por se sentir sozinho nesse caminho.

Emigrar é cada vez mais a opção que se afigura mais lógica.
Mas se não formos à luta... ninguém o fará por nós.

Resta-nos a nossa Ciência. Aquela que nunca nos desilude.

Sou mesmo um jovem atípico... desculpem lá o desabafo.

Abraço,
BM

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Pra nos lembrar que o amor é uma doença, Quando nele julgamos ver a nossa cura!"


Ornatos Violeta - Ouvi Dizer
Enviado por radioxfm. - Clipes, entrevista dos artistas, shows e muito mais.

O Amor não deve ser a cura para nada... deve ser antes o alimento das nossas almas.

BM

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fundação Champallimaud - Centre for the Unknown


A revolução científica está aí.
Cientistas e clínicos... de mãos dadas.

Simplesmente espectacular.

BM

domingo, 12 de dezembro de 2010

Relógios ou coisas sem qualquer interesse

Já repararam que os anúncios de relógios respeitam religiosamente as 22h10?

Sejam eles de senhora, de homem, de 100 ou 100 mil euros... os ponteiros apontam sempre naquelas direcções mágicas. Dizem por aí que é para não taparem a marca, para não taparem os pequenos mostradores embutidos no grande, etc etc... cá para mim é uma mensagem subliminar. Algo naquela configuração atrai-nos. Só isso se explica que não consiga passar por uma montra de relojoaria sem lamentar o facto de não ser bilionário.

22h10... 22h10...

.
.
.
22h10

Abraço,
BM

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Desejo

No turbilhão da Aurora
O corpo desperta
Já vão sendo horas
A vida por ele aperta

Apanhado na multidão
Que se acotovela no Metro
O corpo dormente
Segue em pé e vai de retro

Trabalha todo o dia
Amarga, cai-lhe cabelo
Mas sorri também, enquanto conversa
E, no fim do dia,
Quando regressa
Encontra o seu elo

Estremece, perde a noção
Brilham-lhe os olhos
Pequenas gotas saem-lhe tímidas
Aquece e arrefece sem parar
Tremem-lhe as mãos...
Apenas por a poder cheirar.


Bruno  Martins
2010

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Feliz Natal da nossa Rádio Comercial



Ela:
"Já viste o vídeo de Natal da Comercial?"

ELe:
"Ainda não"

ELa:
"Oh, é tão fofinho!"

Um dia se todas as nossas mulheres nos deixarem, não será pelo George Clooney, mas sim pelo Palmeirim. Esse pequenote é que a sabe toda.

BM

domingo, 5 de dezembro de 2010

O Infante... Fernando Pessoa na voz dos estudantes!



Hoje estou nostálgico. E o que vocês têm a ver com isso? Nada, eu sei.
Mas apetece-me partilhar com o mundo este poema de Pessoa.
"Infante" na música da nossa Tuna Estudantina de Lisboa. Bom trabalho rapazes. O meu CD está um bocadinho riscado já...

Que saudades do mundo académico... dos tempos em que vestia capa e batina. Vê-los trajados nas minhas aulas reconforta-me mais do que possam pensar. Olho para vocês e vejo-me a mim... como era livre, feliz, completo. Como me sentia o dono do mundo com aquela capa pelos ombros. Como me achava um D. Juan, quando as raparigas no metro olhavam para mim...

Depois crescemos e o mundo assoberba-nos. É a diferença entre as "crianças" e os adultos. Os adultos perdem a capacidade de se surpreender todos os dias.

BM

Sugestão de Natal e devaneios literários

A grande saga que nos deixou colados ao ecrã na nossa infância chega-nos agora em BD numa edição portuguesa. Até agora, nada de novo. Já existiam outras. A piada desta, porém, é que respeita a versão original e o livro lê-se ao contrário do que estamos habituados: de trás para a frente e da direita para a esquerda.

O meu sangue Árabe já me levava a fazer isto muitas vezes, mas com livros era um bocadinho chato... saber que o Zé António morre com uma faca espetada no escalpe, sem saber quem é o senhor, fazia-me sentir um tanto ou quanto desconfortável, pelo que optei fazer isso apenas com revistas... daquelas em que só lêem as gordas e as caixas, porque o que interessa mesmo são as fotos das miúdas giras.

Foi o que aconteceu ontem, quando desfolhava uma revista, da qual já não me recordo o nome (catano, pá), mas que me prendeu a atenção por ter um texto erótico cujo título dizia assim: "O Arquitecto do Amor". Lá está, li as gordas e as caixas e... o fim. Que contava: "(...) Era incansável aquele seu pilar de betão, que jorrava uma inspiração quente dentro de mim."
Achei tão erudito e tão apropriado para estar na mesa de um café, onde qualquer criança que esteja a metade da primeira classe já consiga decifrar, que não resisti a transcrever estas sábias palavras de Carolina Mello.

