quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Despedida de 2009 - Que venha 2010
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Avatar - The Movie
Official Avatar Movie
Infelizmente não tenho muito tempo para escrever esta pequena crítica cinematográfica, porque daqui a umas horas acaba o ano e é desagradável (adoro esta palavra) passar a passagem de ano, perdoem-me lá a redundância, como passo todo o ano: em frente a um computador.
Cá vai disto:
"Avatar" é um dos poucos filmes que conseguiu manter-me calado durante a sua projecção. Não porque não houvesse muita coisa para dizer sobre ele, mas sim porque existem tantos pormenores para captar, tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo que, ou se está concentrado, ou metade do que o James Cameron nos tem para oferecer, perde-se na solidão da tela branca.
Começo, então, por dizer que gostei muito deste filme.
A qualidade dos efeitos especiais é impressionante, claro está. Cores, movimentos, sincronizações perfeitas. Nem parece que é feito por computador. Uma fluidez impecável. De tal maneira que, a certo ponto, começamos a acreditar que aquilo existe mesmo. Ou talvez não, mas vocês percebem onde quero chegar.
A banda sonora também ajuda à criação daquele ambiente de fantasia natural, repleto de criaturas selvagens, tribos, animais exóticos e os nossos heróis humanóides Na´vi. Não há bom filme que resista, se não for ajudado por uma boa composição sonora. Em "Avatar" não há dúvida que essa etapa foi superada.
É óbvio que, no meio de todo este êxtase visual, existe uma mensagem. Faz-nos pensar na nossa prepotência, enquanto espécie. Da nossa mania de querer subjugar. E das lições que vamos levando dos mais fracos e da própria natureza. Há-de chegar o dia em que o Homem perceba que não é dono da Terra. Ela foi-lhe emprestada, como a tantos outros seres. Por isso, há que aprender a partilhar e a não vilipendiar o que não é nosso!
Os actores não estão mal. Mas, infeliz ou felizmente, não são eles que brilham. No meio daquela orgia de efeitos, a interpretação perde-se um bocadinho.
Parece-me que este filme vai ser bastante premiado em categorias técnicas, como efeitos especiais, fotografia, montagem, efeitos sonoros, guião e até mesmo melhor filme, mas as interpretações vão ficar de fora dos prémios. O filme é muito maior que os actores.
Só tenho pena de duas coisas. Duas máculas para manchar esta (mais uma) monumental obra prima do realizador de "Terminator":
1 - O nome do habitat - Porquê Pandora?!? Era para ser uma alusão à caixa de Pandora? Onde reside todo o bem e todo o mal? Oh James, que cliché.
2 - O facto dos Na´vi e alguns animais (espécies de cavalos e de dragões, por exemplo) se escolherem mutuamente, como de coisa mística se tratasse, e aquela história de se tornarem um só, não é original. Faz lembrar a história de Eragon. Assim que vi Neytiri a ligar-se ao seu Ikran e a explicar este processo ao James Sully, lembrei-me logo do Eragon e da Saphira. É caso para dizer, "acho que já visto em algum lado, Na´vi??" :)
Ainda assim, com estas duas pequenas coisas que eu retiraria desta película, estou em crer que temos aqui sério candidato ao Óscar de melhor filme. E com isto, digo tudo.
Et voilá.
BM
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
domingo, 27 de dezembro de 2009
Limpar Odivelas
No âmbito do projecto Limpar Portugal, foi estabelecido um grupo de trabalho para o Concelho de Odivelas que já reuniu duas vezes.
Nessas reuniões foi constituída a Coordenação Concelhia de Odivelas, da qual faço parte na área dos contactos.
E é por isso que, nestes últimos dias do ano, venho apelar-vos para que se juntem a nós nesta tarefa que terá de ser de todos, uma vez que os nossos governantes não fazem o que é necessário.
Vai ser preciso sinalizar lixeiras, divulgar o projecto, reunir voluntários... e já só faltam 3 meses!
Vamos pôr mãos à obra e mostrar-lhes como é que se faz!
Se quiserem inscrever-se podem passar pela rede social do projecto ou enviar-nos um mail para contactos.limparodivelas@gmail.com, que nós ajudamos no que for necessário.
"Let´s do it!"
BM
sábado, 26 de dezembro de 2009
Há coisas que não se percebem...
Lista para o Solstício de Inverno ´09
- Uma casa. Pode ser T2
- iPhone
- iMac --> adquirido em 1/12/09...
- Canivete Suiço
- Livro "Física em Medicina Nuclear" de J. J. Pedroso de Lima
- "Fúria Divina" de José Rodrigues dos Santos
- "Lost Symbol" de Dan Brown (de preferência em Inglês)
- Livros de... qualquer Nobel (do Saramago e do Gabo não, está bem? já tenho muitos...lol)
- CD "Rua da Saudade" - A Homenagem ao Ary
- Agenda Telefónica... Moleskine, claro
- Ténis para desporto
- Arquivador de Cartões de Visita
- Estojo para colecção de Moedas
Isto foi em Portugal?!?
Sim senhor... mais um motivo para os turistas regressarem ao seu país e falarem do nosso. Muito engraçado!
BM
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Boas Festas dos "Cá da Terra"
BM, A e Marco.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Este Blogue é Gourmet!
Simples, mas real, o selo será assim:
1 - O criador do selo distinguirá 8 belos blogues, pela sua qualidade intelectual;
2 - O distinguido poderá colocar o selo no seu estaminé, e distinguir, por sua vez, mais 8 blogues;
3 - O distinguido deverá colocar um link no selo para o blogue do amigo que o distinguiu.
4 - O distinguido deverá deixar um comentário nos blogues que quer, por sua vez, distinguir.
(após esta primeira leva, o ponto 1 deixará de fazer sentido, pelo que vos peço que alterem a numeração, eliminando esse ponto).
Sendo assim, eu vou distinguir:
http://adoptaumamigo.blogspot.com/
http://azimute44.blogspot.com/
http://maosolidaria.blogspot.com/
http://projectotavolaredonda.blogspot.com/
http://smilegraffitiartist.blogspot.com/
http://kameroikos.blogspot.com/
http://muitascoisasdecarol.blogspot.com/
http://carla-carpediem.blogspot.com/
E é isto.
Aproveito para vos aconselhar a leitura destes blogues. Muito bons, mesmo.
BM
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Solstício de Inverno
Começa hoje uma nova era.
Feliz Solstício para todos.
Já era tempo de renascermos.
BM
Caneças Solidária ´09
Resultaram em mais de 5 toneladas de alimentos, 700 kg de roupa e 680 brinquedos!
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Coisas de bloggers: gajas nuas, Cristiano Ronaldo e Sócrates
Pausa. Café.
Tempo para escrever sobre uma bela conversa de dois bloggers que se juntaram à volta dos seus blogues. Eu, o bolhas do costume e o colega novo, caloiro portanto, a dissertar sobre maneiras interessantes de aumentar as visitas aos nossos blogues.
Começou pelo inocente... 'ah, também tens um blogue, Bruno?", "Pois, parece que sim", "e também estás no site meter?", "também".
Clique após clique, verificámos que o meu blogue está em banho maria, não ata nem desata (é assim que vocês me tratam)... o que nos levou a divagar sobre boas alternativas para revitalizar a dinâmica aqui do burgo.
Diz ele: "epá, para aumentares as entradas no teu blogue, arranja maneira de escrever num post qualquer coisa que vá dar a GAJAS BOAS, ou a CRISTIANO RONALDO NU, ou um qualquer escândalo com José SÓCRATES".
Bom, como eu não estou a ver como fazer isso num post normal, cá estou eu a partilhar convosco que neste Natal, e no novo ano que aí vem, espero que o nosso Primeiro Ministro José SÓCRATES não se envolva em metade dos escândalos em que andou embrulhado neste último mandato. Pode ser que, se eu pedir muito ao Pai Natal, isto seja possível.
Que história bem parva. Mas ele também não disse que tinha de falar deles todos no mesmo post, pois não?
Mas como eu escrevo aqui porque gosto e porque me faz bem, estou-me um bocadinho a c@€ar se toda a web não vem para aqui à procura de intrigas e do diz que disse. Se os meus amigos cá passarem já fico feliz e se os visitantes fortuitos que cá vêm dar gostarem de ler aquilo que GOSTO de publicar, então fico ainda mais feliz.
Mas não me parece que volte a falar do Cristiano Ronaldo tão cedo, é já para avisar.
O homem é uma musa de criatividade para quem escreve. Textos humoristicos, principalmente.
(Obrigado caloiro... na verdade, sempre ansiei escrever sobre GAJAS BOAS sem parecer um Neandertal com o cio)
Beijos e abraços do Gordo!