E eis porque sugiro Dragon Ball apenas para adultos. Não sei que raio se passou na cabeça de Akira Toriyama quando escreveu estas tiras. Devia estar no cio. Criou a Bulma, uma taradona sexual, o Son Goku, um puto que nada sabe e pensa que a Bulma, coitadinha, perdeu as "suas Bolinhas" e vai lá mexer para se certificar, um Oolang que troca favores para ver as cuecas da Bulma e até o Tartaruga Genial que alicia Bulma (raios partam a chavala que é uma porcalhona) a despir-se para seu deleite gráfico a preto e branco.

Este número 1 da saga do pequeno rapaz macaco arrancou-me sonoras gargalhadas. Quem quiser ofercer-me as restantes, por favor, esteja à vontade.

Insisto: altamente recomendável para uma económica e hilariante prenda de Natal, ao contrário dos brejeiros textos dessa tal senhora Carolina.

BM

sábado, 4 de dezembro de 2010

WikiLeaks.ch... The return of the Leaks!!


Para quem não sabe (ou não quer saber...) a WikiLeaks é uma organização na área da Comunicação Social, SEM fins lucrativos.
É evidente que aceitam donativos para fazer face a despesas, mas o seu principal objectivo é, como eles dizem, "keep governments open"... e a partir de hoje estão de volta, em domínio Suíço - .ch.
Será porque acreditam que a Suíça vai manter a irritante posição de nunca tomar posição acerca do que quer que seja?

A sua actividade iniciou em 2007 e é suportada por milhares de voluntários do mundo inteiro que, com o seu trabalho, suportam a iniciativa de tornar públicos importante notícias e documentos de todo o mundo.
 
In fact, qualquer um de nós que se veja na posse (vá-se lá saber como...) de material classified pode utilizar a ferramenta "drop box" no site da Wikileaks e deixar lá o conteúdo com garantia de o fazer em total anonimato. Mas se esperam que os senhores não façam o trabalho de casa e publiquem toda e qualquer verborreia que para lá mandem... desenganem-se. Muitos jornalistas e investigadores estão no terreno e só depois de cruzarem as informações e terem a certeza da sua legitimidade é que a publicam.

Isto é uma coisa mesmo em grande. Bem pensada.

A organização tem sido distinguida pelo seu trabalho por diversas vezes, como se pode ver no seu site:
  • the 2008 Economist Index on Censorship Freedom of Expression award
  • the 2009 Amnesty International human rights reporting award (New Media)
...mas, actualmente, atravessa uma fase difícil da sua existência ao ver um dos maiores gigantes do mundo a tentar calá-la. Os Estados Unidos da América ficaram um bocadinho ofendidinhos com os últimos "leaks"... ...e quem se pica... bom, adiante.

Talvez um pequeno vídeo seja mais fácil para partilhar a ideia:
 


Tiro o meu chapéu ao seu fundador, Julian Assange, (que foi comparado a Bin Laden por Sarah Palin) pela sua coragem e preserverança. Só espero que o Ricardo Araújo Pereira não tenha razão quando diz "só tenho uma coisa a dizer... este senhor vai falecer".
Acho que isso acabará por não acontecer... bom, pelo menos não por isto; eventualmente terá de acontecer, mas deverá ser de cancro, ou de uma doença cardio-vascular qualquer como a maioria dos Americanos. O tipo foi esperto e enviou vários documentos-chave encriptados a milhares de pessoas e... se algo lhe acontecer, alguém despoleta o algoritmo que descodifica, reúne e difunde esse material corrosivo. Mesmo que isso seja meramente especulativo... acho que os senhores do poder não vão querer correr esse risco.

Deixo-vos com uma frase dos próprios:

"(...) The great American president Thomas Jefferson once observed that the price of freedom is eternal vigilance. We believe the journalistic media plays a key role in this vigilance."

BM



quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial da SIDA

No mesmo dia em que se comemora a revolta de 1 de Dezembro de 1640 (contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal levada a cabo pela Dinastia Filipina de nuestros hermanos, que acabaria por culminar na instauração da Casa de Bragança e na restauração da independência de Portugal), luta-se, também, contra dois dos maiores flagelos da Humanidade: o VIH e a Sida.

Em www.sida.pt, a Coordenação Nacional para a infecção VIH/SIDA oferece um portal ímpar para o esclarecimento de dúvidas, dando linhas de orientação a quem se preocupa com esta matéria.