Post Scriptum: para que conste, aquando da publicação deste post tinha 9,766 visitantes. Vamos ver se o caloiro tem razão. Se não tiver, a praxe será pensada com requintes de malvadez... aceitam-se ideias.
BM
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Afinal, o Natal até nem é só para gastarmos dinheiro...
Epá, só tenho a agradecer a esta equipa fantástica pelas manhãs bem passadas no meu pópó a caminho do trabalho.
Já passei muitas vezes por maluqinho, a rir às gargalhadas sozinho dentro do carro e, quando reparo, está um autocarro inteiro a olhar para mim com ar de "ai, coitadinho, é do stress. Tão jovem e já assim." É o que dá ouvir a caderneta de cromos. Tornamo-nos, rapidamente, num.
Esta música está mesmo bem esgalhada...
Ah e tal, "quem não ouve a Comercial, não tem presentes do Ribeiro", então e quem ouve?? vai receber presentes do lampião? Estou à espera, Ribeiro!
Ao Markl já ninguém pede presentes. Desde que se dedicou a cantar e a dançar em público, já nos brinda com os melhores presentes que alguma vez poderiamos ter.
Markl a Ídolo de Portugal!
(e Ribeiro a Pai Natal, pois claro... não chega meter-se a jeito!)
E é isto.
BM
Um exemplo a seguir...
Existem diferenças culturais avassaladoras entre os povos. Conseguem imaginar as claques do Sporting e do Benfica a degladiarem-se desta maneira?
Responde ali o xou Zé, da tasca 'enfrasca-te aqui´: eu quero é que esses "cabr#$s e pan%l&ir@s da m3r%a do B3n$ica se vão..." ... Vocês sabem o quê.
É este o país que temos.
Enquanto tivermos a bola para discutir à hora de almoço, não falamos de coisas realmente importantes, como o nosso futuro, o emprego ou a economia do país. E que jeitaço que isso dá aos palermas do governo.
BM
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
O Natal dos pequeninos
Porque razão um presente interessa assim tanto?
Destesto ser derrotista, mas tenho de concordar com o BOSS AC, quando diz que "parece que é desculpa para um ano de costas voltadas, e o que interessa é se as prendas estão compradas!".
E depois, no meio desta azáfama desenfreada, vamos tendo contacto com outras histórias, duras, sem jingles de Natal, reais.
Este fim de semana, por exemplo, conhecemos algumas.
Na Feira de Natal do Távola Redonda, um jovem de 16 anos, perante a mãe, que estava presente e que ele chamou ao palco, cantou este poema, escrito pela mão dele:
Saltaram lágrimas um pouco por toda a sala... porque era inevitável. Aquilo estava a acontecer mesmo à nossa frente. Não pudemos desviar o olhar. Não pudemos fazer de conta que estas pessoas e estas histórias não existem. Tivemos de ver. Ouvir e sentir.
Se eu já sentia e via o Natal de maneira diferente, agora... ainda é pior.
"uns deitam comida fora... outros não a têm à mesa". É isso mesmo, AC.
Para vocês, Dark Christmas, uma melodia que deve tocar nos corações de quem não tem uma mesa farta na ceia, de quem não tem mãe para lhe dar carinho de presente, de quem sabe que vai perder a luta contra uma doença, de quem é vítima de ódio pela diferença, de quem não vive a vidinha simples e despreocupada das pessoas "normais":
Absolutamente brilhante, esta peça.
BM
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Berlusconi analisa Património Italiano demasiado de perto!
Repugna-me qualquer tipo de violência, mas o senhor tem-se metido a jeito...
Depois das centenas de manifestações pelo mundo inteiro a exigir a sua demissão, acontece este episódio deprimente. Acham que vale a pena estas touradas?
Eu já me tinha demitido. Porque tenho vergonha na cara. Como ele não tem vergonha, tem sangue. É triste. Cada vez mais me aflige viver neste mundo de selvajaria.
BM
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Os Saloios de Caneças... em força em 2010!
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Maria José Nogueira Pinto chama "Palhaço" (!) a deputado do PS
Ora o governo sofre derrota atrás de derrota, ora deputados protagonizam cenas como esta:
Isto é conversa de pessoas civilizadas? São estas as pessoas que nos representam?
Que medo.
É nestas alturas que me sinto orgulhoso de não ter votado nem num, nem noutro!
Ufa!
BM
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
"Hugo Martins, o super-vereador de Odivelas"
... Foi assim que tomei conhecimento desta história. Com este título e com alguma estupefacção... O melhor mesmo é transcrever parte da notícia:
"Tomou posse há um mês mas já deu nas vistas. Despistou-se com o carro da Câmara às 5h30 da manhã. Alcoolizado
(...)
Um mês e uma semana depois de ter tomado posse como vereador da Câmara de Odivelas, eleito pelo PS, Hugo Martins já deu nas vistas. Apesar de ser uma figura desconhecida e de cumprir o primeiro mandato na vereação da autarquia, depressa saltou para as páginas dos principais jornais portugueses.
O titular dos pelouros do Desporto, Obras Municipais, Transportes e Oficinas despistou-se na madrugada de anteontem na A9/CREL, ao quilómetro 22,8, em Bucelas, Loures, com o carro da Câmara, um Audi A4. O acidente aconteceu às 5h30 da manhã, quando Hugo Martins regressava a casa, junto ao mercado da Póvoa de Santo Adrião, vindo, segundo um amigo, "de uma discoteca em Torres Vedras".
Quando a Brigada de Trânsito do Carregado chegou ao local, o vereador foi obrigado a soprar no balão e acusou uma taxa de álcool de 1,67 gramas por litro de sangue, o que constitui crime (o limite permitido por lei situa-se nas 0,50 gramas). A patrulha policial foi recebida, segundo o comando-geral da GNR, "de forma agressiva". De tal forma que os dois militares presentes tiveram de pedir reforços. Quando uma segunda patrulha chegou ao local do acidente, um dos agentes, que entretanto terá metido baixa, partiu um dedo durante os desacatos, segundo informações avançadas pelo "Correio da Manhã" mas não confirmadas pelo comando-geral da GNR. Apesar do despiste não ter sido grave e Hugo Martins não ter sofrido quaisquer ferimentos, o carro da autarquia ficou danificado e foi levado para as oficinas da Câmara. Os militares receberam tratamentos no Hospital de Vila Franca de Xira. (...)"
Fonte: i, disponível on line
Vamos ver como esta história evolui...
BM
Coisas que um gajo tem de ouvir
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Avante! na Bolívia
BM
sábado, 5 de dezembro de 2009
Schmap Amsterdam Ninth Edition: Photo Inclusion
: Schmap Amsterdam Ninth Edition: Photo Inclusion
Hi Bruno,
I am delighted to let you know that your submitted photo
has been selected for inclusion in the newly released ninth
edition of our Schmap Amsterdam Guide:
Central Station
http://www.schmap.com/amsterdam/sights_tourism/p=32621/i=32621_67.jpg
If you use an iPhone or iPod touch, then this same link
will take you directly to your photo in the iPhone version
of our guide. On a desktop computer, you can still see
exactly how your photo is displayed and credited in the
iPhone version of our guide at:
Central Station
http://www.schmap.com/?m=iphone#uid=amsterdam&sid=sights_tourism&p=32621&i=32621_67
Thanks so much for letting us include your photo - please
enjoy the guide!
Best regards,
Emma Williams,Managing Editor, Schmap Guides
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Antes da dívida eles têm direitos!
Cada vez se acentuam mais as injustiças para os colegas que estão, à margem da lei, a recibos verdes.
Por isso eu fui até www.antesdadividatemosdireitos.org e assinei uma petição que a plataforma irá entregar à Assembleia da República.
Tira um bocadinho e lê. Se concordares com o texto, assina.
Solidariedade entre os trabalhadores é necessário e saudável.
Es estou/sou "Orgulhoso de estar no proletariado!"
BM
Twilight - New Moon
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Viagens pelo Mundo Fora!
Kit do Viajante
2. Notebook e Caneta;
3. Medicamentos (nem sempre é fácil encontrar uma farmácia e nem sempre o "farmacêutico" percebe inglês e podem acabar, como eu, a explicar uma diarreia por gestos e sons. Não é bonito). Aconselho Immodium, um anti-gripal e pastilhas para a garganta;
4. Venda para Olhos (aproveitar as noites para fazer viagens de combóio, barco, ou até avião é bastante inteligente... mas não dormir por causa da luz, nem por isso!)
5. Almofada Insuflável (para não acordarem dessas viagens nocturnas com a sensação que deslocaram qualquer coisa);
6. Porta Passaporte (tenho sempre algum pânico de perder o passaporte... é que já perdi telemóveis, cartões de crédito... mas o passaporte NUNCA!)