Confesso que este assunto me preocupa bastante. Preocupa-me porque parece existir algum desconhecimento acerca de alguns factos importantes sobre este vírus. Preocupa-me a estigmatização. Preocupa-me a ostracização. Mas preocupa-me também que muitos portugueses continuem a ter comportamentos de risco ou porque não sabem que o são, ou porque pensam que só acontece ao vizinho do lado.

Não querendo dar lições de moral a ninguém, nem uma consulta de DST's, permitam-me divagar sobre algumas ideias que acho que nem sempre estão bem claras entre todos nós:

- VIH e SIDA são a mesma coisa?
Não! Muitos dos infectados com VIH podem nunca desenvolver SIDA. O VIH é, como o nome indica, o Vírus da Imunodeficiência Humana. Uma vez infectado com o vírus, actualmente, não há possibilidade de o purgar do organismo. MAS, com a medicação correcta, que é gratuita no sistema nacional de saúde, o vírus pode nunca dar origem à SIDA, que é o Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que debilita o sistema imunitário dos hospedeiros, tornando-os susceptíveis a infecções parasitas, que o podem levar à morte. Mesmo as pessoas que desenvolvem SIDA têm acesso a medicação que não só melhora a sua qualidade de vida, como também atrasa a progressão da doença!

- Como Posso Contagiar-me?
. Partilha de Seringas;
. Transmissão vertical: de mãe para filho. Nota: nem todos os filhos de mães sero-positivas, terão de o ser. A nossa medicina evolui bastante. Com a medicação correcta e com todos os cuidados, agora o filho de uma mãe sero-positiva, pode nascer saudável!
. Sexo desprotegido: de QUALQUER TIPO QUE ENVOLVA TROCA DE FLUIDOS! Sim, caros amigos, Sexo Oral incluído. Poder-me-ão dizer: "sim, mas o sexo oral tem uma probabilidade muita baixa... era preciso ter uma ferida a sangrar na boca..."... pois, de facto, é reduzida, é. Mas não é zero. Para quem se infecta é de quanto?!? 100%, certo? Pois, já li estudos em que uma parte significativa das pessoas infectadas afirmam que "só poderá ter sido por sexo oral"! E agora?
Mais... e outros tipos de DST's? Papiloma, já ouviram falar? Passa de mucosa a mucosa... basta tocar quando a infecção está activa, para ocorrer transmissão... e Hepatite? Pois, essa também.
Amigos, se não conhecem e confiam no vosso parceiro ou se têm mais do que um parceiro... o melhor é sempre usar preservativo.
Especial cuidado com o sexo anal, pois o ânus não é lubrificado, o que potencia pequenos traumatismos que podem sangrar e assim ocorrer transmissão. Neste caso, o uso de lubrificantes é indispensável. Convém ser à base de água para não interagir, destruindo, o preservativo.
Muito cuidado se o preservativo romper. O VIH, presente no sémen e fluido pré-seminal, nos fluidos vaginais e no sangue (nas lágrimas, suor, fezes e urina não. Na saliva há quem diga que é residual e há quem diga que a constituição da saliva é até um agente protector contra o vírus!) pode passar do homem para a mulher, tal como o inverso, claro está. Assim, no caso do preservativo romper, o melhor é parar e substitui-lo! Sem desculpas! Não vão esperar até o "ai ai, que é agora e tiro fora", porque a glande do pénis é permeável ao vírus e com a fricção do acto sexual, poderão ficar contaminados (homens) e como o fluido pré-seminal também contém vírus, podem ocorrer pequenas libertações sem que nenhum dos dois dê conta e assim contaminar-se a mulher...

- Como saber se estou contaminado?
O melhor a fazer é testar! Em Portugal existem os CAD's - Centros de Aconselhamento e detecção Precoce do VIH/SIDA - que, de uma forma anónima e gratuita e apenas com uma picadinha no dedo, em meia hora conseguem dar um resultado muito fiável, apenas 3 meses após o comportamento de risco.
Nota: não esperem por sintomas. Há pessoas que nunca os desenvolvem. Outras têm sintomas semelhantes a uma constipação...


NÃO TE DEIXES INFECTAR PELA DÚVIDA! FAZ O TESTE!!!

Sempre que tiveres dúvidas, não hesites em ligar para a Linha SIDA pelo 800 266 666!

Como diria alguém meu conhecido... "isto do sexo... eu faço, você faz, toda a gente faz!"... SIM, mas que se faça sem colocar em risco a nossa existência, sonhos e felicidade. :)

BM