7. Canivete Suiço (ou não fosse uma das melhores invenções do Homem. Com um destes, qualquer um de nós pode ser o MacGyver);
8. Lanterna para cabeça (especialmente se vão escalar, ou para o deserto. É óptimo para não serem atropelados por camelos. Com a vantagem de terem as mãos livres para o que der e vier);
9. Chapéu de Chuva ou Impermeável (eu prefiro o impermeável, mas gostos não se discutem... passear ensopado é que é chato)
10. Chapéu (ou lenço para a cabeça);
11. Mochila 2 em 1 (para quem gosta de fotografar, aconselho a compra de uma mochila que acomode perfeitamente a sua máquina, mas que tenha espaço para a garrafa de água, um livro, o guia e pequenos objectos, por exemplo, o canivete suiço);
12. Protector Solar;
13. Óculos de Sol (sempre!!!)
14. Carregador do telemóvel (já ninguém sobrevive sem telemóvel, pois não);
15. Casaco Quente (mesmo que o destino seja o deseto... à noite faz frio que dói!);
16. Boa Música (para os momentos de relax e para as deslocações);
17. Bom livro (para evitar as secas das esperas: espera pelo avião, espera para vagarem o quarto...)
18. Ear Plugs, ou em português, tampões. Para dormir bem nas viagens;
19. Cadeado para as malas... não vá um tratante querer vasculhar os nossos pertences;
20. Pacote de Lenços. Parece-me óbvia a panóplia de utilidades deste item.
Agora sim, os destinos!
Eis onde vos posso ajudar (basta clicar) (em construção):
América
- México
- Cuba
- Brasil
Europa
-- Portugal
- Monsanto
- Espanha
- França
- Bélgica
- Luxemburgo
- Holanda
- Itália
- Milão
- Lituânia
- Letónia
- Estónia
- Finlândia
-- Reino Unido
- Inglaterra
- Escócia
- Irlanda
África
- Egipto
- Marrocos
- Angola
- Dubai
BM
iMac chega a Caneças
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Távola Redonda Continua!
Não tenho muito tempo para escrever, mas isto tinha mesmo de ser partilhado.
Tal como prometi, assim que soubesse o resultado da candidatura do nosso projecto Távola Redonda, à 4ª geração do Programa Escolhas, viria aqui partilhá-lo convosco.
E assim, resumidamente, resta-me dizer que o excelente trabalho efectuado pelos técnicos do projecto permitiu que a nossa candidatura fosse, uma vez mais, APROVADA!
Serão mais três anos a trabalhar com e para a Juventude!!!
:)
Já agora, se quiserem saber mais sobre o projecto, podem sempre consultar o seu Blogue ou a sua página na rede.
Aproveito também para vos convidar para a Feira de Natal que o projecto está a preparar:
Se não sabes o que hás-de oferecer no Natal, eles ajudam-te.
Passa pela Casa da Cultura nos dias 11, 12 e 13 e poderás não só fazer as últimas compras de Natal, como também ouvir poesia e música, que estão reservadas paras as noite de 11 e 12.
(agora tenho de me despachar... almoço de família...)
Hasta,
BM
domingo, 29 de novembro de 2009
Finalmente... Caim
sábado, 28 de novembro de 2009
Freddie... 18 anos depois
Infelizmente, a corrente incessante da vida é tal, que nos esquecemos, por vezes, daqueles que mais nos querem, que mais nos estão próximos e daqueles, como Freddie, que nos inspiram.
Foi uma grande perda, esta que sofremos com a morte dele em 1991. Ainda estamos à espera de uma voz potente o suficiente para preencher a enorme lacuna que ele deixou no rock mundial.
O corpo morreu, mas não a obra, não a arte, não a voz.
Naqueles dias em que tudo parece correr mal, que a inevitabilidade vai engolir-me num breu de sofrimento, lá aparece, primeiro tímida, depois ganhando volume, a voz do Freddie a cantarolar "The Show must go on"
Mas também há dias em que apetece gritar ao mundo, sem pruridos, aquilo que me vem à real gana. Viver sem limites, boémio.
E lá aparece Bohemian Rhapsody... a suavidade que se tranforma em luxúria, em loucura personificada, no ritmo acelerado do apogeu do orgasmo da vida.
Ah, e por falar nisso, quem é que decidiu homenagear o Freddie e os Queen? Quem foi?
Os nossos queridos Muppets:
It´s just... fucking delicious! Isn´t it?
Hasta siempre, Freddie!
BM
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
"A Vida num Sopro"
terça-feira, 24 de novembro de 2009
domingo, 22 de novembro de 2009
sábado, 21 de novembro de 2009
A Maior Flôr do Mundo
Numa altura em que toda a gente anda um bocado histérica por causa do novo e polémico Caim, que vi taduzido para Espanhol e Catalão, eu tenho andado perdido por outras leituras, outros autores. Não que não goste de Saramago, muito pelo contrário.
Mas o falatório é tanto que prefiro deixar assentar a poeira e lê-lo com calma. A verdade é que ele já anda cá por casa, pois o senhor meu Pai decidiu dedicar-se a ele aos serões. Tendo por perto a tentação, qualquer dia o cântaro que tanto vai à fonte, acaba mesmo por partir.
O livro foi colocado, deliberadamente na minha secretária, debaixo do meu nariz. Mas ao invés de abri-lo e ler pelo menos o primeiro capítulo, como costumo fazer, olhar aquele livro do Saramago fez-me lembrar de outros que li dele.
Nunca esquecerei "A Maior Flôr do Mundo", que li de enfiada durante... uma reunião. O que é que se discutiu na reunião? Não faço a mais pequena ideia. Mas sei todos os pormenores desta maravilhosa história.
Isto tudo, às 3:14 da manhã, fez-me lembrar que um destes dias conheci esta pequena maravilha:
Obrigado e boa noite.
BM
Surrealismo on line
É que sou mesmo fã. Como meio mundo sabe disso (porque eu faço questão de falar com elevada dose de exagero, provocando ataques de tédio em qualquer homo sapiens), volta e meia uma alminha caridosa lá envia uns links deliciosos, como este:
Cliquem na imagem e percam uns minutinhos. É, ou não, um espectáculo?
BM
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Fumo Branco... Junta de Freguesia de Caneças já tem novo executivo!
domingo, 15 de novembro de 2009
sábado, 14 de novembro de 2009
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
O que tem a Marcha do Algoritmo em comum com Thriller?
Esta dança procura explicar pequenas coisas às crianças, sobretudo organização, disciplina e auto-controlo.
Os comediantes que, normalmente, interpretam esta marcha, fazem-no como bombeiros, jogadores de futebol... o que lhes vier à real gana...
A universalidade desta marcha é tal, que conceituados grupos, como o Blue Man Group, já a interpretaram nos seus espectáculos.
Há milhões de versões desta dança: desenhos animados, robots, crianças, pais... é simplesmente efectuada um pouco por todo o mundo. Mas disso já eu sabia. O que eu não sabia é que, nas prisões das Filipinas... também!
Ao que parece, o método de "disciplinar" os reclusos e de promover a sua melhor integração na sociedade é... dançar. Simplesmente dançar.
Cerca de 1000 reclusos dançaram esta marcha. 1000! Imaginem o que é coordenar toda aquela gente. E mais... fazer com que eles cooperem e que o façam bem.
Bom, já se sabia que dançar é terapêutico, mas isto superou tudo o que pensava saber sobre terapias alternativas.
Pois, e o que esta marcha tem em comum com a música do Mickael, é que ambas já foram interpretadas naquele pátio do estabelecimento prisional.
Para conferir:
Parece-me melhor do que bastonadas, gangs e violência. De parte a parte.
Breve nota: lembram-se que o arquipélago das Filipinas foi descoberto pelo português Fernão de Magalhães a serviço do Rei... Espanhol??
BM
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Távola Redonda - Testemunhos
Pela inclusão social, pela promoção de hábitos de vida saudáveis e pela prevenção de comportamentos de risco.
Foram mais de duas centenas e meia de jovens e outras tantas famílias que nos passaram pelas mãos. Muitos deles voltaram a estudar; outros encontraram trabalho... outros ainda sairam das ruas, por onde vagueavam, e descobriram que... saibam escrever poesia! Isso mesmo, poesia.
Aqui ficam alguns testemunhos:
Resta-me agradecer à equipa técnica deste inovador projecto que já submeteu nova candidatura ao programa Escolhas, cujos resultados serão divulgados no final deste mês. Marcamos encontro aqui neste cantinho digital para vos dar conta do seu futuro, que, estou certo, será de continuidade!
São estas coisas que me fazem querer continuar a intervir social e politicamente.
Há coisas que fazem mesmo sentido.
BM
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Finalmente (oficialmente) Pós-Graduado
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Cérebro
Depois de ter lido "No teu Deserto" de Miguel Sousa Tavares e ter ficado verdadeiramente desapontado, seguiu-se "Cérebro", na versão portuguesa, de Robin Cook.
Mais um livro deste autor que, passados cerca de 20 anos após a primeira edição, continua a ser aliciante e estranhamente actual.
Apesar da versão portuguesa ser francamente má, em termos de correcção de português e adequação de termos, a história e a fluidez conceptual conseguem superar alguns momentos de profunda irritação por ler erros de gramática, semântica e de todo um prontuário de língua portuguesa.
A história é de um médico com uma carreira promissora, um génio da Medicina, que se apaixona por uma interna e que se vê envolvido numa estranha investigação com métodos altamente questionáveis, cuja integridade ética foi a última das preocupações.
Revoltado com as coisas que começa a descobrir, torna-se demasiado perigoso. Tentam abatê-lo. Silenciá-lo. Por trás, a orquestrar toda esta campanha de teoria da conspiração está, quem mais poderia ser, o governo Americano e a sua obsessão pela segurança nacional.
Um médico que só queria salvar vidas. Contribuir para a evolução da ciência. E se isso significasse um Nobel, pois que remédio.
Pelo meio de cérebros desaparecidos, radiografias a mortos, jovens saudáveis com sintomas manipulados, clínicas de ginecologia e radiação, a trama desenvolve-se de maneira a que se torna quase impossível largar o livro de leitura compulsiva.
Por falar em compulsividade, há uma frase interessante neste livro que teimo em partilhar com todos: "Fez uma lista, tal como é habitual nas personalidades compulsivas!", isto a propósito do médico que teima em catalogar e organizar tudo ao ínfimo pormenor.
Não sei se costumam fazer listas... de compras, de tarefas (as famosas "To do list"), de sonhos, de metas, etc, etc. Mas eu costumo e fiquei a pensar... Serei eu compulsivo? Obsessivo?
Ou apenas um jovem com demasiados projectos?
E depressa percebi que esta vontade de fazer coisas, de apresentar trabalhos, de marcar a diferença, de abalar consciências com palavras, com arte e com música, de cunhar o mundo... não é uma obsessão. É apenas uma inquietação de quem quer todas as coisas, de quem não quer morrer quando morrer o seu corpo, por oposição a uma vida simples e despreocupada.
Que maneira melhor de elogiar um livro, que dizendo que ele nos deixou a pensar?!?
BM
domingo, 8 de novembro de 2009
Muros, palavras, canções e amigos
Mais engraçado ainda é que recordámos "Trovas Urbanas", um grupo musical que emergiu do Grupo de Jovens e de quem sou fã assumido.
E como eles dizem,
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Junta de Freguesia de Caneças sem executivo!
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Senhora do Mar
Juntar o estilo académico à carga emocional desta composição musical foi, a meu ver, uma excelente ideia. E não devemos esquecer que esta versão é ao vivo.
Parabéns anTUNIA.
O engraçao é que parece que já me tinha esquecido desta música... e agora volta e meia lá estou eu também a inventar novos versos para esta Senhora do Mar.
Há dias assim, em que músicas destas fazem-nos simplesmente acreditar.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Congresso Nacional da ATARP
Com muito gosto lá irei para Beja para participar com este pequeno contributo para a consolidação das ciências e tecnologias da saúde no nosso País.
Mais informações sobre o congresso aqui.
PS.: quando preparo apresentações gosto de reler pensadores e perceber o que fez deles génios da nossa ciência, cultura e humanidade, numa tentativa, talvez vã, de descobrir o segredo das coisas e torná-las tão simples que sejam óbvias de explicar a qualquer pessoa.
E foi assim que voltei a Freud, que diz: A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar.
Nem eu próprio saberia descrever melhor o meu sentimento e a minha vida melhor que isto.
BM
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Verdades e Mentiras da Radiologia
Como poderão ver, eu serei um dos prelectores, ficando a meu cargo a Introdução à Produção de Radiação X e suas aplicações médicas.
Fotos de Férias
Estou de regresso à "vida real", mas não posso deixar de partilhar convosco alguns momentos da minha mais recente viagem.
Marrocos
Holanda
Podem ver mais fotos na Minha Galeria de fotos.
Até Sempre,
BM